Como disse em outro tópico conheci o Ubuntu pelo Orkut.
Meu 1º contato c/ o mundo o Linux foi c/ o Kurumim, ainda na versão 2, por indicação de um amigo que me apresentou ao Linux através da distro Conectiva, mas me indicou o Kurumin, p/ começar.
De lá p/ cá, baixei muitas versões do Kurumin, umas instalei outras não porque meu antigo pc não era apropriado. Mas recentemente, pude trocar o pc e botei uma configuração bem poderosa. E c/ o pensamento de ter uma partição p/ o Linux. Então resolvi também baixar o Ubuntu 6.06.
Uma coisa engraçada acontece comigo, todas as vezes que tive o 1º contato c/ softwares livres não gostei. StarOffice na época em que era livre, Linux Kurumin e agora o Ubuntu. Mas depois de uma 2ª olhada sempre mudei de opinião.
Migração p/ mim não dá porque também trabalho c/ desktop publishing, e apesar de gostar das ferramentas open-source, elas ainda precisam melhorar em uns pontos, afim de poderem competir no mundo comercial. Então sempre tenho a curiosidade de ver como está a evolução desses tipos de softwares no mundo livre - Gimp, Inkscape e Scribus, e sempre fico feliz c/ a suas evoluções.
Sobre o Ubuntu, me chamou a atenção o tratamento mais profissional em relação ao excelente Kurumin, além também de o fórum daqui estar mais aberto aos iniciantes e menos experientes no Linux.
Não conheço outras distros além da Kurumin e Ubuntu, mas hj escolho a Ubuntu, p/ instalar no meu pc.