Autor Tópico: [Resolvido] - MP4/AAC no Ubuntu Edgy  (Lida 2460 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
[Resolvido] - MP4/AAC no Ubuntu Edgy
« Online: 08 de Dezembro de 2006, 10:24 »
Pessoal, sempre tive essa barreira e nunca consegui resolver... Como faço pra codificar meus CDs em AAC (m4a) no Ubuntu? Sempre que coloco o que acho na net pra codificar no Soundjuicer, codifica, mas nunca reproduz o áudio. Fala que não tem plugin. Agora se pego um AAC que foi feito pelo iTunes, reproduz numa boa...
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2006, 01:43 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: MP4/AAC no Ubuntu Edgy
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2006, 22:27 »
Bom, tenta com outro programa então.

Eu usei o Grip. Só instalar ele pelo Synaptic. Daí tenha aqueles pacotes todos instalados do meu tópico sobre multimídia. O que interessa mesmo é o faac e o faad. Além das bibliotecas para rodar esses pacotes.


Voltando ao Grip, depois de abrí-lo vá até a aba Configurações. Dentro dela você verá várias outras opções. Você poderá escolher o Decodificador ( o que Ripa o arquivo do CD para o HD) e o codificador (transforma o arquivo .wav no que você quiser). Está como Extrair  e Encode respectivamente.  No extrair eu não mudo nada, uso o Cdparanoia mesmo. 


Pois bem, na aba Encode, escolha Other (aí você coloca o encoder que você deseja, no caso o para AAC).

Vai ficar assim:

encoder executable: /usr/bin/faac
encoder command line: -w -q 125 --writer %a --artist %A --album %d --title %n --track %t --year %y --genre %G %w
encode file extension: m4a
encode file format: ~/mp3/%A/%d/%t - %n.%x


O -q seguido do número é a taxa de bitrate. E o mp3 é o nome da pasta onde ele vai deixar o arquivo após codificá-lo. Isso é na sua pasta Home.
Tá ligado? :) 

Não sei se vai tocar no seu iPod. Mas no Ubuntu toca sim.

Então atenção, primeiro ele Ripa, depois ele codifica. Espera ele acabar a codificação para ouvir o arquivo. Você vai ver uns números diminuindo na barra de codificação.

Agora eu gostaria de saber como é que se faz isso no soundjuicer.


Há sim, quer saber de onde veio isso? Tá aqui: http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=81375&highlight=encode+m4a
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2006, 22:29 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: MP4/AAC no Ubuntu Edgy
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2006, 07:29 »
Aí Galactus!! Deu certo meu fii!! Valeu de mais!! Tem um ano que tento fazer isso e não consigo hehe
Ah! E só mais uma pergunta pra saber se  é isso mesmo. Condificando ele com o bitrate em 128, uma música de 5:28 min com 6MB é normal? Eu vi que com OGG em 160 o bitrate ficou com o mesmo tamanho. Só pra efeito de comparação mesmo porque já tô feliz de mais conseguindo codificar em AAC hehehe
Inté
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: MP4/AAC no Ubuntu Edgy
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2006, 18:28 »
Que bom deu certo, mas cadê a explicação do SoudJuicer?

Há, coloca aí que resolveu o problema.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: MP4/AAC no Ubuntu Edgy
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2006, 01:43 »
Ah! O Sounjuicer continuou lenhado hehe Só o GRIP mesmo que rolou certo.

E Galactus, me fala aí como que tá o tamanho dos arquivos AAC criados aí? É o mesmo tamanho que MP3? Menores ou maiores?
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2006, 10:12 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] - MP4/AAC no Ubuntu Edgy
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2006, 17:50 »
Uma música de 16 minutos está com 26,5MB com m4a. Com ogg está em 51,7MB!   Com taxa de bitrate de 320.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2006, 17:54 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] - MP4/AAC no Ubuntu Edgy
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2006, 18:54 »
Então tá a mesma coisa que aqui.
16 minutos? Acho que você também curte Dream Theater hehehe tenho uma de 25 minutos hahaha Octavarium hehe
Agora a qualidade do AAC em 128k é bem maior que o OGG em 128K né? hehe Já tô vendo eu ripando meus CDs denovo hehe Mais de 30 CDs sendo ripados hehehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com