Autor Tópico: Wine e sudo  (Lida 2351 vezes)

Offline Khaoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Wine e sudo
« Online: 06 de Dezembro de 2006, 09:16 »
Instalei uma máquina com ubuntu aqui no escritório onde trabalho, e agora estou configurando o wine para rodar alguns aplicativos (sefip, conectividade social entre outros). Até agora esta tudo ok, o único problema é que eu não quero liberar o sudo para esse usuário. Então tentei configurar ele para executar apenas alguns comandos, o problema é que dessa forma o sudo se comporta de forma diferente em relação a configuração original. Quando eu rodo sudo wine Sefip.exe colocando o usuário no grupo admin, que da liberdade de uso do sudo, tudo ocorre perfeitamente bem. Porém quando eu tiro ele do admin e configuro o sudo ele tenta criar uma pasta .wine no home do root. Além de dar uma porrada de erros (certamente pq não tenho os aplicativos instalados no diretório .wine do root). De que forma que poderia configurar o sudo para que ele rodasse da mesma forma que roda como quando o usuário esta no grupo admin, mas somente para alguns comandos ?
Minha configuração atual é a seguinte:

Cmnd_Alias WINE = /usr/bin/wine, /usr/bin/winecfg, /usr/bin/winedbg
%users ALL=NOPASSWD: WINE

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Wine e sudo
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2006, 11:14 »
Mas, por que você precisa rodar o WINE com permissões de administrador?  ???

Aqui eu rodo ele apenas com permissões de usuário, e funciona tudo normalmente, embora eu nunca tenha testado com a sefip, acredito que ela também funcione sem maiores problemas.

Sempre que você executar o WINE com um usuário diferente, ele irá criar uma nova pasta .wine com uma cópia de um windows fake, que independentemente de permissão de root, ele instalará os aplicativos normalmente.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Khaoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Wine e sudo
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2006, 15:53 »
Realmente eu não entedi porque o sefip só funciona com o sudo, mas infelizmente é o caso. :(
Sempre que eu rodo sem o sudo eu recebo um aviso dizendo que eu terei problemas usando o protocolo ICMP (ping) sem ser como root, da um erro e não roda o sefip.
Se eu dou sudo wine Sefip.exe tudo vai tranquilamente.
O interessante é que se o usuário esta no grupo admin, ao rodar o sudo nenhuma diretório .wine é criado no home do root, porém se eu tirar os usuário do grupo admin habilitar as configurações que passei no primeiro post, é criado um diretório .wine no home do root e não funciona a sefip.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Wine e sudo
« Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2006, 17:04 »
Que encrenca, esses programas da Caixa já são um pé-no-saco rodando nativamente, emulados então...  ::)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740