Autor Tópico: Com ADSL ruim Windows é bem melhor que Ubuntu  (Lida 18470 vezes)

Offline evertonline

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Com ADSL ruim Windows é bem melhor que Ubuntu
« Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2006, 21:20 »
Tá ficando interessante o fórum, com bastante dicas para conexão ADSL BRIDGE.

Bom, com relação ao tempo de espera para se reconectar eu fiz o seguinte do Xubuntu:

Abri o arquivo dsl-provider:

gedit /etc/ppp/peers/dsl-provider

neste arquivo tem as seguintes linhas:


Código: [Selecionar]
lcp-echo-interval 30
lcp-echo-failure 4

eu modifiquei para:

Código: [Selecionar]
lcp-echo-interval 05
lcp-echo-failure 0

Assim ele verifica de 5 em 5 segundos se a linha está ok e em lcp-echo-failure  não sei ao certo mas acho que é o número de tentativas de reconexão. Eu coloquei 0 e parece que está infinito.

Offline rapha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Com ADSL ruim Windows é bem melhor que Ubuntu
« Resposta #16 Online: 13 de Dezembro de 2006, 02:29 »
rapaz, configura teu modem pra conectar direto.. dependendo do modem da trabalhinho, mais vale a pena nao precisar conectar no pc

isso pra modem adls

diz ai qual teu modem que a gente ajuda a configurar se precisar

galera, apenas para clarear meu post inicial, me referi a uma situação
de conexão ruim em que sua  adsl tem falhas de 15 em 15 minutos como era meu caso.

Sim, o pppoe reconecta sozinho, mas com os parametros padrão isso leva algum tempo.
Comparei com o windows pois lá parece que os intervalos de tentativa de reconexão são bem menores.

Agora, quanto a conexão no boot, isso o Ubuntu já faz sozinho.

Os comandos que se usa são os seguintes:

Conectar manualmente:  pon dsl-provider
Desconectar manualmente: poff
Verificar status: plog

hmm eu também acho q não fui claro, mas oque eu quis dizer foi conectar direto do modem, nao na inicialização do sistema, e sim o aparelho, a caixinha que pisca e que a gente encaixa os cabos coloridos.
o meu conecta e manda pra rede toda, ou as vezes direto pra mim.



Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Re: Com ADSL ruim Windows é bem melhor que Ubuntu
« Resposta #17 Online: 14 de Dezembro de 2006, 18:19 »
rapha, o que vc está dizendo é pra rotear a caixinha que pisca (ou modem).

isso é essencial pra quem vai compartilhar a banda larga com vários micros, mas nem tanto pra quem só tem um micro ligado na adsl.

agradecemos sua sugestão mas esse tópico é pra quem quer usar o modem em bridge e o discador pppoe.
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

Offline curycatanduva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Com ADSL ruim Windows é bem melhor que Ubuntu
« Resposta #18 Online: 31 de Dezembro de 2006, 15:11 »
Tá ficando interessante o fórum, com bastante dicas para conexão ADSL BRIDGE.

Bom, com relação ao tempo de espera para se reconectar eu fiz o seguinte do Xubuntu:

Abri o arquivo dsl-provider:

gedit /etc/ppp/peers/dsl-provider

neste arquivo tem as seguintes linhas:


Código: [Selecionar]
lcp-echo-interval 30
lcp-echo-failure 4

eu modifiquei para:

Código: [Selecionar]
lcp-echo-interval 05
lcp-echo-failure 0

Assim ele verifica de 5 em 5 segundos se a linha está ok e em lcp-echo-failure  não sei ao certo mas acho que é o número de tentativas de reconexão. Eu coloquei 0 e parece que está infinito.

Esta dica melhorou muito meu sistema, porém de vez em quando ainda "tropeça", mas é raro.
Os valores que deram os melhores resultados foram esses:
Código: [Selecionar]
lcp-echo-interval 5
lcp-echo-failure 1

Abração

Offline curycatanduva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Com ADSL ruim Windows é bem melhor que Ubuntu
« Resposta #19 Online: 06 de Janeiro de 2007, 01:34 »
Descobri algumas coisas interessantes fuçando no arquivo: /etc/ppp/options

Citar
If this option is given, pppd will send an LCP echo-request frame to the peer every n seconds. Normally the peer should respond to the echo-request  by sending an echo-reply. This option can be used with the
lcp-echo-failure option to detect that the peer is no longer connected.

Aqui o evertonline estava certo, o valor atribuído é a quantidade de segundos que ele envia uma confirmação para saber se a conexão está ativa!

Citar
If this option is given, pppd will presume the peer to be dead if n LCP echo-requests are sent without receiving a valid LCP echo-reply.
If this happens, pppd will terminate the connection. Use of this option requires a non-zero value for the lcp-echo-interval parameter.
 This option can be used to enable pppd to terminate after the physical connection has been broken (e.g., the modem has hung up) in situations where no hardware modem control lines are available.

Vemos que aqui o evertonline equivocou-se, pois como grifado, o valor não pode ser 0 (zero), penso eu que o contrário é valido, um número maior é interessante, pois se não recebe uma confirmação de que a conexão está ativa, ele interrompe o pppd, causando um desagradável efeito, pois você dá o POFF - PON e não são aceitos, pois o pppd foi desabilitado.

Sendo assim, a melhor opção na minha opinião acabou ficando esta, não esquecendo que estamos falando do arquivo: /etc/ppp/peers/dsl-provider

Código: [Selecionar]
* Lembre-se de descomentar as linhas (tirar o "#" da frente), senão alterar os valores não fará efeito!

lcp-echo-interval 5
lcp-echo-failure 10

Há até a possibilidade de deixar a linha "failure" comentada, mas isso pode trazer duas consequências:
1ª - Você nunca terá o pppd desabilitado!
2ª - quando realmente houver um erro ou problema com a conexão você não ficará sabendo!

 ;)

Offline salete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Com ADSL ruim Windows é bem melhor que Ubuntu
« Resposta #20 Online: 22 de Maio de 2007, 20:21 »
Gente, há solução definitiva prá isso?

Meu modem é roteado (conecto usando DHCP), deve ser por isso que não tenho o arquivo /etc/ppp/peers/dsl-provider; portanto, não dá prá usar as dicas mostradas aqui.

Não há nenhum outro jeito de evitar que a conexão fique caindo? E por que ela cai? E por que só no Ubuntu?

Obrigada

ginho

  • Visitante
Re: Com ADSL ruim Windows é bem melhor que Ubuntu
« Resposta #21 Online: 22 de Maio de 2007, 20:30 »
Salete
Não houve confirmação se serviu ou não esta dica, mas de uma olhada aqui
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=19004.msg102682#msg102682
quem sabe serve.