Autor Tópico: Erro ao abrir synaptic/apt-get update/"Adicionar/Remover Programas"[Reslvido]  (Lida 4406 vezes)

Offline Mandrake_Sagara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Olá,   hoje eu fui instalar o automatix, que não deu certo, e  para compeltar ferrou com meu apt-get...

Esta é uma falha muito grave do seu programa de gerenciamento do sistema. Cheque as permissões e corrija o arquivo '/etc/apt/sources.list' e recarregue as informações dos programas: 'sudo apt-get update'.(Ao ir pelo 'Adcionar Remover Programas'

E: Linha malformada 35 no arquivo de fontes /etc/apt/sources.list (distribuição)
E: A lista de fontes não pôde ser lida.
Configure as opções de repositórios para corrigir o problema.(Pelo Synapic)

Linha malformada 35 no arquivo de fontes /etc/apt/sources.list (distribuição)  (pelo terminal)
~~~~~~~~~~~~~~

Outra duvida é a seguinte, estou querendo  iniciar em progrmação, gostaria de saber a  linguagem mais recoemndada para inicantes, de prefrefernica que tenha recurso visual para montar as janelas, tipo o Delphi no Windows... Estou baixando o Lazarus e gosta de saber se ele  é recomendado... (Se essa duvida tiver n ssessão errada por favor, me corrijam,,,)


Para resolver:  abara a source list pelo terminal, altere o erro, no meu caso eu vi em um outro topico uma source list, com repositorios mais faceis de axar codecs, e subsitiui as source... vlw pessoal
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2006, 23:21 por Mandrake_Sagara »

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Erro ao abrir synaptic/apt-get update/"Adicionar/Remover Programas"
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2006, 21:40 »
Qual é a versão do seu Ubuntu? 6.06 (dapper) ou 6.10(edgy)?

Se possível poste o que tem no seu aquivo: "/etc/apt/sources.list"

O automatix cria um "sources.list" de backup, o original, se é que você não tinha adicionado nada antes. Procure por "sources.list.backup" ou alguma coisa do gênero. Depois é só substituir o que está lá pelo backup!

Esqueci de falar, você tem que ter privilégios de super usuário para fazê-lo.
Você pode fazer através do terminal:

Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/apt/sources.list.backup /etc/apt/sources.list
Substitua o "sources.list.backup" pelo nome do arquivo backupeado!

Dê um "apt-get update". Se seu apt voltar a funcionar eu recomendo desinstalar o Automatix e instalar denovo checando certinho o repositório que você adicionou!



« Última modificação: 07 de Dezembro de 2006, 21:56 por inc3rt c0in »

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Erro ao abrir synaptic/apt-get update/"Adicionar/Remover Programas"
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2006, 22:03 »
Vc adicionou algum repositorio?

Tem a informação que a linha 35 ta mal formatada, coloca uma # na frente dela, da um sudo apt-get update e veja se aconteceu algum erro.

;)

t+


Offline Mandrake_Sagara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Erro ao abrir synaptic/apt-get update/"Adicionar/Remover Programas"
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2006, 22:50 »
Eu adicionei universe, mas tava blz o erro soh foi msm, na   hora de instala o automatix, eu coloquei o sustenido na linha 35 mas ele pede super usuario como  inc3rt disse, o engrçaod que emsno eu sendo o uncio usuario que emxe no pc ele pede isso =/

inc3ert c0in,  to  no 6.10, eu  rodei o camndo e nao deu em nada, conitnuam o mesmo erro, e eu substiu  o  sources.list.backup por source.list.save, que eh o backup que o automatix criou o que mais eu posso fazer?


Vlw por tarem me ajudando

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Erro ao abrir synaptic/apt-get update/"Adicionar/Remover Programas"[Reslvi
« Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2006, 09:50 »
perai, vamos com calma.

Vamos deixar o automatix de lado por enquanto e vamos corrigir tua source.list, depois instalamos o automatix.

Vc disse que pegou uma source.list que tinha alguns codecs, mas muito provavelmente o vc nao copiou corretamente ou a versao dessa souce.list é para uma versao do unbuntu e a sua é outra.

Qual a versao o teu ubuntu? Eu uso Dapper Drake, para vc saber qual a tua versão vá em Sistema, Sobre o Ubuntu, logo nas primeiras linhas tá escrito qual a tua versão.

Agora dê uma olhada nos teus repositorios. Cada repositorio so funciona para uma determinada versao, por exemplo, eu uso Dapper Drake e um dos meus repositorios é esse:

deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu dapper universe

Coloquei o dapper em negrito para facilitar a visualização.

Vc criou uma conta para o root ou para o super usuario? Se a resposta for não  (espero que seja não) abra um terminal e digite sudo gedit /etc/apt/sources.list vai abrir o aqr de texto com tua source.list. Observe calmamente cada linha, verifique e todos os repositorios  estao para a versao do teu ubuntu.


Nesse tópico vc encontra uma source.list para Ubuntu 6.10 Edgy Edft http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13424.0

Nesse tópcio vc encotnra uma source.list para Ubuntu 6.06 Dapper Drake
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=7955.0


Depois que vc colocou o repositorios corretos, sugiro que copie a lista do topico que contem a versao do teu ubuntu, salve o arq, feche e digite sudo apt-get update

Se não acontecerem erros, tente instalar m programa simples como o numlocx

sudo apt-get install numlocx

Se instalar corretamente e nao acontecerem mais os avisos que vc falou já consertamos o source.list. O que já é um grande passo ;)

Depois instalamos o automatix.


t+

Offline Mandrake_Sagara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Erro ao abrir synaptic/apt-get update/"Adicionar/Remover Programas"[Reslvi
« Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2006, 18:14 »
Vlw Dudu, apesar do topico ja estar resolvido esse seu post me ensinou coisa que
nao sabia

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Erro ao abrir synaptic/apt-get update/"Adicionar/Remover Programas"[Reslvi
« Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2006, 23:16 »
Que bom que vc cosneguiu resolver teu problema e ainda de quebra aprendeu alguma coisa ;)
E o automatix, já instalou?