Autor Tópico: Ubuntu PPC num PMAC Old World  (Lida 3700 vezes)

machx

  • Visitante
Ubuntu PPC num PMAC Old World
« Online: 03 de Novembro de 2005, 21:55 »
Olá, pessoal!

Estou tentando instalar o hoary headgehog num Pmac 8500. O processo de instalação corre todo certo, mas, na hora da inicialização so sistema, por mais que os parâmetros passados pelo bootx estejam certos, o kernel inicializado não encontra a partição root.
eu recebo uma mensagem -> vfs cannot open root device sdb6, ou algo parecido.
Pela minha experiência com linux em mac old world o kernel de instalação é diferente do kernel de incialização.
No caso do ubuntu, estou usando o mesmo kernel para instalação e inicialização pós instalação.

Alguma dica?

Obrigado!

machx

  • Visitante
Ubuntu PPC num PMAC Old World
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2005, 13:23 »
Solucionado....

a imagem do kernel é incompleta, ao contrário do kernel que vem junto com o yellowdog. Então, não é possível passar apenas os parâmetros de boot.
No final da instalação, quando o instalador informa que não foi possível instalar um gerenciador de boot, alterna-se para o shell (alt-f2) e inicia-se a console. Monta-se a partição onde está rodando o macos e copia-se o /target/boot/vmlinuz para dentro do Linux Kernels no system folder e o initrd.gz para dentro dentro do system folder com o nome de ramdisk.image.gz.
volta-se para o console 1  e termina-se a instalação e reincia-se a máquina
quando o bootx iniciar,  seleciona-se o vmlinuz como kernel e usa-se o ramdisk.image.gz como ramdisk.
caso o sistema não ache o rootfs, passa-se o parâmetro root=/dev/sdXX
depois vem a configuração do X....
ehehehehehe
boa sorte para quem estiver na peleia. eu levei umas 15 horas direto pra fazer esse troço funcionar