Autor Tópico: Guifications  (Lida 5939 vezes)

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Guifications
« Online: 04 de Novembro de 2005, 00:05 »
estava tentando instalar o plug-in do Gaim, e me deparei com erro, aprendi aqueles negócios de compilar, instalar, checkinstall, etc...Mas então me deparei com um erro que não entendi, tentei ler o manual e tbm soh perdi tempo.
É o seguinte, o Gaim está instalado (eu acho que seja) em /usr/lib/gaim : e o erro fala disso:

checking pkg-config is at least version 0.9.0... yes
checking for GAIM... configure: error: Package requirements (gaim) were not met.Consider adjusting the PKG_CONFIG_PATH environment variable if you
installed software in a non-standard prefix.

Alternatively you may set the GAIM_CFLAGS and GAIM_LIBS environment variables
to avoid the need to call pkg-config.  See the pkg-config man page for
more details.


E agora, alguém poderia me dar um help?  :(
Obrigado qualquer ajuda, acho que só tenho que passar esse passo...

(ah, no README cita que o programa instala no diretório padráo, /usr/local/lib/gaim, porém, esse diretório não existe!!!)

Offline vjagoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Guifications
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2005, 02:34 »
Se fizeres um:
$whereis gaim

vais-te aperceber que se encontra em /usr/lib/gaim

Tenta corrigir o path.

Cumprimentos
vjagoncalves

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Guifications
« Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2005, 10:09 »
1 - Instale o pacote gaim-dev ou libgaim-dev "não sei o nome correto", faz uma busca no synaptic.
2 - rode ./configure --prefix=/usr, isto diz para o programa instalar o plugins em /usr/lib/gaim ao invés de /usr/local/lib/gaim.

O diretório padrão para compilação de pacotes extra é /usr/local, mas o diretório padrão dos programas da distro é /usr para que os plugins sejam instalados corretamente passe o --prefix=/usr só utilize o diretório padrão da compilação default caso queira manter 2 versões do programa instalado, é bom somente quando você quer compilar uma versão mais atual do pacote, mantendo a antiga sem alterações ;-)

Referência sobre o uso do pkgconfig e compilação de programas, passei por isto quando migrei do gnome-1.4 para o 2.0 compilando e depois não esqueci mais vale apena dar uma lida:
http://forumgdh.net/viewtopic.php?t=61731&highlight=pkgconfig

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Guifications
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2005, 10:31 »
Ah PS:
no repositório universe do breezy tem o gaim-guifications :-)

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Guifications
« Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2005, 10:47 »
blz, valeu pela dica! :) agora posso ter uma idéia de como instalar certinho, nos lugares onde eu quero os programas, vou tentar esse do respositório, se não der ai, vou tentar de novo pelo "source", ai eu digo se ocorreu tudo certo!! =D

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Guifications
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2005, 11:09 »
ow Xterminator, deu certo lah, instalei pelo apt-get, mas a dica ficou gravada! estranho não ter instalado pelo apt-get, sendo que eu sempre procuro lah, sei lá, tanto faz! valeu
RESOLVIDO

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Guifications
« Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2005, 12:40 »
Se quiser eu tenho um tema aqui que fica igual ao MSN Messenger (traduzido por mim) :D
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Guifications
« Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2005, 15:24 »
aaff, me deixou curioso, quero dar uma olhada nesse tema ai! gaim tah comandando, soh quero ver a versão 2.0. tomare que eles não melem tudo igual o aMSN!    :D , inté!!!

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Guifications
« Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2005, 17:11 »
o gaim eh muito bom, mas tem umas coisinhas q ate hj eu nao entendo pq fizeram desse jeito. talvez eles ajeitem nas proximas versoes.

- quando vc muda de status não ah nenhum icone no tray indicando qual seu status.
- as imagem de exibição na janela de lista de contatos fica do lado direito ! soh fui descobri isso recentemente, pois muitos contatos meus usam nicks muito grandes e nao da pra ve os icones.
- nao sei o motivo de nao mostrar a sua imagem de exibição e a do meu contato ao mesmo tempo. pode parecer besteira, mas eu tenho o custume de mudar bastante a imagem, hehehe, e as vezes eu esqueço qual to usando.
- eh uma novela sempre q quero mudar a imagem de exibição. tenho q dar altos cliques pra xegar lah.
- desbloquear um contato bloqueado bm q poderia ser mais simples...

ah, LassaD, eu quero o tema sim =D
marcusviniciusbp[at]gmail.com

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Guifications
« Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2005, 18:54 »
no gaim da pra vc coloca imagem de exibicao??

achei que so dava pra ver a imagem do contato
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Guifications
« Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2005, 19:01 »
dah sim, lah onde vc configura as contas, não é tão simples como nos outros, mas dá sim! por isso oMarcus VBP, disse que clica aqui, clica ali, poderia ser mais facil mesmo! :P

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Guifications
« Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2005, 19:02 »
Marcus VBP:
- se você mudar sua ausência pelo ícone do tray ele vai mudar de imagem sim, mas é sempre a mesma.
- eu preferi retirar essas imagens de exibição porque elas ocupam muito espaço na lista, eu sou minimalista e gosto que sempre caiba todo mundo na lista sem barra de rolagem. Pra fazer isso, abra as preferências -> lista de amigos -> mostrar ícones de amigos (desmarcar).
- é esse é um problema que eu tinha também, sempre esquecia a imagem que eu tava usando e volta e meia vinha um dizer que minha imagem tava enjoada :mrgreen: pra "corrigir" isso, me auto-adicionei no msn e sempre inicio uma conversa com ele (ou comigo?) e vejo a imagem.
- concordo...
- concordo de novo - é um saco ter que ir até privacidade e catar a pessoa lá.

felipefoz e Marcus VBP, aí vai o tema então:
http://www.spread-it.com/dl.php?id=97843ddeae18a378b1092ef33a1914fde31932ed
Descompacte estes arquivos dentro de uma pasta com o nome MSN (ou outro que você achar melhor) e coloque-a dentro da pasta ~/.gaim/guifications/themes/
Um preview do tema pra vocês:

Importante deixar aqui o link pro tema original:
http://sourceforge.net/tracker/index.php?func=detail&aid=1021055&group_id=92888&atid=676821
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Guifications
« Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2005, 20:31 »
Citar
- se você mudar sua ausência pelo ícone do tray ele vai mudar de imagem sim, mas é sempre a mesma.


eu sei q o estado muda, mas não tem nenhum icone que mostre qual o estado em q vc está no momento, entendeu? :)

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Guifications
« Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2005, 21:53 »
Entendi sim :)
E o tema do guifications que eu postei? Nem falou nada... :P
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Guifications
« Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2005, 23:02 »
ae Lassard, nao consegui configurar o tema para ficar bonitinho dessa forma... pode dar umas dicas?