Autor Tópico: Configurar rede local, compartilhar impressora (Resolvido)  (Lida 16536 vezes)

Offline veap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Configurar rede local, compartilhar impressora (Resolvido)
« Online: 04 de Novembro de 2005, 11:26 »
:shock:  :shock:  :cry:

A mais de 1 mês que eu tento fazer o samba-swat funcionar e não consigo nem a pau. Queria poder enxergar as máquinas windows da minha rede e compartilhar uma impressora instalada numa dessas máquinas mas não tô conseguindo nem a pauuuu fazer o swat funcionar. Ja revirei a internet, os fórums mas simplesmente o swat não funciona.

Alguém ai pode salvar um apaixonado por linux de desistir de usar a melhor distribuição já feita???

Obrigado :wink:
Só por hoje, funciona. :)

wolverine

  • Visitante
Configurar rede local, compartilhar impressora (Resolvido)
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2005, 12:15 »
Tambem nao consegui e ninguemaqui me deu uma resposta clara.

Vi em outro forum que uma outra solução é utilizar o webmin, mas nao tentei ainda.

Um abraço

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Configurar rede local, compartilhar impressora (Resolvido)
« Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2005, 13:55 »
veap,
Deixe eu entender, você quer instalar na tua máquina ubuntu uma impressora que está em um servidor windows ou o contrário.
Quer instalar uma impressora no ubuntu e compartilhar com outra máquina windows?

Aqui eu apenas instalei o samba e quando entro em servidores de rede, vejo todas as máquinas windows. Mas sem instalar o samba eu já tinha instalado impressoras compartilhadas apenas indicando o IP da máquina e conseguia montar pastas compartilhadas em outras maquinas windows, criando uma conexao - conectar ao servidor. completando Nome da máquina, compartilhamento e usuario.
Agora se for o contrário, daí não sei, mas posso testar aqui instalando o swat.
Egg

Offline veap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Configurar rede local, compartilhar impressora (Resolvido)
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2005, 14:17 »
Eu quero instalar na minha máquina ubuntu uma impressora que está em uma estação windows da minha rede. A rede aqui é feita através de um switch, onde todas as máquinas recebem um ip automático.
Só por hoje, funciona. :)

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Configurar rede local, compartilhar impressora (Resolvido)
« Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2005, 15:13 »
Já tentou fazer o seguinte?

Sistema/Administraçao/Impressoras
Adicionar nova impressora.
Seleciona Impressora de Rede - Impressora Windows (SMB).
Máquina - o nome da máquina onde está a impressora
Impressora - o nome de compartilhamento desta impressora (ex. Se for uma deskjet C650 e tiver um nome de Desk, esse nome "Desk" deve ser usado)
Usuario e Senha da máquina onde está a impressora.

Próxima tela escolha o Fabricante e o Modelo da impressora.
Deve funcionar, sem precisar instalar samba nem nada, porque o samba-client já vem instalado por padrao.
Aqui no trabalho eu tenho duas impressoras conectadas assim. E funciona como uma beleza, inclusive uma delas que é uma HP PhotoSmart 2610, não possui drives para Windows NT, 2000 Server e 2003 Server, funciona no ubuntu que é uma beleza, inclusive o Scanner funciona no 5.10.

Tenta isso.
Egg

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Configurar rede local, compartilhar impressora (Resolvido)
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2005, 15:24 »
Para quem quiser instalar o Swat, faça o seguinte.
1) - Descubra ou troque a senha do root por uma conhecida. /sistema/administração/usuarios e grupos - clique em mostrar todos os usuarios, escolha root, propriedades, definir senha manualmente.  Troque por uma senha conhecida e de ok.
2) instale o swat - apt-get install swat.
3) sudo gedit /etc/inetd.conf e descomente a linha
swat      stream   tcp   nowait.400   root   /usr/sbin/tcpd   /usr/sbin/swat
4) sudo /etc/init.d/inetd restart
5) abra o browser e digite http://localhost:901
usuario - root
senha - a nova senha que vc escolheu para o root.

Aqui funcionou perfeitamente.

Claro que antes de tudo isso o samba deve ser instalado (sudo apt-get install samba).
Egg

Offline veap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Configurar rede local, compartilhar impressora (Resolvido)
« Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2005, 22:12 »
victor@ubuntu:~$ sudo /etc/init.d/inetd restart
sudo: /etc/init.d/inetd: command not found

resolvi com:
sudo apt-get install inetd
sudo /etc/init.d/inetutils-inetd
sudo /etc/init.d/inetutils-inetd restart

agora, na hora de entrar em na página do swat, ele não aceitou a minha senha de root e ficou pedindo de novo. :lol:
resolvi mudando a senha, da seguinte forma:
sudo passwd root

Consegui também enxergar a rede, quando o nautilus pediu minha senha eu apaguei o login e a senha e salvei, deu certo. Lembrando que tem que parar o firewall (firestarter no meu caso) para que tudo funcione.

Consegui instalar a impressora também, o detalhe era que eu tinha que botar o nome do usuário da maquina windows, e como não tinha senha, deixei o campo da senha em branco. Agora tá tudo beleza.  8)

Obrigado pelas ajudas
Só por hoje, funciona. :)