Autor Tópico: Troca de Monitor CRT X LCD!  (Lida 14489 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Online: 05 de Novembro de 2005, 01:30 »
Olá pessoal, gostaria de saber se alguém aqui já trocou de Monitor CRT para um LCD e se com a troca, teve problemas com o LCD no Linux.

Foi necessário reconfigurar o X ou o Ubuntu (ou outra distro) reconhecu tudo beleza?

Estou pensando em adquirir um Monitor LCD e aposentar o meu CRT, mas já li de alguns usuários Linux que essa troca as vezes é problemática e a qualidade do LCD não é lá essas coisas.

Obrigado pela atenção.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2005, 09:39 »
Quanto a qualidade, galactus, nada a reclamar. Tenho o Kurumin instalado no meu laptop Toshiba (1024x768) em dual boot com o windows e as imagens são equivalentes. O Ubuntu está instalado no desktop, mas já rodei no notebook um live cd e não houve problema.
O que não posso dizer e fiquei curioso, é se uma previa instalação para um CRT pode ser reconhecida pela distro no caso da troca por um LCD. :!:
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2005, 10:42 »
Citação de: "RC2005"
Quanto a qualidade, galactus, nada a reclamar. Tenho o Kurumin instalado no meu laptop Toshiba (1024x768) em dual boot com o windows e as imagens são equivalentes. O Ubuntu está instalado no desktop, mas já rodei no notebook um live cd e não houve problema.
O que não posso dizer e fiquei curioso, é se uma previa instalação para um CRT pode ser reconhecida pela distro no caso da troca por um LCD. :!:


Pois é, também estou curioso. Mas essa comparação que você fez com o Notebook não é muito válida, já que a qualidade do LCD do Note é muito superior aos LCDs que se vendem aqui no Brasil. Já assistiu um DVD num Note da Sony e num LCD da AOC para Desktop? :)

Até mesmo os LCDs da Samsung e LG que a gente encontra nas Lojas como as Casas Bahia são considerados LCDs de entrada. Um LCD bom mesmo para Desktop só dos 3 Paus pra cima. Um roubo.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2005, 11:51 »
Eu vo responde essa pergunta !

Eu tava com o Ubuntu 5.04 aki na casa da minha mae e tinha um um CRT de 15´´
comprei um LCD da Samsung , o SyncMaster 510n e troco de boa nao precisei fazer nada.

funciono com o 5.04 , com o 5.10 nao sei !
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2005, 17:11 »
Opa, beleza Bio. Era isso mesmo que queria ouvir. Então ele entrou no X e depois você só teve que ajustar a Resolução e a Taxa de atualização?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2005, 02:19 »
justamente isso !
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2005, 07:29 »
Muito obrigado pelas respostas Bio. Agora fiquei contente com a notícia e já planejo o up-grade do Monitor. :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2005, 08:17 »
Agora eu pergunto? Dos LCD que estão a venda por aqui. Qual o melhor? Sansung ou LG?
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2005, 12:39 »
Citação de: "RC2005"
Agora eu pergunto? Dos LCD que estão a venda por aqui. Qual o melhor? Sansung ou LG?


Rapaz este assunto sempre gera um debate acalorado lá no FórumPcs. Os dois estão muito equilibrados. Se for olhar só as especificações o Sansung é melhor. Ma tem gente que gosta mais das cores do LG. No final das contas o pessoal fala pra escolher mais por questão de gosto mesmo. Agora uma coisa importantíssima. Seja lá qual for a marca do Monitor LCD que você for comprar, vá sempre até a loja e "TESTE" antes o LCD antes de comprar. Por causa dos Dead Pixels que são permitidos nesses monitores vendidos aqui e lá fora também. Um abuso, mas é um fato que não podemos mudar. Já pensou você comprar um monitor de mais de mil pilas com defeito e eles simplesmente não trocam porque "está dentro da margem de defeito do produto?"  :evil:

Para ter certeza que não há defeitos na tela altere a cor de fundo do Desktop (sem wallpaper): BRANCO / PRETO / VERMELHO / AZUL / e VERDE. Passe algum filme ou jogo (se possível) para notar se as taxas de atualização estão ok também.

Se aparecerem pontos ou quadradinhos pretos ou brancos na tela, é Dead Pixel.

Se quiserem dar uma olhada no link abaixo vai ficar bem fácil pra saber o que é e como fazer o teste se tiver acesso na internet:

http://www.gdargaud.net/Hack/DeadPixels.html


Não se esqueça de testar na loja. Porque depois que sair dela......  Já viu né.

Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2005, 12:45 »
Nao tive problemas ateh hj com todos os meu monitores da samsung .

esse LCD Samsung SyncMaster 510n , to achando mto bom!

mais eu acho que nemo glalactus falo eh gosto !
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2005, 17:28 »
Galactus, obrigado pela resposta. Acho que então o melhor é o mais em conta e o que combine melhor com o micro....
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2005, 19:22 »
Tenho um monitor LCD da AOC, e é muito bom, inclusive para assistir vídeos, mais já tive problemas com ele, o botão de ON/OFF tem um LED e do nada ele ficou com mal contato, isso com quase 1 ano de uso, daí troquei. Mais de resto, é muito bom.
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2005, 17:02 »
Troquei agora e meu LCD mas ficou um pouco serrilhado.

Tem alguma interface gráfica para identificar o monitor ou tem que mexer no xorg.conf na mão?

Minhas informações estão assim:
Código: [Selecionar]
Section "Monitor"
Identifier "L1740B"
Option "DPMS"
EndSection


Monitor LCD LG LX40. Tá certo, ou dá pra melhorar?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2005, 23:19 »
Citação de: "agente100gelo"
Troquei agora e meu LCD mas ficou um pouco serrilhado.

Tem alguma interface gráfica para identificar o monitor ou tem que mexer no xorg.conf na mão?

Minhas informações estão assim:
Código: [Selecionar]
Section "Monitor"
Identifier "L1740B"
Option "DPMS"
EndSection


Monitor LCD LG LX40. Tá certo, ou dá pra melhorar?


Opa, é melhor você reconfigurar o Xorg.

Quando eu troquei o meu CRT pelo LCD eu primeiro usei ele sem mexer em nada no xorg, depois reoconfigurei ele. A diferença foi boa mesmo. Outra coisa, não tente fazer nenhum ajuste no LCD antes de pelo menos 30 minutos dele ligado. No meu caso eu já notei que a imagem só fica 100% mesmo, dando tudo o que ele pode, depois de 1 hora dele ligado. No manual do meu LG ele mesmo recomenda pelo
menos 30 minutos de aquecimento para alterar as configurações dele. Foi aí que senti muita diferença.

Não me arrependo de ter trocado, o que a gente vê nas lojas de departamento ou Hipermercados são monitores LCD desconfigurados, não dá para se basear no que a gente vê na loja. Pelo menos comigo foi assim, depois que deixei ele todo configurado a imagem ficou 100% melhor do que eu via na loja.


Para reconfigurar o Xorg:


Primeiro Ctrl-Alt-F1 para o console. Login e

sudo /etc/init.d/gdm stop

para parar o Xorg.

Para reconfigurá-lo

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Depois de tudo terminado

sudo /etc/init.d/gdm start

para reinciar o xorg.

E pronto.



Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Troca de Monitor CRT X LCD!
« Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2005, 11:33 »
Troquei meu CRT por um LCD Samsung 713N. Está funcionando legal. Eu usava no antigo a resolução 800x600, antes de trocar eu já antecipei modifiquei a resolução para 1024x768 que é ainda inferior a resolução suportada pelo 713n.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2