Autor Tópico: Atalhos personalizados no Ubuntu  (Lida 8092 vezes)

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Atalhos personalizados no Ubuntu
« Online: 12 de Dezembro de 2006, 00:04 »
Texto retirado do meu blog:

Para quem usa o Ubuntu a maneira mais simples de personalizar seus atalhos é usando a aplicação "Atalhos de Teclado" (Sistema>Preferências>Atalhos de Teclado). Lá você pode encontrar várias ações pré-definidas, a maioria já tem atalhos setados, porém existem outras que estão desativadas. Eu atribui atalhos para ações rotineiras como abrir a pasta pessoal e executar o terminal, ainda vale lembrar que abrir o menu "Aplicações" e abrir o diálogo "Executar Aplicação" já têem atalhos definidos, alt+f1 e alt+f2 respectivamente.

Ao abrir o configurador você deve ter notado uns atalhos estranhos, 0xf5, 0xe5, 0xb2. Mas o que vem a ser isso? Esses são atalhos para teclados multimídia, aqueles com um monte de botões e funções extras.

Bem... temos uma bela possibilidade agora. Se seu teclado não é multimídia não é por isso que você vai ficar sem algumas mordomias. Fique a vontade para setar todos os atalhos que você quiser e assim seu teclado de menos de R$20,00 poderá abrir vários aplicativos, aumentar som e ejetar o drive de CD com uma simples combinação de teclas.

arlei

  • Visitante
Re: Atalhos personalizados no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2006, 10:04 »
Ao meu ver uma configuração muito simples porém bastante útil, e que na grande maioria das vezes passa despercebido ao usuário.
Grande dica rockz.

T+
Arlei

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Atalhos personalizados no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2006, 12:27 »
Texto retirado do meu blog:

Ao abrir o configurador você deve ter notado uns atalhos estranhos, 0xf5, 0xe5, 0xb2. Mas o que vem a ser isso? Esses são atalhos para teclados multimídia, aqueles com um monte de botões e funções extras.


Eu entrei lá e tinha ficado meio  perdido...
Agora vou usar.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: Atalhos personalizados no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2006, 16:37 »
Ao meu ver uma configuração muito simples porém bastante útil, e que na grande maioria das vezes passa despercebido ao usuário.

Foi mais ou menos o que eu pensei, tem certas coisas que estão facilmente a nossa disposição e mesmo assim costumam passar despercebido e as vezes são esses pequenos detalhes podem fazer a diferença.

Darcamo

  • Visitante
Re: Atalhos personalizados no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2006, 20:46 »
Citar
tem certas coisas que estão facilmente a nossa disposição e mesmo assim costumam passar despercebido e as vezes são esses pequenos detalhes podem fazer a diferença.

Com certeza. E são tantos os exemplos
"Conectar ao Servidor..." no menu locais -> Ótimo para quem precisa acessar uma pasta por ssh ou ftp (quem é que ainda precisa de gftp se temos o nautilus);
Bookmarks do nautilus -> Podemos ter 1 milhão de pastas no nosso home, mas costumamos acessar rotineiramente apenas umas poucas. O firefox até enxerga os bookmarks do nautilus facilitando escolher a localização para downloads, por exemplo;
"Ctrl+S no nautilus" -> Permite selecionar facilmente arquivos através de expressões regulares. Ex: "*Capital* *.mp3" (sem aspas) seleciona todas os arquivos mp3 contendo a palavra Capital no nome.
"Ctrl+Alt+Seta" -> Muda de um workspace para outro. Caso segure o Shift trambém a janela ativa vai junto.

Etc, etc, etc..
São essas pequenas praticidades e muitas outras que não me fazem ter nenhuma saldade de windows desde que o abandonei a uns dois anos.

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Atalhos personalizados no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2006, 23:29 »
Achei muito legal a dica, principalmente os atalhos para música. A questão é que eu gosto do XMMS, e os atalhos são relacionados ao Rhythmbox. Algum amigo sabe como mudar o tocador padrão?
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline mauro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Atalhos personalizados no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2006, 12:53 »
Boa dica!!!
Acabei encontrando utilidade para a tecla com o logo do win, agora inicializa o terminal...  ;D
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2006, 12:57 por mauro »

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Atalhos personalizados no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2006, 13:26 »
Caraca e eu que estava pensando em como ia fazer pra achar algum script ou coisa parecida pra fazer as teclas multimídia do meu teclado funcionarem.
E no Ubuntu elas já funcionam por padrão, por isso que eu to gostando tanto do Ubuntu, as coisas realmente funcionam e facilitam a vida dos usuários.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Atalhos personalizados no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2006, 13:52 »
Essa do CTRL+S é show demais! Muito útil!
Aqui no meu teclado tive que configurar algumas teclas para navegação no Firefox pelo xmodmap. Mas no mais o resto funcionou beleza.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline gansinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
Re: Atalhos personalizados no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2006, 10:14 »
Achei muito legal a dica, principalmente os atalhos para música. A questão é que eu gosto do XMMS, e os atalhos são relacionados ao Rhythmbox. Algum amigo sabe como mudar o tocador padrão?
cara já tentei com muito afinco isso, revirei canais do mirc em 15 idiomas diferentes (ok foram só 2) e pelo visto não rola... a dica que eu te dou é:
deixe o campo de atalho para lançar o tocador padrão em branco, e complete apenas os outros... assim eles vao funcionar com qualquer um que esteja funcionando (pelo menos aqui deu certo com o exaile e com o listen)
ou então baixe o amarok q tem atalhos "universais" q vc configura nele mesmo

ps... pq no gnome não tem estes atalhos universais que quase todos os aplicativos de kde tem, são MUITO úteis

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Atalhos personalizados no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2007, 22:44 »
Muito boa essa dica! Por isso que amo o Linux, e o Ubuntu!
Assinatura removida pela Equipe do Fórum