Olá
Vou dizer mais ou menos o que estou fazendo, aí vcs corrigem se possível.
Primeiro, preciso dizer que eu compartilho WindowsxWindows com as configurações padrões do Windows, ou seja, nunca mexi em nada e ele fez tudo sozinho, pegando IPs automaticamente etc. Ou seja, nenhuma das máquinas têm ips fixos, dns's nem nada disso configurado.
Bem, quanto ao Linux (Ubuntu) x Windows, fiz assim:
Linux:
1. Sistema > Administração >Rede
Selecionei eth1 (que me parece ser a interface da rede), cliquei em "propriedades" e na caixa de diálogos coloquei "Endereço de ip estático", 192.168.0.1 e máscara de rede 255.255.255.0. Gateway tá vazio, não faço a menor idéia do que é.
Windows
2. Configurações de Rede, selecionei a placa, configurei assim:
IP: 192.168.0.2
Másc: 255.255.255.0
Gateway:192.168.0.1 [O mesmo IP do Ubuntu]
DNS: 192.168.1.1, que é o número do DNS que tem no Ubuntu [Não sei se isso está correto]
Linux de novo:
No terminal digitei:
# modprobe iptable_nat
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
[Lembrando que eth0 é a minha interface da internet.]
Mais:
# iptables -A FORWARD -p tcp --tcp-flags SYN,RST SYN -m \
tcpmss --mss 1400:1536 -j TCPMSS --clamp-mss-to-pmtu
Isso tudo seguindo o tutorial do Morimoto me passado acima.
Ainda não rolou. Não há conexão no Windows, embora eu saiba que não há nenhum problema maior porque consigo compartilhar arquivos entre as máquinas e o ping responde em ambas.
Tentei mais algumas coisas:
Abri o /etc/init.d/bootmisc.sh com o gedit e adicionei no fim [depois de tudo mesmo]
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
/sbin/iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0 -o eth0 -j MASQUERADE
Como foi mesma coisa que fazer nada, tentei outras combinações:
iptables -t nat -P POSTROUTING DROP
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
iptables -A FORWARD -i eth1 -j ACCEPT
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
/sbin/iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0 -o eth1 -j MASQUERADE
$ sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
#iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
DETALHE: na configuração do eth0 no ubuntu eu não coloquei nenhum ip, nem gateway nem nada (mesmo pq não sei quais seriam]. Está lá configurado "Endereço automático" [DHPC].
Bem, é isso, acho que agora alguém pode me dar uma luz...
Ah, reiniciei tudo umas 400 vezes. O detalhe é que cada tentativa, cada linha a mais que coloco eu tenho que me deslocar até o outro quarto que fica nos fundos da casa para testar o windows. E cada reiniciada que dou demora uns 5 minutos pra carregá-lo. E já são dois dias nisso.
É realmente difícil assim?? Existe alguma alma caridosa que possa dizer: "Coloque ip tal e tal, gateway assim assim assado, dns pode fazer assim, digite isso isso e isso no terminal, acrescente tais linhas no arquivo tal, reinicie tudo e pronto"
?
Valeu aí pessoal