Necessito desenvolver um software multiplataforma, já me decidi por C++ e Qt, porém estou com uma dúvida sobre que ambiente (compilador, IDE ou não, etc) usar no Windows. A princípio não pensava no Visual C++, nunca trabalhei com uma ferramenta de desenvolvimento da Microsoft, porém nas últimas semanas tenho considerado esta possibilidade, pretendo usar um framework ou biblioteca (sinceramente, não consigo diferenciar um do outro) pra fazer a comunicação entre os aplicativos clientes e servidores e o único compilador homologado pro Windows é o Visual C++, como não sou tão experiente em C++, acredito que este é o caminho mais seguro: usar as ferramentas da GNU no Linux e o Visual C++ no Windows. O que vocês podem dizer a respeito? Outra dúvida, será muito trabalhoso organizar os make's e afins pra trabalhar simultaneamente nos dois ambientes? Na realidade pretendo fazer o desenvolvimento todo no Linux e apenas compilar e testar no Windows, e claro, fazer um ajuste aqui, outro ali, porque não me iludo com coisas totalmente portáveis. Última pergunta, o Visual C++ tem algum compilador que possa ser usado em linha de comando ou tem que ser tudo visual?
Obrigado!