Autor Tópico: Meu primeiro linux.  (Lida 5144 vezes)

Offline erick.ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • Be cool!
    • Ver perfil
Meu primeiro linux.
« Online: 13 de Dezembro de 2006, 17:50 »
Olá pessoal,

Sempre utilizei o windows, e tinha "ensaiado" o abandono com o BeOS a uns 10 anos atrás acho eu,  só que na época era um sistema bem recente, lembro que reconheceu tudo direitinho e funcionava bem, mas o leque de opções para programa era quase zero. Voltei para o windows novamente.
Sempre conversei com amigos sobre o linux lia a respeito, mas sempre ficava chateado quando escutava "drivers proprietários"...
Até que em setembro estava navegando e li sobre o ubuntu, fui no site e li que em outubro seria lançada a versão 6.10, nesse período de espera, li o forúm, alguns wikis, e alguma coisa de linhas de comando, que com o passar do tempo foi ficando mais fácil porque eu usei muito dos e foi só uma questão de tempo para decorar as funções.

No dia que foi lançada a versão 6.10 fiz o download da imagem, e com o liveCD testei na minha latinha  ;D! A surpresa foi que a internet não funcionava, li em vários fóruns, a minha dificuldade inicial foi essa, o meu modem era roteado, eu usava a porta USB e meu irmão a ethernet.

Depois de 10 dias lendo e conversando, vi que não teria solução para o meu caso, e acabei desembolsando 50 reais ou foram 60 por um hub.

Coloquei o hub e o liveCD na mesma hora começou a navegar na internet. Pronto, fiz backup dos arquivos pessoais e sem pensar resolvi formatar completamente o meu pc e deixar apenas o Ubuntu nele.

A instalação é fácil e rápida (cerca de 15 ou 20 minutos), ele reconheceu tudo bem,  mas como não conhecia bem o sistema, tive que aprender o básico, como instalar e remover programas, qual programa fazia oque no linux, questão de adaptação mesmo.

Tenho por hobby jogar no pc sempre que tenho tempo livre, e comecei a pesquisar sobre os drivers da nvidia, tive problemas para instalar de acordo com o wik e how to dos fóruns.

Fiz o download do Automatix2 e com ele tudo correu bem e consegui "ativar" a aceleração gráfica da minha modesta gforce 4000.

Depois disso fui descobrir oque era o wine, e como funcionava, apanhei um pouco até descobrir por tentativa e erro qual a versão do wine que fazia o jogo funcionar na minha máquina, mas tranquilo, agora estou com ele rodando no meu ubuntu.

Tive problemas para desligar o pc, quando mandava o sistema desligar, ele fazia tudo mas por fim não desligava o pc sozinho, tendo eu que apertar o botão, com a ajuda do pessoal do fórum, acabei conseguindo resolver o problema.

A primeira impressão que tive do sistema era que ele era bem mais rápido que o windows, tanto no boot quanto ao abrir os programas, até o jogo que citei, ele carrega mais rápido no wine doque no próprio windows.

Hoje faz cerca de 2 meses que tenho apenas o ubuntu na minha máquina e não me arrependo, nem sinto falta de nada. Apesar de reconhecer da deficiência quanto aos jogos, o restante, que eu acho que estou no perfil da grande maioria, navegar na net, música, filmes, planilhas, documento texto e imagens, todos os programas para linux não deixam nada a desejar em relação ao windows.

Sem falar que o gerenciador de janelas do linux te dá mais liberdade para configurar seu desktop da maneira que você quiser, inclusive escolher qual gerenciador usar.

Bom, foi visível a evolução do linux nesses 10 anos que venho acompanhando, o suporte a hardware está bem amplo e a quantidade e qualidade dos softs está boa.

Recomendo a qualquer pessoa que deseje fazer a transição do windows para o linux por ser uma distribuição estável e de facílima operação.

Abraços.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2006, 09:41 por erick.ubuntu »
AMD ATHLON XP 2400+ | MB ASUS A75333 |02 DDR400 (3) 512MX16 | GF4 MX4000 128MG DDR AGP 8X | HD SAMSUNG SP0802N | VCOM 400 watts ATX AGPS-400PQ

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Meu primeiro linux.
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2006, 21:43 »
Olá amigo!

Gostei bastante do seu depoimento, mostra claramente que você sabe muito bem o que fala. Muito coerente mesmo!
Os problemas que você teve são os problemas mais comuns mesmo, e acho que todo mundo já passou por isso ou ao menos algo parecido, mas após dominar a instalação/remoção de programas, o nome de programas para cada tarefa e as ferramentas de configuração/utilização (tanto as administrativas quanto as do Desktop), não existe mais limite. É uma adaptação suave e feliz na maioria dos casos.

Sobre seus problemas com wine (felizmente já solucionados), vale lembrar que o que você fez, foi mais ou menos o mesmo que rodar um jogo de Playstation num Nintendo 64, ou vice versa. O slot é diferente, mas com o wine você fez uma adaptação feliz, portanto, não é certo que o wine seja 100% eficaz em todos os casos, mas ele ajuda bastante.
Portanto não se espante se você quebrou um pouco a cabeça para fazer um software de Windows rodar no Linux, afinal o que você fez foi na verdade uma grande façanha!

Sobre os jogos para Linux, é verdade... existem poucos, mas isso relativamente, claro. Porque na prática, existem muitos jogos para Linux sim, e fica aqui minha indicação de site, caso não conheça, só de jogos para Linux: http://www.happypenguin.org/news/
Já achei diversos jogos interessantes por lá e estou sempre conferindo as novidades.

E, para terminar, só gostaria de lhe dizer que você pode sentir, de início, falta de alguns programas, mas acredite: é questão de tempo até você encontrar similares no Linux. Outro dia mesmo me apresentaram um programa que cria DVDs com extrema facilidade, gerando menus interativos inclusive, com botões e tudo mais (O nome do programa é dvdstyler. Eu converto meus vídeos para MPEG automaticamente com a função "audo -> DVD" no avidemux e depois importo no dvdstyler pra fazer os menus e já gerar a imagem). Coisa que até pouco tempo atrás era um terror para fazer no Linux. E olha que já tenho vários anos na estrada do Software Livre em geral, e só fui conhecer este programa tão fantástico agora.

Então é isso! Paciência e muita integração com a comunidade, pois é pelos IRCs, forums e messengers da vida que agente acaba conhecendo softwares fascinantes para o mundo Linux, incluindo jogos :D

[]s

Offline erick.ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • Be cool!
    • Ver perfil
Re: Meu primeiro linux.
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:56 »
Obrigado pela dica!  ;D

Espero que o meu depoimento ajude a outros amigos a criarem coragem e partirem para uma nova experiência com seus computadores. Como exemplo cito meu irmão mais novo, ele é mais cético, e me vendo usar o Ubuntu por 2 meses sem windows, hoje em dia ele já está com dual boot, quem sabe ele apaga e fica só com o Ubuntu!

Abraços.
AMD ATHLON XP 2400+ | MB ASUS A75333 |02 DDR400 (3) 512MX16 | GF4 MX4000 128MG DDR AGP 8X | HD SAMSUNG SP0802N | VCOM 400 watts ATX AGPS-400PQ