Autor Tópico: O que acontece com o Racer  (Lida 13171 vezes)

Offline Akuhn

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Re: O que acontece com o Racer
« Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2007, 08:26 »
Então colega Hawker Hurricane AII,

Não é preciso copiar essa lib para /usr/lib, poderia no máximo criar um link simbólico para ela, mas nem isso é necessário pois o script racer exporta ela para o sistema, veja:
Citar
export LD_LIBRARY_PATH=$PWD/lib

Para depurar o script eu uso o echo, pode ter outra maneira mais fácil, mas eu não conheço.
Ex:
Citar
#!/bin/sh
###############################################################################
#
## LIFLG Startup Script
#
###############################################################################
#
# The game binary
GAME_BINARY="racer.bin"

# Subdirectory
SUBDIR="."

# Additional commandline options for mods etc.
CMD_ARGS=""

# don't use US keyboard layout
NOUSLAYOUT="true"


###############################################################################
## DO NOT EDIT BELOW THIS LINE
###############################################################################
readlink() {
    local path=$1 ll

    if [ -L "$path" ]; then
        ll="$(LC_ALL=C ls -l "$path" 2> /dev/null)" &&
        echo "${ll/* -> }"
    else
        return 1
    fi
}
echo "Parte1"
LANG=POSIX
export LANG
script=$0
count=0
while [ -L "$script" ]
do
    script=$(readlink "$script")
    count=`expr $count + 1`
    if [ $count -gt 100 ]
    then
        echo "Too many symbolic links"
        exit 1
    fi
done
GAME_DIR=`dirname $script`
echo "Parte2"
trap "setxkbmap" EXIT

# games run better with US keyboard layout
test $NOUSLAYOUT && setxkbmap -symbols 'us(pc101)'

cd $GAME_DIR
cd $SUBDIR

export LD_LIBRARY_PATH=$PWD/lib

# start the game
./$GAME_BINARY "$CMD_ARGS" "$@"
EXITCODE="$?"
echo "Parte Final"
# reset kb layout
setxkbmap

exit $EXITCODE

Veja aonde que o erro aparece antes do comentário, aí você vai eliminando até encontrar a linha exata que causa o erro.
Meu palpite é que o problema está nessa linha:
Citar
./$GAME_BINARY "$CMD_ARGS" "$@"

[ ]'s a todos.
Aldefax Gilvan Kuhn

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Offline Hawker Hurricane AII

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Re: O que acontece com o Racer
« Resposta #16 Online: 18 de Janeiro de 2007, 00:20 »
Obrigado Akuhn

Quanto ao seu palpite podes estar mais certo do que pensas. Vou dar uma olhada nisso amanhã. Depois posto o resultado.

Quanto a biblioteca sei que um link também resolveria, apenas segui um procedimento. No entanto É SIM, aparentemente, um procedimento necessário, vide que se o script realmente exportasse a lib, eu não teria o erro e em conseqüência não precisaria copiar a mesma para usr/lib ou criar seu respectivo link.

Obrigado pela ajuda
Luftwaffe Flugzeugführer

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Offline Evandro Abu Kamel

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Re: O que acontece com o Racer
« Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2007, 10:49 »
Comigo aconteceu a mesma coisa, o jogo não iniciava.
Aí o amigo sugeriu copiar as libs para /usr/lib e o jogo rodou, mas numa tela pequena.
Tentei configurar, mas não mudou nada.
Cliquei e "Controls" mas aí o jogo fechou imediatamente.

Durante sua execução apareceu o seguinte texto:

Código: [Selecionar]
evandro@evandro-desktop:/usr/share/games/racer$ ./racer.bin
QImage:Read(data/fonts/din14.tga)
QImage:Read(data/images/skidmark.tga)
QImage:Read(data/images/smoke.tga)
QImage:Read(data/images/track_lt.tga)
QImage:Read(data/images/track_rt.tga)
QImage:Read(data/images/track_up.tga)
QImage:Read(data/images/track_dn.tga)
QImage:Read(data/images/track_fw.tga)
QImage:Read(data/images/track_bw.tga)
QImage:Read(data/images/sun_lt.tga)
QImage:Read(data/images/sun_rt.tga)
QImage:Read(data/images/sun_up.tga)
QImage:Read(data/images/sun_dn.tga)
QImage:Read(data/images/sun_fw.tga)
QImage:Read(data/images/sun_bw.tga)
--- application start ---
Chair/telemetry control to localhost:25010
[QN] QNSocket:Bind(); can't bind to address (Address already in use)
RChair:Enable(); can't open socket at port 25010
RAutoJoin:Create()
Autojoin: we are the master/server
QImage:Read(data/images/repbuts.tga)
RAudio:Load(); enable=1
FMOD initializing
QImage:Read(data/images/race.tga)
QImage:Read(data/images/standings.tga)
QImage:Read(data/images/car_indicator.tga)
QImage:Read(data/fonts/din14.tga)
QImage:Read(data/images/wheel.tga)
QImage:Read(data/images/menu_bgr.jpg)
QImage:Read(data/images/logo.tga)
QImage:Read(data/fonts/din14.tga)
QImage:Read(data/fonts/realvirtue40.tga)
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
rrSetupMain
rrSetupGfx
Scan joy 0
QDXJoy ctor
QDXJoy: opening joystick dev  n=0, devName='/dev/js0'
QDXJoy: can't create/find joystick #0
RListBox dtor
Exceção de ponto flutuante
evandro@evandro-desktop:/usr/share/games/racer$

Só isso.
Tô tentando aqui.
Aguardo ajuda.
Valeu!!


Offline Akuhn

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Re: O que acontece com o Racer
« Resposta #18 Online: 18 de Janeiro de 2007, 11:21 »
Testado!

Consegui baixar, instalar e rodar o jogo.

Ubuntu 6.06, placa de vídeo ATI Radeon 9200SE 128 MB.
Driver da ATI instalado a partir do repositório do Ubuntu.

Estou achando que o problema que vocês tiveram está relacionado a forma de instalação, então vão aí minhas dicas:
Eu segui exatamente as instruções do site ubuntugames, com exceção de quando vai instalar.
Lá diz para fazer assim:
Citar
./racer_0.5.2beta8.9-english.run

Isso vai fazer com que o jogo seja instalado no seu diretório de usuário, eu particularmente prefiro e acho mais organizado instalar os jogos em /usr/local/games que é o padrão.

Então fiz assim:
Citar
sudo ./racer_0.5.2beta8.9-english.run

Depois:
Citar
sudo chown -R $USER.$USER /usr/local/games/racer

IMPORTANTE:
Quando terminar a instalação não clique em "start", feche o instalador e abra o jogo pelo terminal digitando "racer" ou através do menu.

PS: hehehe, não descobri como sair do jogo ainda, só usando "kill -9 pid", se alguém souber posta aí.

Dúvidas? Comentem... Forneçam detalhes dos problemas que tiverem, [ ]'s.


Pra mim também rodou em tela pequena (800x600), por isso tem que dar permissão no diretório racer ao seu usuário.
Para que você possa mudar as configurações é necessário gravar elas no diretório do jogo.

Citar
sudo chown -R $USER.$USER /usr/local/games/racer

Mude a configuração, feche o jogo e abra denovo, eu mudei pra 1024x768 que é a resolução que uso no desktop e rodou em tela cheia, normal.
Até os menus funcionam e não preciso mais dar kill no jogo para poder sair dele.
Apesar de ser versão beta ele já está bem legalzinho.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline vitor

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Re: O que acontece com o Racer
« Resposta #19 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:49 »
e os controles pelo teclado, já conseguiram configurar?
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline Hawker Hurricane AII

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Re: O que acontece com o Racer
« Resposta #20 Online: 18 de Janeiro de 2007, 19:13 »
Já arrumei a resolução. No entanto ainda não consigo sair do jogo sem usar kill. Há alguma tecla que precise ser configurada para isso???

Também não consegui configurar o teclado.
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Offline Evandro Abu Kamel

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Re: O que acontece com o Racer
« Resposta #21 Online: 21 de Janeiro de 2007, 12:09 »
Finalmente consegui jogar, mas também, os controles estão perdidos.  XD
Tentei mexer no arquivo "/racer/data/ctrlsets/custom.ini", pois é lá que ficam os controles, mas tive uns probleminhas com as primeiras linhas (se olharem), mas o jogo tá funcionando.

Aguardo resposta.
Flw.


Offline Evandro Abu Kamel

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Re: O que acontece com o Racer
« Resposta #22 Online: 21 de Janeiro de 2007, 12:59 »
CONSEGUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!   \o/  \o/  \o/  \o/ 

Configurei os controles pelo teclado!!!!!!!!!!!!!!!
OFF: Me desculpem se estiver foodando.

------

O negoço é o seguinte: configurei meu custom.ini da seguinte maneira:

Código: [Selecionar]

misc
{
  displayname=Racer controls - defined ingame by menu
}
controllers
{
  count=2
  controller0
  {
    index=0
    keyboard=1
  }
  controller1
  {
    index=1
    mouse=1
  }
}
controls
{
  steerleft
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=1
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5000.000000
    sensitivity_fall=10000.000000
    key=left
  }
  steerright
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=3
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=1
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5000.000000
    sensitivity_fall=10000.000000
    key=right
  }
  throttle
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=1
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5000.000000
    sensitivity_fall=10000.000000
    key=z
  }
  brakes
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=3
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=1
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5000.000000
    sensitivity_fall=10000.000000
    key=x
  }
  shiftup
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=3
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=up
  }
  shiftdown
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=3
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=down
  }
  clutch
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=1
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5000.000000
    sensitivity_fall=10000.000000
    key=c
  }
  handbrake
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=3
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=1
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5000.000000
    sensitivity_fall=10000.000000
    key=space
  }
  starter
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=s
  }
  horn
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=v
  }
  shift_r
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=r
  }
  shift_1
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=1
  }
  shift_2
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=2
  }
  shift_3
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=3
  }
  shift_4
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=4
  }
  shift_5
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=5
  }
  shift_6
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=6
  }
  shift_7
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=7
  }
  shift_8
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=8
  }
  shift_9
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=9
  }
  automatic
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=a
  }
  change_cam
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=d
  }
  reset_car
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=q
  }
  speedlimiter
  {
    controller=1
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=
  }
  pov_yaw
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=
  }
  pov_pitch
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=
  }
  lights
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=l
  }
}



Pelo que eu entendi, "controller0" é o primeiro jogador, o padrão, e "key" é a tecla no teclado responsável por tal comando.
Outra coisa, depois quero tentar mexer nas sensibilidades, porque tá um pouco cabuloso aqui.

Do jeito que está aí, os comandos são:

Z - Acelera
X - Freia
Up - Aumenta a marcha
Down - Diminui a marcha
Esquerda e Direita são os direcionais
1 e 3 - Aproximam e Distanciam a câmera.


Creio que isso é o básico, e também, o arquivo é de fácil compreensão.

Flw!!
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2007, 13:05 por Evandro Abu Kamel »


Offline Joseph

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Re: O que acontece com o Racer
« Resposta #23 Online: 21 de Janeiro de 2007, 13:49 »
CONSEGUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!   \o/  \o/  \o/  \o/ 

Configurei os controles pelo teclado!!!!!!!!!!!!!!!
OFF: Me desculpem se estiver foodando.

------

O negoço é o seguinte: configurei meu custom.ini da seguinte maneira:

parabens camarada, resta agora aprendermos como sair do jogo.

Offline Hawker Hurricane AII

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Re: O que acontece com o Racer
« Resposta #24 Online: 21 de Janeiro de 2007, 14:22 »
AEEEE VALEU Evandro Abu Kamel!!!

Agora só falta descobrir como sai do jogo sem ter que dar kill, como o colega disse.

No mais belezinha.

Valeu
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Offline seixip

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Re: O que acontece com o Racer
« Resposta #25 Online: 09 de Dezembro de 2008, 20:46 »
Olá, esse tópico é um pouco velho, mas não vejo pq criar outro se estou com um problema parecido com o que dizem aqui.
Recentemente vi sobre esse jogo (Racer) e fiquei afim de jogá-lo, porém quando vou jogar a parece esse erro:
P.S.: A versão do Jogo é Racer 0.5.4 beta 1, estou usando Ubuntu 8.04 / Kernel 2.6.24-22-generic

Citar
QImage::Read("data/cars/lambomurcielago/times.tga")
QImage::Read("data/fonts/din14.tga")

ODE Message 2: vector has zero size in dNormalize4()

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Floating point exception
Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais