Autor Tópico: Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?  (Lida 6405 vezes)

Offline FilipeRegis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?
« Online: 14 de Dezembro de 2006, 13:59 »
Bah.. dessa vez fiquei realmente irritado com o Ubuntu..
Cara.. eu tento!! mas tento mesmo usar o linux. Só que ele não colabora comigo.

Fiz uma instalação limpa hoje (edgy). Baixei as atualizações dos repositórios. Aí Segui as instruções de como instalar o fglrx pra minha placa ATI X1600PRO. A aceleração 3D não pegou, mas a 2D tava de boa. E tá.. reiniciei algumas vezes.. continuava funcionando.

Aí peguei o automatix2, instalei poucas coisas (codecs, xchat, skype, flash, java). Ainda cheguei a reiniciar mais uma vez e ligou denovo. Aí to lá, movendo arquivos de uma pasta dentro da minha pasta home, e eu quis usar aquele "Abrir no gedit como root" no menu de contexto do nautilus. E nada.... sem resposta.
Aí fui abrir o terminal, pra fazer pela linha de comando. O terminal pedalava... e nada.. não abria. Aí pensei.. que m3rda.. vo reiniciar pra ver se arruma. Fui lá no botão de power pra reiniciar, não apareciam as opções reiniciar e desligar... Assim.. do nada desaparecem. Aí encerrei a sessão e mandei reiniciar pelo menu onde se faz o login.

Quando reiniciou, apareceu certinho o menu e tal, eu colocava meu usuário e senha, e ele dava uma mensagem de erro dizendo: "Sua sessao durou menos de 10 segundos. Clique aqui pra ver os erros" Aí ele me mostrava alguns erros relacionados ao GDM, tipo dizendo q o inicio da minha sessão pedalou.

Porque essas coisas acontecem do nada?? Não consigo entender como é possível usar um sistema assim onde as coisas piram do nada. Quando não é isso que acontece, muitas vezes dá umas bixeiras parecidas que tenho que reiniciar pra voltar.

Por favor, me dá uma esperança aí.. tá difícil

Offline FilipeRegis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2006, 14:01 »
Obs.. to escrevendo isso do windows, pq o ubuntu até agora não me deixo logar

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2006, 15:05 »
Aloha,


Quanto aos seus problemas de gráfico, eles se devem ao fabricante da sua placa de vídeo que dificultam (e muito) o uso dessa placa em qualquer sistema que não seja Windows.

Quanto ao Automatix, eu sigo a linha dos que não recomenda o uso desse tipo de ferramenta. Ele faz gambiarras, operações irreversíveis que quando dão problema, são de alta gravidade.

Seria interessante que você dedicasse apenas 1h em um dia para aprender a como instalar cada um dos itens que o Automatix instala por você. Tenho certeza que ganharia não só autonomia sobre o sistema como, ao se deparar com configurações, opções, etc., estará se habilitando a resolver problemas comuns sozinho.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2006, 15:56 »
Quanto ao Automatix, eu sigo a linha dos que não recomenda o uso desse tipo de ferramenta. Ele faz gambiarras, operações irreversíveis que quando dão problema, são de alta gravidade.

Seria interessante que você dedicasse apenas 1h em um dia para aprender a como instalar cada um dos itens que o Automatix instala por você. Tenho certeza que ganharia não só autonomia sobre o sistema como, ao se deparar com configurações, opções, etc., estará se habilitando a resolver problemas comuns sozinho.

Concordo plenamente...
Tenho pouco mais de 6 meses de Ubuntu e já abandonei de vez Automatix, Easy Ubuntu e, etc.
Nada como um apt-get install/remove ou usar o Synaptic, fazer um pacote .deb de um .rpm e, às vezes descompactar um tar.gz e tentar instalar com ./configure, make e make install.
Pra mim dá muito mais gosto de usar o PC.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline FilipeRegis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2006, 16:19 »
Vcs consideram possível o Automatix ter gerado esses 2 problemas? (nao conseguir login no gnome e os programas não iniciarem mais)

Darcamo

  • Visitante
Re: Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2006, 16:47 »
Pode ser e pode não ser.
O fato é que não gosto de usar essas facilidades como automatix porque nunca sei exatamente o que está acontecendo.
Quer dizer, o automatix pode incluir um novo repositório para instalar o programa x e sabe-se lá se esse repositório num vai dar problema com os oficiais do Ubuntu. Etc.

Apt-get já é tão fácil. A única dificuldade as vezes é saber o nome do pacote que faz o que vc precisa (quais os pacotes necessários para instalar os codecs multimedia, por exemplo). Mas nesses casos eu procuro aqui no fórum ou no google/linux e acho logo.

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2006, 20:04 »
Vcs consideram possível o Automatix ter gerado esses 2 problemas? (nao conseguir login no gnome e os programas não iniciarem mais)

Quando esses problemas de nao entrar mais no X ocorreram comigo, eu descobri que o problema era que nao tinha configurado corretamente o xorg.conf... e após configurá-lo eu consegui entrar normalmente no sistema...

Abraços.

Offline FilipeRegis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?
« Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2006, 20:38 »
Natureba: eu entro no X, só que não consigo é fazer login. Vejo a telinha escrito Ubuntu, com a caixa de texto, escrito Seu Nome em cima, e as opções de desligar no canto esquerdo embaixo.
Só que quando entro com minha senha, dá o problema ao iniciar a sessão.

O teu caso foi isso também?

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?
« Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2006, 21:47 »
Aloha,

Tente restaurar o X pelo seguinte comando:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?
« Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2006, 22:00 »
Desculpa fazer essa pergunta que pode parecer boba: vc tem espaço no hd? Te pergunto isso pq o linux grava alguns pequenos arq quando é feito um login e se não ha espaço aprece essa mensagem. Tive um problema desses e penei um bocado para descobrir que era o hd que tava sem espaç. Minha sugestão: tente logar pelo terminal, crtl+alt+f1 vai aparecer o modo texto, digite seu usuario e senha e de um dh -f
eduardo@eduardo:~$ df -h
Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/hda1              39G  4,4G   33G  12% /
varrun                126M   80K  126M   1% /var/run
varlock               126M  4,0K  126M   1% /var/lock
udev                  126M  140K  125M   1% /dev
devshm                126M     0  126M   0% /dev/shm
lrm                   126M   19M  107M  15% /lib/modules/2.6.15-27-386/volatile


olhe a tabela e vejase algum item ta com 100% uso
sei que pode parecer besteira, mas acho importante checar essa oção.
t+

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?
« Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2006, 22:24 »
Natureba: eu entro no X, só que não consigo é fazer login. Vejo a telinha escrito Ubuntu, com a caixa de texto, escrito Seu Nome em cima, e as opções de desligar no canto esquerdo embaixo.
Só que quando entro com minha senha, dá o problema ao iniciar a sessão.

O teu caso foi isso também?

Ah nao FilipeRegis... Comigo ele nem entrava no X... dava uma telinha azul e ia direto pro modo texto... hehehe... desculpa ai... mas agora vc me deixou com medo de instalar o edgy aqui no meu PC... heuaehuae

Abraçõs.
Natureba.

Offline FilipeRegis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?
« Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2006, 23:52 »
Bom.. consegui logar no ubuntu, mas não resolvi o problema.
fiz # chmod 0777 tmp
aí não teve problema de permissão.. mas acho que o certo é 0755 nessa pasta certo?
Quando entrou , deu a mensagem, "Failed to initialize HAL"
E eu não consigo acessar a dialog de administração dos usuários.. diz que eu nao tenho permissão de acesso às configurações do sistema.

Mas eu conferi no arqivo /etc/group e eu to nos grupos adm e admin. E to conseguindo usar o sudo.

Alguém que não seja tão perdido em linux qto eu sabe onde tá o problema?

Valeu aí.. abraços