Instalação passo a passo do Lazarus no Ubuntu Dapper 6.06

Iniciado por Neynder, 14 de Dezembro de 2006, 19:54

tópico anterior - próximo tópico

Neynder

BOA NOITE A TODOS

Depois de alguns dias de pesquisa consegui instalar a IDE LAZARUS, mas antes desejo fazer um agradecimento em especial para dois colegas que me deram muitas dicas: agradeço ao Felix (que estar me ajudando em cada vez que lhe peço "socorro") e ao colega Ginho que me forneceu dados importantes para a construção deste tutorial.

Pois bem, antes de mais nada é necessário habilitar o pacote "build-essential" no Synaptic:
>>Abra o console e digite: sudo synaptic, digite a senha root e logo em seguida vai abrir o Aplicativo.
>>Dentro do aplicativo, clique no item "Procurar" e no campo "Procurar: " coloque o nome do pacote "build-essential", clique no quadrodo do lado do nome do pacote ao lado direito e selecione "Marcar para Instalação", clique em "Aplicar" e em "Aplicar" novamente na janela que abriu. E quando for finalizado clique em "Fechar".

Esse pacote é essencial para varios comandos importantes (eu não sei por enquanto quais, mas aqui mesmo no fórom me aconselharam para a instalação).

Pronto, agora vamos instalar o LAZARUS:

Crie uma pasta separada para o LAZARUS e redirecione no monzilla todos os downloads para essa pasta.

Entre no link http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=89339&package_id=204004&release_id=461317 e faça o download dos arquivos "fp_all_deb.tar" e do "lazarus_0.9.20-0_i386.deb".

E tambem entre no link (http://packages.debian.org/cgi-bin/download.pl?arch=i386&file=pool%2Fmain%2Fg%2Fgdk-pixbuf%2Flibgdk-pixbuf-dev_0.22.0-11_i386.deb
&md5sum=909745872307cebbbeb46e93d97fed65&arch=i386&type=main)
click no outro link http.us.debian.org/debian e salve na mesma pasta a lib "libgdk-pixbuf-dev_0.22.0-11_i386.deb".

Pronto, esses pacotes deve dar conta do recado.

Agora descompacte o arquivo "fp_all_deb.tar" no console da seguinte forma:
> tar -xvf fp_all_deb.tar

Agora dentro da pasta onde vc fez todos downloads vair ser criada um novo diretorio chamada "deb", entre nela e liste todos arquivos nela, terá que ter 16 arquivos .deb. Agora vc terá que instalar todos esses arquivos no console da seguinte forma:
> sudo dpkg -i (nome do arquivo.deb)
obs: caso apresente algum erro na instalação de algum pacote, vá novamente no link onde ta o arquivo "fp_all_deb.tar" e faça o download do pacote separadamente e tente instalar novamente.

depois de ter instaldo todos os pacotes saia do diretorio "deb" e instale o pacote "libgdk-pixbuf-dev_0.22.0-11_i386.deb" assim:
> sudo dpkg -i libgdk-pixbuf-dev_0.22.0-11_i386.deb

Já ta acabando galera, heheh!!!

E agora por ultimo só falta instalar o pacote "lazarus_0.9.20-0_i386.deb", faça assim:
> sudo dpkg -i lazarus_0.9.20-0_i386.deb

Pronto, agora vá no desktop e clique em "Aplicações" depois em "Programação" e por fim "Larazus" e
UUUUUUUUEEEEEEEEEEEEPPPPPPPPPPAAAAAAAAAAAAAA!!! Ta ae galera, ta rodando direitinho!!

obs: Se na parte "sudo dpkg -i lazarus_0.9.20-0_i386.deb" apresentar algum erro de dependência de alguma lib vá no google e coloque o nome do pacote e puxe a lib com a estrutura i386(isso porque meu pc tem um processador AMD sem ser o de 64 Bits, e vale o mesmo para as arquiteturas similares) e de extenção .deb.

Pronto gente, foi dessa maneira que eu consegui depois de muita pesquisa, qualquer duvida mando um email privativo no forum ou no meu email neylor_sousa@hotmail.com.

Se precisar de qualque incremento ou alteração fiquem a vontade.

Boa noite galera e espero te ajudado em algo!!

Felix

Cara meus parabéns, fico contente por vc, pela força de vontade, raça, persistência, continua assim. Só vou dar uns toques:

1. Edita o título do post, escrevendo tudo em maiúscula vc tá gritando e é contra as regras do fórum;
2. Dá uma editada geral, talvez para ficar mais fácil e coloca na seção Dicas e Truques (se precisar de uma mão na edição é só pedir), talvez até umas screenshots ficariam da hora

Mas novamente meus parabéns... já tá iniciando no mundo dos tutoriais, gostei de ver... hehehe

Evandro Abu Kamel

Cara, valeu meeeeeeeeeeesmo!!!
Eu já tinha todos os arquivos aqui, mas tava fazendo uma instlação toda complicada, com "make" e "make install", e olha só, nem precisou.

Valeu!!  :D

Neynder

Kra, qualquer coisa é só perguntar, estamos aí pra isso!

Abraços a todos e boa sorte

saomanu

Olá amigos,
Segui o tutorial acima, porém a instalação dos pacotes "fp-units-gfx_2.2.0-1_i386.deb" e "fp-units-multimedia_2.2.0-1_i386.deb" não correu bem. O primeiro, falta as seguintes dependências:

dpkg: problemas de dependência impedem configuração de fp-units-gfx:
fp-units-gfx depende de libggi-dev; porém:
  Pacote libggi-dev não está instalado.
fp-units-gfx depende de libopenal-dev; porém:
  Pacote libopenal-dev não está instalado.
dpkg: erro processando fp-units-gfx (--install):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Erros foram encontrados durante processamento de:
fp-units-gfx

O segundo falta o seguinte:

dpkg: problemas de dependência impedem configuração de fp-units-multimedia:
fp-units-multimedia depende de a52dec-dev; porém:
  Pacote a52dec-dev não está instalado.
fp-units-multimedia depende de libdts-dev; porém:
  Pacote libdts-dev não está instalado.
dpkg: erro processando fp-units-multimedia (--install):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Erros foram encontrados durante processamento de:
fp-units-multimedia

Não consegui encontrar os referidos pacotes nos repositórios da Debian, portanto forcei a instalação dos mesmo (--force-all), porém os 02 pacotes fp-units-gfx e fp-units-multimedia ficaram quebrados no sistema. O lazarus aparentemente está funcionando, mas não posso instalar nem atualizar nenhum pacote via apt-get ou mesmo dpkg até que este problema seja resolve. Me ajudem por favor.

Grato,

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!