Autor Tópico: Meus olhos dóem com o Ubuntu  (Lida 7537 vezes)

Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Online: 15 de Dezembro de 2006, 19:05 »
Instalei o Ubuntu há dois dias e to com um problema de dor nos olhos!!

Não é resolução do monitor, sempre usei e to usando 1024x768 com 75Mhz, acho que é essa cor marrom e as letras que ficam meio embaçadas no Ubuntu.

Já instalei as fontes como tem no guia e os sites não ficam como eu via no XP. Instalei outro tema mas o marrom continua, só mudou a cor das janelas. O que instalar pra o tema ficar todo alterado?

Dando uma olhada rápida no XP notei a imagem mais nítida que no Ubuntu! Norei também que as janelas no Ubuntu tem as barras letras e  muito grandes.

Essa coisa toda existe mesmo ou eu to ficando ruim da vista?

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2006, 19:50 »
Código: [Selecionar]
sudo apt-get medico
Nunca tive isso! Tenta diminuir o brilho da tela, diminuir a frequencia do monitor! Acho que tá muito "luminoso" seu monitor.

Quanto a como mudar temas dá uma procurada aqui no Fórum que é a coisa mais fácil que tem, se quiser temas:

http://www.gnome-look.org

Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2006, 22:40 »
A luminosidade ta boa e se diminuir a freqüência piora. O que incomoda é essa imagem meio embaçada dos sites.

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2006, 12:50 »
Se você tiver utilizando um monitor de 17 polegadas 1024x768 com 85hz é a resolução adequada, agora se o monitor for menor que 17 polegadas, esqueça, nenhum Linux fica com imagem boa em 1024x768 com monitores de 15 polegadas ou menores.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2006, 12:58 »
Se você tiver utilizando um monitor de 17 polegadas 1024x768 com 85hz é a resolução adequada, agora se o monitor for menor que 17 polegadas, esqueça, nenhum Linux fica com imagem boa em 1024x768 com monitores de 15 polegadas ou menores.

Eu tenho um desktop com monitor de 14 polegadas, a imagem é até melhor do que no laptop.

Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2006, 13:04 »
Meu monitor é de 15'' e olhando a configuração da resolução tem a opção de 1024x768 com 87Mhz. No XP não aparece isso tudo porque só mostra o que o monitor suporta. Nem vou arriscar colocar 85 pra não dá zebra.

Offline luizmineo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2006, 13:18 »
Eu tenho um monitor de 15 polegadas e o driver da nvidia sempre configura a resolução para 1024x768 50Hz. A imagem fica perfeita, nenhum problema com fontes nem nada

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2006, 14:20 »
   Tenho um monitor crt LG de 17", tá com resolução de 1024x768 a 85hz, e também já tive essa sensação de embaçamento, especialmente nas fontes do Firefox e Openoffice 2.0. Já experimentei coisa semelhante no Windows, quando a taxa de atualização está à 85hz, mas no Ubuntu a sensação me pareceu maior. Percebi que diminuindo a taxa de atualização do monitor diminui essa impressão, diminuir o brilho parece que também ajuda.
   O que percebo, independente do OS utilizado, é que quanto maior a taxa de atualização do monitor, maior a sensação de embaçamento, mas quanto menor a taxa, maior o flicker... Não sei se essa sensação teria algo a ver com técnicas de anti-aliesing empregadas nas fontes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anti-aliasing), mas foi uma possibilidade que me veio em mente, embora não entenda muito disso. Agora não sei, talvez por já ter acostumado a vista, não sinto mais isso, tenho usado a 85hz na boa, até porque abaixo disso sinto o flicker muito incômodo para meus olhos.
   Depois de algum tempo de uso a impressão que fica pra mim é que as fontes no Ubuntu simplesmente são diferentes do que se está acostumado a ver no Windows, então fica uma sensação de estranhamento no início... e depois de um tempo usando o Ubuntu, a sensação que tive foi reversa: é estranho olhar as fontes do Windows, parecem tão pequenas, serrilhadas e fininhas...  ;D

Offline bruno.vitorino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2006, 15:58 »
pequenas, serrilhadas e fininhas...

Palavras chave para a definição das fontes do windows!
persistência, persistência,persistência...



alarcon

  • Visitante
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2006, 16:51 »
Instalei o Ubuntu há dois dias e to com um problema de dor nos olhos!!

Não é resolução do monitor, sempre usei e to usando 1024x768 com 75Mhz, acho que é essa cor marrom e as letras que ficam meio embaçadas no Ubuntu.

Já instalei as fontes como tem no guia e os sites não ficam como eu via no XP. Instalei outro tema mas o marrom continua, só mudou a cor das janelas. O que instalar pra o tema ficar todo alterado?

Dando uma olhada rápida no XP notei a imagem mais nítida que no Ubuntu! Norei também que as janelas no Ubuntu tem as barras letras e  muito grandes.

Essa coisa toda existe mesmo ou eu to ficando ruim da vista?

Tenho um monitor de LCD 1024x768 75Mhz e está tudo ok.

Tenta instalar o automatix2 e por ele instalar a opção Extra Fontes para ver se melhora.

Ele irá fazer (+ ou -) isso:

sudo apt-get --assume-yes install msttcorefonts gsfonts-other t1-xfree86-nonfree ttf-dustin ttf-f500 ttf-isabella ttf-larabie-deco ttf-larabie-straight ttf-larabie-uncommon ttf-staypuft ttf-summersby ttf-ubuntu-title ttf-xfree86-nonfree xfonts-artwiz xfonts-intl-european gsfonts-x11 gsfonts


Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2006, 17:08 »
Eu instalei as fontes extras seguindo o guia do Edgy.
https://help.ubuntu.com/6.10/ubuntu/desktopguide/pt_BR/fonts.html

Vou tentar a placa de vídeo, tenho uma xabre 200 e achei um site que tem os drives pra ela só não sei como instalar. Vou criar um tópico lá nos periféricos.

alarcon

  • Visitante
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2006, 17:34 »
Eu instalei as fontes extras seguindo o guia do Edgy.
https://help.ubuntu.com/6.10/ubuntu/desktopguide/pt_BR/fonts.html

Vou tentar a placa de vídeo, tenho uma xabre 200 e achei um site que tem os drives pra ela só não sei como instalar. Vou criar um tópico lá nos periféricos.

Bom, como disse nunca tive este problema que vc relatou aqui no Dapper. Estas fontes que citei logo acima melhorou ainda mais a qualidade, principalmente nas páginas do navegador.

Não estou agora no ubuntu, mas em outra distro com o KDE,  mais em um dos menus tem um localidade que não lembro agora que cuida da configuração das fontes, inclusive com opções sobre a definição das mesmas, tipo melhorar o aspecto serrilhado e etc. Veja nos últimos menus da barra superior

Offline mrc_sp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
    • Ver perfil
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #12 Online: 18 de Dezembro de 2006, 22:40 »
Modifica o tema, troca papel de parede.
O Ubuntu é bem personalizável

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #13 Online: 19 de Dezembro de 2006, 01:06 »
Código: [Selecionar]
sudo apt-get medico

Essa foi muito boa cara!!! ;D

Offline raphabonelli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Meus olhos dóem com o Ubuntu
« Resposta #14 Online: 19 de Dezembro de 2006, 16:38 »
Sei que é uma questão de gosto pessoal... mas uma das coisas que mais me atraiu no Edgy foram exatamente as fontes mais suaves na tela. Eu sempre usei o Windows com ClearType, mesmo no monitor CRT, e o Edgy caiu feito uma luva.

Hoje em dia, usar o Windows, com as fontes todas 100% nítidas e serrilhadas é que me parece esquisito.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."