Autor Tópico: Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .  (Lida 639805 vezes)

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #165 Online: 21 de Novembro de 2014, 23:42 »
A minha placa mãe é esta GIGABYTE Z68 e ela tem suporte a UEFI e não está ativo o RAID (não uso).


Ricardo Lima Vieira

  • Visitante
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #166 Online: 22 de Julho de 2015, 11:43 »
Bom dia a todos.

Tenho dual boot usando Ubuntu 14.04.2 e W8.1. Por usar o Win, eu acho de bom tom possuir o ClamTK,  notadamente para rastrear o hd onde  ele está instalado. Ontem, fiz uma rastreamento dos meus arquivos do disco do UBuntu, e estava conectado um pen drive de 8GB, o qual foi rastreado também. Eu sempre fiz isso e nunca dera problema. Desta vez, o tempo passou, passou, o pen drive ficava piscando e eu não conseguia usar o mouse; a tela estava apagada, eu tentava e tentava abrir - uso senha - e a tela continuava escura. Isso demorou horas. Então decidi desligar o pc na marra. Quando religuei, a página do Grub2 apareceu normalmente, mas o Ubuntu não abria (ele tem seu próprio hd, moderno), enquanto nas vezes que acionei o Win, ele abriu normalmente.

Tentei a opção de recursos na página do grub2, e havia várias opções de reparo. Tentei o do grub2 e ele pedia nome do usuário e senha. A senha eu sei normalmente, mas o nome de usuário não aceitava (usei meu nome completo, meu nome seguido da definição do pc [All-series], e nada).

Já pensando em instalar novamente, fiz o reparo que aprendi do boot do Windows, para depois inserir o disco ISO do Ubuntu, reparticionar seu hd e reinstalar. Mas há programas e configurações que deixei lá, e não gostaria de perdê-los. Há algum jeito de reinserir o grub2 usando o disco ISO, salvando minhas configurações atuais?

Sei que há uma série de dicas nesta seção, mas o caminho que percorri me leva a este pedido, se alguém puder me indicar.

Grato.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #167 Online: 22 de Julho de 2015, 15:34 »
Você disse que o "Ubuntu não abria". Mas não abria como? Chegava na tela de login?

Você pode usar o comando fsck para fazer uma checagem no seu HD. Para isso, dê o boot por uma mídia Ubuntu, escolha a opção experimentar/testar o Ubuntu, descubra qual a partição do Ubuntu com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo parted -l
E depois:

Código: [Selecionar]
sudo fsck /dev/sdXY
Onde XY vai depender de onde o Ubuntu está. A partição deve estar desmontada.

Agora, se tiver que formatar mesmo, para manter dados e configurações, só vai ser possível de fazer facilmente se você tiver a partição /home separada. Assim, durante a instalação do Ubuntu, na hora de escolher onde o sistema vai ser instalado, basta escolher "Opção Avançada", e marcar a mesma partição no ponto de montagem /home, sem formatar, escolhendo o mesmo nome de usuário e senha. Isso costuma funcionar se não tiver nenhuma criptografia na pasta pessoal e tem bem menos chances de dar problema se for na mesma versão do Ubuntu, mas o ideal é ter backup e fazer uma formatação padrão. De qualquer, é importantíssimo que você tenha backup dos seus arquivos essensiais, e se não tiver, faça isso usando a mídia de boot que tiver aí.
« Última modificação: 22 de Julho de 2015, 17:36 por Anderson_Coelho »

Ricardo Lima Vieira

  • Visitante
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #168 Online: 22 de Julho de 2015, 16:35 »
Você disse que o "Ubuntu não abria". Mas não abria como? Chegava na tela de login?

Não tenho a partição /home separada. Ele não chegava à tela de login; depois de passar pela tela de grub2 e ser acionado, aparecia a tela roxa com o nome Ubuntu e aquelas bolinhas brancas que vão colorindo, e após isso, ficava tudo morto, sem sinal de hd rodando, e testei várias vezes assim. Conforme disse, acabei desabilitando o grub2 via Windows  (tela "Reparar", que leva à linha de comando, com a digitação de "bootrec.exe", e gostaria de saber se há como reconstruir o grub2 sem necessidade de formatar e reinstalar o Ubuntu. O grub2 havia sido instalado, segundo os passos comuns de instalação, no hd do Windows, enquanto o Ubuntu está em outro hd.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #169 Online: 22 de Julho de 2015, 17:49 »
Mas você tentou alguma das dicas postadas aqui para recuperar o Grub? Veja que tem várias formas de fazer isso (lembre-se que é recomendado desativar a opção Inicialização Rápida do Windows 8.1 antes de realizar o procedimento):

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.msg77378.html#msg77378

O gerenciador de boot do Windows está instalado no HD do Windows agora? Se sim, instale o Grub no HD do Linux e mude o dispositivo de boot na Bios/Setup da sua máquina.

Aproveitando que você já vai estar usando o sistema em modo live, aconselho a usar o comando fsck antes de reiniciar a máquina para ver se vai funcionar.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #170 Online: 22 de Julho de 2015, 18:42 »
Então, professor /Ricardo Lima Vieira/,

Citar
[...] aparecia a tela roxa com o nome Ubuntu e aquelas bolinhas brancas que vão colorindo, [...]

Ou seja, essa descrição está se referindo ao plymouth, a tela de animação inicial do sistema (=bolinhas brancas que vão colorindo] e a tela do plymouth é depois do bootloader, isto é, o start do grub já tinha ocorrido, funcionou e disparou o boot do sistema, então tudo indica que havia uma outra espécie de problema que não o grub.

Nessa altura é claro que também já se destruiu o grub também ao ter executado o bootrec.exe a partir do Windows.

Bem, o caminho é esse mesmo proposto pelo /Anderson_Coelho/.

1) subir o sistema por um live-iso (pendrive ou cdrom) e fazer um fsck na partição em que se encontra instalado o Ubuntu, lembrando que ela ***obrigatoriamente precisa estar desmontada***, sob pena de destruir o sistema de arquivos;

2) regravar o grub, Inicialmente o caminho mais fácil é usar o Boot-Repair para essa finalidade.

Considerando que existem dois discos rígidos e que os sistemas operacionais estão em discos separados, a melhor técnica é conforme indicado pelo /Anderson_Coelho/, pois isso facilita enormente a vida para questões futuras:

"O gerenciador de boot do Windows está instalado no HD do Windows agora? Se sim, instale o Grub no HD do Linux e mude o dispositivo de boot na Bios/Setup da sua máquina. "

Para obter o boot-repair estando numa janela de Terminal do live-iso, execute:

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair

sudo apt-get update

sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair

Apenas atente para direcionar a gravação do grub no MBR do disco em que se encontra instalado o Ubuntu e depois inverter a ordem de boot no BIOS, como antes explicado.

Como até onde lembro o setup dessa sua máquina é UEFI, talvez seja necessário deixar desativado o secure boot.
« Última modificação: 22 de Julho de 2015, 20:18 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Ricardo Lima Vieira

  • Visitante
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #171 Online: 22 de Julho de 2015, 22:04 »
Perdoem a ignorância: como desabilito a inicialização rápida do W8.1? E como desativar o secure boot?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #172 Online: 22 de Julho de 2015, 22:59 »
Citar
Perdoem a ignorância: como desabilito a inicialização rápida do W8.1? E como desativar o secure boot?

Desabilitar a Inicialização Rápida (Fast Startup ou Fast Boot) no Windows é uma função que existe dentro dele, foge um pouco do escopo deste Fórum instruções quanto ao Windows propriamente dito, melhor será procurar alguma informação na internet.

Não sei muito bem como é isso em detalhes, mas em linhas gerais é ir no tal
Painel de Controle / Power Options.
Escolher o que o botão de força faz (power buttons do).
Opção Alterar Configurações Correntemente Indisponível (Change settings that are currently unavaiable)
Shutdown settings
Desmarcar "Turn on fast startup"

Tudo isso tem nomes específicos em português, mas não os tenho imediatamente disponíveis.

Como disse acima, desse modo fácil, que é pelas telas gráficas do Windows, não sei muito bem como é que faz, só sei fazer do modo mais difícil, que é alterar diretamente o registro dele e resolver a questão, mas não faça isso se não souber o que está fazendo.

desativar inicialização rápida

REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Power" /V HiberbootEnabled /T REG_dWORD /D 0 /F

desligar a hibernação

powercfg.exe /hibernate off

Considere as informações acima como mera indicação genérica do que procurar e do que deve ser feito. Confirme antes em fontes confiáveis e atualizadas do Windows. Se for usar é por sua conta e risco, não tenho especialização atualizada naquele sistema operacional, posso estar enganado e isso não valer para a específica versão do seu sistema operacional comercial.

Quanto ao Secure Boot (Inicialização Segura, o nome pode mudar conforme o fabricante, mas a ideia geral é essa) é uma função que está disponível no setup da máquina (antigo BIOS), geralmente na tela inicial aparece uma indicação de qual tecla deve ser acionada para entrar no setup (Del é uma comum; F2 às vezes) ,mas o caso concreto depende do fabricante, veja o manual do equipamento ou observe a tela inicial, sempre está escrito no rodapé.

Inicialmente tente fazer sem desabilitar o "Secure Boot", não deveria ser necessário, para a instalação padrão do Ubuntu ele é inteligente o suficiente para não precisar fazer isso (mas nem sempre isso é verdadeiro, dependendo do fabricante), porém como no seu caso se trata de **reparar** o grub, e ainda gravando na MBR de um outro disco, daí a dúvida de que possa ser necessário.

Tem muito material na internet tratando disso, por exemplo, nesse link abaixo, a fala é em inglês, porém apenas de ver as imagens é possível entender o processo, não é difícil e, se procurar um pouco, vai encontrar algum vídeo em português.

How to Disable Secure Boot - Windows 8

https://www.youtube.com/watch?v=2OCpJP4Eh88

Se for mesmo necessário desativar o "Secure Boot", depois de feito o que precisa ser feito no seu sistema, torne a ativá-lo novamente, pois não deixa de ser uma proteção interessante, necessária para quem usa Windows, em razão da altíssima vulnerabilidade daquele sistema operacional comercial.
« Última modificação: 22 de Julho de 2015, 23:12 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Ricardo Lima Vieira

  • Visitante
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #173 Online: 23 de Julho de 2015, 07:39 »
Companheiros Anderson_Coelho e druidaobelix: Obrigado pelas dicas, mas a situação ficou feia aqui. Tive de fazer uma "Retirada de Dunquerque": Via dvd ISO, penetrei na pasta Home, e lá estavam intactos meus arquivos pessoais - os das pastas Documentos, Videos, Músicas e Imagens". Consegui transferi-los todos para um hd externo.

Acabei por formatar o hd do Ubuntu e reinstalá-lo. Estou aqui com ele agora. A primeira coisa foi uma atualização automàtica de mais de 400MB, e já escrevo a partir do Firefox 39 dele. O trabalho qe terei agora será reinstalar os programas que não são nativos (tipo Handbrake, VLC, Base) e alguns ajustes finos que aprendi ao longo do tempo.

Fiquei um dia sem o Ubuntu e fez falta realmente. Aos poucos tenho migrado do Win pra ele, e o Win só permanece para determinadas funções, como gerenciamento de meu acervo de livros, um programa que meu irmão criou pra mim. Exemplo do uso massivo que faço do Ubuntu: o Libre Office; detesto a versão do MS Office que vem com os tais "ribbons"; há mais de vinte anos estou acostumado com os menus e caixas de diálogo do antigo Office, e o LibreOffice me serve maravilhosamente - sei que este roda também no Windows, mas é Linux em um Linux que eu quero).

Até.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #174 Online: 23 de Julho de 2015, 13:38 »
Congratulações, /Ricardo Lima Vieira/, e obrigado por compartilhar a solução.

O ocorrido apenas reforça a importância e o quanto é saudável manter sempre um backup dos arquivos pessoais. Só o backup salva, o resto é tentativa.

Quero anotar que independentemente da existência atual de qualquer problema, um sistema em dual boot com o Windows requer que seja desligado o mencionado Fast Startup e bem assim o recurso de Hibernação.

Note que isso é válido não apenas para um dual boot entre Linux e Windows, como também para um dual boot ou multiboot entre versões diferentes do próprio Windows (por exemplo, ter no mesmo computador a versão 7 e a versão 8 do Windows).

Se não desligar vai dar problema, é mandatório que seja feito, são formas incompatíveis de trabalhar. O Fast Startup é um sistema híbrido de hibernação e assim como a própria hibernação amazenam um estado temporário (como se fosse uma fotografia) dos discos rígidos usados pelo Windows e não podem ser acessados pelo Linux (ou por um outro Windows) sob pena de corromper aquele estado.

Dessa forma, o desligamento do Windows deve ser sempre completo, não é possível usar o recurso de hibernar e pela mesma característica não é possível usar o Fast Startup.
« Última modificação: 23 de Julho de 2015, 13:40 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #175 Online: 23 de Julho de 2015, 15:56 »
Se não desligar vai dar problema, é mandatório que seja feito, [...]

Druidaobelix, sabe o que é interessante sobre isso? Tenho o Windows 10 Technical Preview aqui, e há um tempo atrás, quando eu havia instalado ele para depois instalar o Lubuntu, percebi que não havia a opção de desligar a "Inicialização Rápida", pelo menos graficamente (provavelmente essa opção deve voltar na versão final). Mas aí fui instalar o Lubuntu desconfiado que ia dar problema, mas, para minha surpresa, o particionador da instalação do Ubuntu e o Grub reconheceram o SO da MS sem problemas. Inclusive, já fiz várias atualizações até no W10 e nada de problema de inicialização. Mas nunca testei no W8, e creio que isso pode variar de computador para computador, porém considero altamente aconselhável desativar essa opção também.

Detalhe: apesar de tudo, não consigo montar a partição do Windows pelo Lubuntu.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #176 Online: 23 de Julho de 2015, 17:31 »
Veja, /Anderson_Coelho/,

Desabilitar o Fast Startup não é em razão do grub ou do particionamento e sim em função da impossibilidade de acessar as partições Windows em modo rw (read-write) sem fazer um estrago, isto é, sem o risco de perder dados.

Quando a função hibernar/fast startup está ativa o Windows o faz salvando as informações do sistema num arquivo chamado hiberfil.sys e quando vai reiniciar ele o faz a partir desse arquivo e não do que está gravado no filesystem.

Se você entra pelo Linux e vai lá e altera dados no filesystem o Windows não sabe que você fez isso e quando for reiniciar vai pegar os dados do hiberfil.sys, o que irá gerar uma inconsistência, isto é, o que você gravou através do Linux irá se perder, daí porque nesse caso, isto é, quando o hiberfil.sys está ativo o Ubuntu irá permitir acesso somente ro (read only).

Até onde sei essa característica está mantida no Windows 10, o problema é o mesmo quando se pretende utilizar dual ou multi boot.
« Última modificação: 23 de Julho de 2015, 17:34 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #177 Online: 23 de Julho de 2015, 20:36 »
Interessante. Eu já li relatos de que a opção fast startup poderia impedir que a partição do Windows não fosse reconhecida pela tabela de partições do live isso. Deduzo que isso afetaria o Grub no sentido de não reconhecer o Windows. Embora eu nunca tenha notado isso na prática. No mais, pelo que eu já percebi, por padrão o Linux não monta essas partições automaticamente ou apenas com um clique no painel lateral do gerenciador de arquivos, então é uma operação que só deverá ser feita se o usuário realmente "forçar" (o que daria problemas, como você escreveu). Mas é bom prevenir.

Ricardo Lima Vieira

  • Visitante
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #178 Online: 01 de Agosto de 2015, 18:53 »
Olá.

Como os companheiros devem saber, tenho o Ubuntu 14.04 em dual boot com o W8.1. E deu um trabalhão pra instalar, à época. O grub acabou ficando no HD do W8.1 (500GB), enquanto o Ubuntu propriamente dito foi instalado no outro HD (2TB).

Proximamente haverá a atualização para o W10. Se optar por fazê-lo, sei que anulará o dual boot. Pesquisando, achei uma dica no blog do Edivaldo Brito (que sempre dá boas dicas). Aparentemente fica fácil reintroduzir o grub (vejam em http://www.edivaldobrito.com.br/recuperando-o-boot-grub-ubuntu-depois-de-instalar-o-windows/). Porém, ao digitar no terminal a opção "sudo fdisk -l", aparece seguinte informação:

ricardo@ricardo-All-Series:~$ sudo fdisk -l
[sudo] password for ricardo:

Disk /dev/sda: 500.1 GB, 500106780160 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 60801 cylinders, total 976771055 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk identifier: 0x1d9022b3

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sda1   *        2048      206847      102400    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda2          206848   976766975   488280064    7  HPFS/NTFS/exFAT

Disk /dev/sdb: 2000.4 GB, 2000398934016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 243201 cylinders, total 3907029168 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes
Disk identifier: 0x00016a8a

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sdb1            2048  3896483839  1948240896   83  Linux
/dev/sdb2      3896485886  3907028991     5271553    5  Extended
Partition 2 does not start on physical sector boundary.
/dev/sdb5      3896485888  3907028991     5271552   82  Linux swap / Solaris
ricardo@ricardo-All-Series:~$

Ou seja, já que boot está no disco do W8.1, o que eu deveria alterar nas indicações do Edivaldo?

Quem puder dar dica, desde já agradeço.

Creto

  • Visitante
Re:Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB .
« Resposta #179 Online: 01 de Agosto de 2015, 19:05 »
Olá,

Se puder poste ai a saida de um comando:

Código: [Selecionar]
cat /boot/grub/grub.cfg
E coloque a saída do comando dentro do BBcode "code (sem espaços) assim >==>> [ c o d e ] saida_de_comando [ / c o d e ]

T+