Perdoem a ignorância: como desabilito a inicialização rápida do W8.1? E como desativar o secure boot?
Desabilitar a Inicialização Rápida (Fast Startup ou Fast Boot) no Windows é uma função que existe dentro dele, foge um pouco do escopo deste Fórum instruções quanto ao Windows propriamente dito, melhor será procurar alguma informação na internet.
Não sei muito bem como é isso em detalhes, mas em linhas gerais é ir no tal
Painel de Controle / Power Options.
Escolher o que o botão de força faz (power buttons do).
Opção Alterar Configurações Correntemente Indisponível (Change settings that are currently unavaiable)
Shutdown settings
Desmarcar "Turn on fast startup"
Tudo isso tem nomes específicos em português, mas não os tenho imediatamente disponíveis.
Como disse acima, desse modo fácil, que é pelas telas gráficas do Windows, não sei muito bem como é que faz, só sei fazer do modo mais difícil, que é alterar diretamente o registro dele e resolver a questão, mas não faça isso se não souber o que está fazendo.
desativar inicialização rápida
REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Power" /V HiberbootEnabled /T REG_dWORD /D 0 /F
desligar a hibernação
powercfg.exe /hibernate off
Considere as informações acima como mera indicação genérica do que procurar e do que deve ser feito. Confirme antes em fontes confiáveis e atualizadas do Windows. Se for usar é por sua conta e risco, não tenho especialização atualizada naquele sistema operacional, posso estar enganado e isso não valer para a específica versão do seu sistema operacional comercial.
Quanto ao Secure Boot (Inicialização Segura, o nome pode mudar conforme o fabricante, mas a ideia geral é essa) é uma função que está disponível no setup da máquina (antigo BIOS), geralmente na tela inicial aparece uma indicação de qual tecla deve ser acionada para entrar no setup (Del é uma comum; F2 às vezes) ,mas o caso concreto depende do fabricante, veja o manual do equipamento ou observe a tela inicial, sempre está escrito no rodapé.
Inicialmente tente fazer sem desabilitar o "Secure Boot", não deveria ser necessário, para a instalação padrão do Ubuntu ele é inteligente o suficiente para não precisar fazer isso (mas nem sempre isso é verdadeiro, dependendo do fabricante), porém como no seu caso se trata de **reparar** o grub, e ainda gravando na MBR de um outro disco, daí a dúvida de que possa ser necessário.
Tem muito material na internet tratando disso, por exemplo, nesse link abaixo, a fala é em inglês, porém apenas de ver as imagens é possível entender o processo, não é difícil e, se procurar um pouco, vai encontrar algum vídeo em português.
How to Disable Secure Boot - Windows 8
https://www.youtube.com/watch?v=2OCpJP4Eh88Se for mesmo necessário desativar o "Secure Boot", depois de feito o que precisa ser feito no seu sistema, torne a ativá-lo novamente, pois não deixa de ser uma proteção interessante, necessária para quem usa Windows, em razão da altíssima vulnerabilidade daquele sistema operacional comercial.