Autor Tópico: Ver o espaço do meu hd  (Lida 32722 vezes)

Offline jacareds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Ver o espaço do meu hd
« Online: 28 de Dezembro de 2006, 11:44 »
Gente !   Como eu vejo os dados, de meu hd? tipo tamanho, espaço ocupado, espaço livre, etc

arlei

  • Visitante
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2006, 11:51 »
Tem uma opção de menu em Sistemas > Preferencias > Discos se não me falha a memória, mais é muito mais pratico vc abrir um terminal e executar o comando.

Citar
df -h

T+
Arlei

Offline jacareds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2006, 12:29 »
Legal Arlei!
Muito Obrigado!
Descobri que meu hd esta lotado!
Tem algum temporario, ou algum lugar onde se armazena os downloads de sistema antes da instalação!  Em fim, o que será que eu posso apagar?

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2006, 12:41 »
Se quiser ver algo mais específico pode usar o du:
Citar
du -sh diretorio

Mais informações:
Citar
man du

[ ]'s.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2006, 12:53 »
Ei, jacareds, pela sua pergunta vejo que ainda é um usuário inicante e como tal pode evitar ferramentas do "modo texto" ou o próprio até atingir o domínio das atividades básicas que desenvolvemos sobre o sistema operacional. Creio que visualizar as informações referentes ao espaço ocupado e disponível em seu disco rígido seja uma delas.

Então, você pode utilizar tanto a ferramenta gráfica para análise de uso do disco Baobab como o chamado Monitor do Sistema, um monitor de carga do sistema capaz de mostrar gráficos para CPU, RAM e uso de espaço de swap, além de tráfego de rede. Procure nos painéis da área de trabalho do Gnome as ferramentas que mencionei.

arlei

  • Visitante
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2006, 13:29 »
Ei, jacareds, pela sua pergunta vejo que ainda é um usuário inicante e como tal pode evitar ferramentas do "modo texto" ou o próprio até atingir o domínio das atividades básicas que desenvolvemos sobre o sistema operacional. Creio que visualizar as informações referentes ao espaço ocupado e disponível em seu disco rígido seja uma delas.

Então, você pode utilizar tanto a ferramenta gráfica para análise de uso do disco Baobab como o chamado Monitor do Sistema, um monitor de carga do sistema capaz de mostrar gráficos para CPU, RAM e uso de espaço de swap, além de tráfego de rede. Procure nos painéis da área de trabalho do Gnome as ferramentas que mencionei.

arsolto,

embora todo respeito que devemos a sua opinião, terei que discordar da mesma.
Acho que independente de novato ou não, o modo texto, seja via terminal ou diretamente no console tem que ser explorado pelo usuário. E afirmo isso baseando-se em mim mesmo, ou seja, muito do conhecimento que hj tenho sobre Linux se deve ao fato te ter sempre me esforçado em aprender a usar o shell e não me restringir a um simples clicar em uma opção de menu ou mesmo um icone no desktop.
Portanto acho que mesmo para o usuário iniciante é importante incentivarmos o uso da linha de comando, para forçar o mesmo a buscar maiores informações a respeito, sendo que no caso da GUI o usuário até por se sentir mais seguro não se esforça em buscar realmente o que esta acontecendo, simplesmente se limitando a clicar ali e ver o resultado.

T+
Arlei

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2006, 13:43 »
Ei, arlei, o que lhe garante que as pessoas utilizam GNU/Linux com objetivo de se obter conhecimento sobre o mesmo? Aprenda comigo uma coisa: GNU/Linux pode ser UM MEIO para ouvir música, assistir a filmes, comunicar-se com alguém que mora distante de nós, desenvolver trabalhos escolares e nada mais.

Você fala como se todos usuários entrassem para a comunidade Ubuntu, bem como neste fórum com o mesmo objetivo: aprender sobre GNU/Linux. Mas nem sempre é este o desejo dos usuários de microcomputadores e sistemas. Utilizar GNU/Linux não é sinônimo de buscar a fundo sua substancialidade. Por favor, me poupe!

arlei

  • Visitante
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2006, 13:48 »
Muito bem,

e como vc sabe qual é o objetivo de nosso amigo la de cima? De para "ele" as opções, e deixe que ele escolha o quer para si.

T+
Arlei

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2006, 13:53 »
E qual foi a pergunta do nosso amigo?

Gente !   Como eu vejo os dados, de meu hd? tipo tamanho, espaço ocupado, espaço livre, etc

Repare que ele não perguntou como desenvolver tal atividade em "modo texto" ou em "modo gráfico". Você respondeu da maneira que considerou conveniente e eu também. Mas ainda acho que falta bom senso aqui no fórum.

Offline jacareds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2006, 13:54 »
Arsolto!
Como o Arlei eu tenho a mesma opinião! Não sou um iniciante em linux não , sofri muito e ainda sofro (como vc vé..) com o linux!  Não sou um programador, nem tão pouco um administrador de rede! Sou um usuario que gosta.. e gosta muito de meche no sistema coisa que com o windows não dava (muito)!
Cara eu sou um profissional de animação 3D...a infinidade de commandos e scripts que eu tenho que fazer num dia, é loucura ...eu não sei como vcs programadores conseguem decorar tanto comando no linux, para um usuario normal, que tem que mexer com uma outra infinidade de programas no seu dia dia ...não funciona!
Eu uso windows nome trabalho, e é tão maravilhoso ver que basta eu colocar o mouse em cima do icone do hard disk pra ele me dar toda informação de que eu preciso! depois de um dia interiro de trabalho isso é o maximo que eu posso exigir do meu cerebro!
Mas vc não responderam minha pergunta o que eu posso apagar de inutil no linux par aliviar o meu HD!
Thanks
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2006, 13:59 por jacareds »

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2006, 14:03 »
Pesquise no fórum Ubuntu a resposta para sua pergunta. Há muitos e muitos tópicos que tratam sobre o assunto. Digite a palavra "limpeza" ou "limpeza + espaço" na parte cabível da ferramenta de busca contida aqui.

arlei

  • Visitante
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2006, 14:10 »
E qual foi a pergunta do nosso amigo?

Gente !   Como eu vejo os dados, de meu hd? tipo tamanho, espaço ocupado, espaço livre, etc

Repare que ele não perguntou como desenvolver tal atividade em "modo texto" ou em "modo gráfico". Você respondeu da maneira que considerou conveniente e eu também. Mas ainda acho que falta bom senso aqui no fórum.

arsolto,

se vc observar melhor minha primeira resposta vera que embora não me recordando corretamente o local, passei para o mesmo as 2 opções, ou seja, para ver em "modo gráfico" e em "modo texto". Mais amigo, não quero estender isso além, afinal estamos todos aqui com um mesmo objetivo, de ajudar e ser ajudado, e da minha parte sempre procuro avaliar bem minhas colocações, sempre com o maior bom senso, mais lógico, infelizmente nem sempre isso é alcançado, nem por mim bem como com certeza nem por vc.

Mas vc não responderam minha pergunta o que eu posso apagar de inutil no linux par aliviar o meu HD!

jacareds,
como esta particionado e montado o sistema de arquivos deste seu HD, acho que com isso ficara mais facil de alguem tentar lhe ajudar.

T+
Arlei



Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2006, 14:18 »
Como o usuário não informou qual versão do Ubuntu está utilizando e me parece novo aqui no fórum, considerei que ele já está com a mais atual instalada em seu computador, o Edgy Eft. Por isso, falei sobre Baobab, que não vem instalado por padrão no Dapper Drake. Você, por outro lado, levou ele para uma caminho gráfico inexistente na versão 6.10:

Código: [Selecionar]
Sistemas > Preferencias > Discos

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2006, 14:19 »
Arsolto!
Como o Arlei eu tenho a mesma opinião! Não sou um iniciante em linux não , sofri muito e ainda sofro (como vc vé..) com o linux!  Não sou um programador, nem tão pouco um administrador de rede! Sou um usuario que gosta.. e gosta muito de meche no sistema coisa que com o windows não dava (muito)!
Cara eu sou um profissional de animação 3D...a infinidade de commandos e scripts que eu tenho que fazer num dia, é loucura ...eu não sei como vcs programadores conseguem decorar tanto comando no linux, para um usuario normal, que tem que mexer com uma outra infinidade de programas no seu dia dia ...não funciona!
Eu uso windows nome trabalho, e é tão maravilhoso ver que basta eu colocar o mouse em cima do icone do hard disk pra ele me dar toda informação de que eu preciso! depois de um dia interiro de trabalho isso é o maximo que eu posso exigir do meu cerebro!
Mas vc não responderam minha pergunta o que eu posso apagar de inutil no linux par aliviar o meu HD!
Thanks

Pode apagar os caches.
Infelizmente não sei como fazer isso utilizando uma ferramenta gráfica, mas nem por isso vou deixar de lhe propor uma solução:
Cache do apt - todos os pacotes/programas que você instala a partir da internet/CDROM são colocados em cache no seu sistema, a não ser que você tenha pré-definido para não o fazer:
O cache do apt fica localizado em /var/cache/apt/archives/ mas não apague os arquivos diretamente.
Para ver quanto espaço eles estão ocupando:
Citar
du -sh /var/cache/apt/archives/

Para limpar o cache do apt:
Citar
sudo apt-get clean all

PS: Limpando o cache do navegador de internet também é possível ganhar alguns MB.

Espero que ajude, [ ]'s.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline gansinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
Re: Ver o espaço do meu hd
« Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2006, 16:41 »
desculpa, não gosto de por lenha na fogueira mais você foi meio contraditório...
entre
Arsolto!
Como o Arlei eu tenho a mesma opinião! Não sou um iniciante em linux não , sofri muito e ainda sofro (como vc vé..) com o linux!  Não sou um programador, nem tão pouco um administrador de rede! Sou um usuario que gosta.. e gosta muito de meche no sistema coisa que com o windows não dava (muito)!

e
Eu uso windows nome trabalho, e é tão maravilhoso ver que basta eu colocar o mouse em cima do icone do hard disk pra ele me dar toda informação de que eu preciso! depois de um dia interiro de trabalho isso é o maximo que eu posso exigir do meu cerebro!
!!!
amigo, ninguém te subestimou, concordo com o arlei e com o arsolto
só que concordo com o arsolto quando ele diz que para um usuário iniciante o modo gráfico é mais eficiente... se quer entender, tente editar uma simples configuração no xorg usando o vi e o gedit... talvez vc nem mesmo saiba salvar no vi, talvez nem queira saber, talvez isso não mude sua vida e só vai te embananar.
Por isso eu sempre dou (como o arlei) as opções, só que como o arsolto, quando acho q o usuário não está bem ambientado, ou simplesmente não quer ser um rato de terminal eu indico o modo gráfico que pode ajudá-lo mais eficientemente...
sobre liberar espaço, não tem muito segredo... voce tem aplicativos q poderia desinstalar? muitos downloads que poderia gravar em cd/DVD?
Para gravação recomendo o K3b, muito completo, com interface amigável e com um pinguim simpatissíssimo  (yeah! 5 "s" em uma só palavra... só eu e a hebe ! mesmo)em uma das skins
Para desinstalar programas, o bom e velho "adicionar ou remover" no menu aplicativos (claro que voce pode usar o apt-get, mais dará muito mais trabalho... se quiser pode procurar por tutoriais de como usar o apt-get, tem vários pelo fórum e pela internet).
Espero ter ajudado e "acalmado" os animos
[]'s todos...