Autor Tópico: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu pelo Wine  (Lida 53973 vezes)

Offline Blakermago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Instalando Lineage II C4 no Ubuntu pelo Wine
« Online: 28 de Dezembro de 2006, 21:53 »
Bom esse é meu primeiro tutorial, vou tentar deixar o mais explicado possível.

Para instalar o Lineage vamos precisar de uma versão diferente do wine, essas versões que tem nos repositórios do Ubuntu quanto no WineHQ não funcionam, ou pelo menos até essa última versão.
Se tiver outro wine instalado vai precisar desinstalar ele. E além de desinstalar o wine, a pasta .wine também precisa ser excluída, se você tiver muitas coisas instaladas tente só apagar a pasta do windows, que também pode dá certo.

Agora vamos ao que interessa.

Faça o Download http://rapidshare.com/files/9322085/LineageII.tar.gz do wine e de um registro que serve para fazer o mouse funcionar dentro do jogo.

Depois do arquivo baixado, vá até a pasta onde ele está e digite:

tar -xvf LineageII.tar.gz

Vão aparecer dois arquivos, primeiramente vamos instalar o wine:

sudo dpkg -i wine_0.9.18-1_i386.deb

Depois dele instalado vamos configura-lo:

winecfg

Ele vai instalar a pasta .wine ou no caso só a pasta windows, com o winecfg aberto mude a versão do windows para o XP, na aba de Drives dá um autodetect para reconhecer todos os drives e na aba Graphics vá em Direct3d e deixe como none. Feche o  winecfg.

Depois de configurado precisamos instalar o arquivo mouse:

wine regedit

Com o regedit aberto vá no menu Registro, Importar Arquivo do Registro e selecione o arquivo mouse, depois disso pode fechar o regedit.

É obrigatório ter o instalável do jogo, pois precisa fazer a instalação do mesmo como no windows, senão não pode funcionar. E ai é só entrar no DVD e executar:

wine setup.exe

Vai aparecer as telas para instalação, provavelmente vai aparecer sobre o directx mas é só dar ok e  ai é só next até terminar.

Jogando..

Procure um server C4,  baixe o patch dele e antes de instalar renomeie ou apague a pasta system que está dentro da pasta do jogo, ai é só instalar o patch na pasta onde foi instalado o jogo. Para executar tem que executar o arquivo l2.exe que está dentro da pasta system do jogo.
Para não ter que entrar toda vez na pasta do wine para executar o jogo, no Desktop clique com o botão direito, selecione criar lançador coloque o nome Lineage e no comando coloque:

wine "C:\Arquivos de programas\Lineage II\system\L2.exe"

Pronto é só clicar no atalho e bom jogo.

Bugs:

O arquivo mouse tem que ser colocado no registro senão o mouse não sai do centro.
Sempre na hora da execução vai aparecer que o Slot AGP não está ativado, só dar ok para continuar.
De vez em quando da um erro do directx mas é só executar o jogo denovo.
O mouse não ficou com a cara boa mas eu jogo sem problemas.
Não aparece o nome do lugar quando você entra nele mas se tem o mapa.


Servido do jogo C4

http://www.templariosl2.com



« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2007, 18:04 por Blakermago »

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2006, 02:41 »
Muito bom kra, já consegui baixar o wine, instalá-lo e também consegui instalar o jogo. Agora estou baixando o patch, só não consegui criar uma conta no horyu ainda.

Quanto ao problema do game guard ele persiste, logo que abro o jogo aparece uma mensagem referente ao game guard.

Acredito que já é algum tipo de progresso se funcionar dessa forma, mas ainda assim é bastante limitado aos servidores que possuem patch (esses patch fazem modificações no jogo e uma delas é remover o game guard).

Já nos servidores onde não há patch e somente é necessários mudar o hosts fica mais complicado, mas já temos um ponto de partida, se o jogo rodar com desempenho razoável vou começar a fazer testes e ver se consigo remover o game guard do instalador do jogo.

Valeu pelo tutorial, estou fazendo vários testes ainda, postarei os resultados aqui em breve.

EDITADO::: já baixei o patch, consegui instalar ele, mas deu um erro no final dizendo "não foi possível criar os atalhos", nada de importante eu acho.
Vou tentar abrir a tela do jogo agora.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2006, 02:45 por Akuhn »
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Blakermago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2006, 09:57 »
Na Realidade esse atalho seria o atalho do l2.exe como eu passei no tutorial, mas como ele é atalho do ruindows ele não funciona, por isso o erro.
O cadastro lá é meio chato tenta na parte de esqueceu a senha ai eles te mandam um e-mail com a nova senha e só ai você consegue ascessar o site.
Da erro do gameguard por ser a pasta system do original, a pasta do horyu não usa ele.

Aguardo os resultados.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2006, 10:02 por Blakermago »

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2006, 00:31 »
Muito bem, resolvi o problema que eu estava tendo.

Eu tinha carregado o módulo gamecon do kernel para usar meu joystick de porta paralela. Removi o módulo da memória e funcionou.
E pensar que eu removi 3 vezes e instalei denovo pra ter certeza, eheheh.

O jogo roda bem, desempenho bom, mas não consigo som no jogo e também não consegui achar uma resolução para aparecer os menus onde coloca as skills.

No mais tudo funcionando, grande abraço e valeu pela ajuda colega.

Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Blakermago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2006, 09:15 »
Sobre o som tenta ver o som no winecfg, tenta ver se tem mais opções, no caso do menu num é a resolução é o pacht da horyu, para mudar da um alt + x vá na parte de configuração e que tem video,som e geral ve se vc acha um botão inicializar e ai ele carrega os menus que faltam...

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu pelo Wine
« Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2006, 02:37 »
Alguem sabe onde baxo o Lineage II Ch4??? no site do Lineage só tem o Ch5 e no horyu o link ta quebrado... Nem adicionando o Link no downloader ele baxa...

Valeu.
Abraços.

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu pelo Wine
« Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2006, 13:20 »
Alguem sabe onde baxo o Lineage II Ch4??? no site do Lineage só tem o Ch5 e no horyu o link ta quebrado... Nem adicionando o Link no downloader ele baxa...

Valeu.
Abraços.

http://ftp.headoff.com/GameDemos/Lineage2-TheChaoticChronicle/L2_C4_Installer.zip
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu pelo Wine
« Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2006, 15:01 »
Alguem sabe onde baxo o Lineage II Ch4??? no site do Lineage só tem o Ch5 e no horyu o link ta quebrado... Nem adicionando o Link no downloader ele baxa...

Valeu.
Abraços.

http://ftp.headoff.com/GameDemos/Lineage2-TheChaoticChronicle/L2_C4_Installer.zip

Ahh vlw... eu achei esse Url na net... e achei alguns outros... um que eu achei era do site gamershell o download baixava a 100 ~ 120 kbps, só que se cancelado não daria para resumir, e eu n posso deixar o computador ligado direto... então parti para esses urls, só que ele baixa o download a 0.3 ~ 0.7 kbps... nem internet discada fica tão lento... n tem nem condições... bom acho que vou baixar o do gamershell mesmo e deixar o PC ligado até baixar os 2gb...

___________________________________________________________________________________
EDIT: Url da GamersHell http://www.gamershell.com/download_12986.shtml

Tempo Estimado para o término do Download:
Gamershell =  + ou - 4 horas
Outros Urls = + ou - 900 horas

Qual dos dois será que é melhor?AahUEhUEhU
___________________________________________________________________________________

Abraços.
Natureba.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2006, 15:08 por Natureba »

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu pelo Wine
« Resposta #8 Online: 01 de Janeiro de 2007, 21:08 »
Só pra reportar para vocês:

Eu também tive problema para descompactar o arquivo Lineage_II_C4.zip, quando chegava no arquivo data2.cab (2.3gb).

Tentei pelo unzip e não deu certo, daí peguei uma versão que eu tinha em um DVD já descompactada.

Só pra reportar, pois se alguém tiver esse mesmo problema teremos que achar uma solução.

Estou agora lutando para fazer o som funcionar.

[ ]'s.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu pelo Wine
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2007, 00:29 »
Eu denovo,

Finalmente consegui fazer o som funcionar.
Abrir o winecfg depois na aba Audio bem embaixo tem as configurações do Direct Sound lá eu deixei assim:
Hardware Acceleration = Full
Default Sample Rate = 48000
Default Bits per Sample = 16
Driver Emulation eu deixei desmarcado.

Também tive que desativar o esound:
Citar
sudo killall esd
Ou para desativar por completo:
Sistema --> Preferências --> Som e desmarcar a opção "Habilitar mixagem por software (ESD)".
PS: isso vai tirar os sons do gnome.

PS: se alguém souber onde posso fazer upload de imagens, daí eu posto algumas screenshots aqui também.

Fiz também o jogo em tela cheia.
Na aba Graphics eu desmarquei a opção "Emulate Virtual Desktop", mas para funcionar certinho que usar a mesma resolução do Desktop no jogo.

Ah, quero agradecer ao Blakermago pela tutorial e dizer que a dica para aparecer os menus funcionou 100%, já estou jogando no Bartz, estou fazendo uma maga elfa negra, Neftaly o nome dela.

Encontrei também no site do winehq umas dicas interessantes, para quem se interessar aí vai:
http://appdb.winehq.org/appview.php?iAppId=2273

Tem sobre todas as versões, o que já foi testado e tudo mais, parece que estão empenhados em colocar o C5 para funcionar.

Vou fazer um teste agora com a versão mais atual do wine para ver se funciona o jogo ou se é só com essa 0.9.18 que funciona, depois eu posto o resultado.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2007, 20:29 por Akuhn »
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu pelo Wine
« Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2007, 01:48 »
Tentei instalar a versão 0.9.28 que tem suporte ao Alsa, OSS, ESD, ARTS, mas não roda o jogo, então por enquanto nem adianta tentar outras versões, é o que diz no próprio winehq também.

[ ]'s a todos.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu pelo Wine
« Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2007, 10:17 »
Só pra reportar para vocês:

Eu também tive problema para descompactar o arquivo Lineage_II_C4.zip, quando chegava no arquivo data2.cab (2.3gb).

Tentei pelo unzip e não deu certo, daí peguei uma versão que eu tinha em um DVD já descompactada.

Só pra reportar, pois se alguém tiver esse mesmo problema teremos que achar uma solução.

Estou agora lutando para fazer o som funcionar.

[ ]'s.

Bom eu como tenho Linux e Windows eu baixei o jogo pelo Get Right do Windows e descompactei diretamente pelo WinRar e nao ocorreu problema algum... Talvez se esses arquivos tivessem sido compactados por um compactador de Linux esse problema nao aconteceria...

Abraços.
Natureba.

Offline Blakermago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu pelo Wine
« Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2007, 12:26 »
Tentei instalar a versão 0.9.28 que tem suporte ao Alsa, OSS, ESD, ARTS, mas não roda o jogo, então por enquanto nem adianta tentar outras versões, é o que diz no próprio winehq também.

[ ]'s a todos.

É infelizmente só a 0.9.18 mesmo, e aindo tenho mais novidades eu consegui fazer funcionar no cedega, quem tiver ele instalado, vai ser uma boa opção de instalação, é claro que como sempre alguns bugs, mas eu estou agora jogando por ele, hoje a noite eu acrescento ao tutorial a parte do cedega que inclusive é muito facil de instalar e jogar "Quase igual ao Ruindows"...
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2007, 12:35 por Blakermago »

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu pelo Wine
« Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2007, 12:56 »
PQP... eu demorei 5 horas pra baixar o jogo.... 30 minutos pra instalar o jogo... ai abri o jogo e o que acontece???
Mais 3 meses e meio com o PC LIGADO para baixar todas as atualizações... VSF preciso de um HD sozinho pro jogo??? 2.3gb o ZIP do jogo, depois de dezipado ocupou mais 2.4 gb... depois de instalado a pasta dele ocupa mais 5gb.. ja foram 10gb nessa brincaderinha... e depois da atualização??? mais uns 30 gb pelo visto....

Abraços.
Natureba.

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Instalando Lineage II C4 no Ubuntu pelo Wine
« Resposta #14 Online: 02 de Janeiro de 2007, 13:23 »
PQP... eu demorei 5 horas pra baixar o jogo.... 30 minutos pra instalar o jogo... ai abri o jogo e o que acontece???
Mais 3 meses e meio com o PC LIGADO para baixar todas as atualizações... VSF preciso de um HD sozinho pro jogo??? 2.3gb o ZIP do jogo, depois de dezipado ocupou mais 2.4 gb... depois de instalado a pasta dele ocupa mais 5gb.. ja foram 10gb nessa brincaderinha... e depois da atualização??? mais uns 30 gb pelo visto....

Abraços.
Natureba.

Amigo, pelo jeito você não leu/entendeu corretamente o tutorial.

Ele é para Lineage II C4, se você rodar as atualizações ele vai virar C5.

Leia atentamente essa parte:
Citar
Jogando..

Procure um server C4,  baixe o patch dele e antes de instalar renomeie ou apague a pasta system que está dentro da pasta do jogo, ai é só instalar o patch na pasta onde foi instalado o jogo. Para executar tem que executar o arquivo l2.exe que está dentro da pasta system do jogo.
Para não ter que entrar toda vez na pasta do wine para executar o jogo, no Desktop clique com o botão direito, selecione criar lançador coloque o nome Lineage e no comando coloque:

wine "C:\Arquivos de programas\Lineage II\system\L2.exe"

Dúvidas? Comente...
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689