Autor Tópico: como gerar um cd do ubuntu, com minhas personalizações para instalar em outras m  (Lida 9822 vezes)

Offline fbelota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Instalei o Ubuntu 6.06 LTS no meu trabalho, configurei, personalizei e instalei da maneira que eu preciso, agora gostaria de gerar um cd para poder instalar na minha casa e nas maquinas dos meus amigos, para não ter que configurar tudo de novo.
Tem como ser feito isto, pois tudo que achei foi para personalizar o live-cd, no meu caso eu tenho o Ubuntu instalado em minha maquina com tudo configurado e não queria ter que fazer todos os procedimentos que fiz antes.

Muito obrigado pela ajuda...

arlei

  • Visitante
Re: como gerar um cd do ubuntu, com minhas personalizações para instalar em outr
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2006, 11:02 »
Bem,
no caso dos programas que vc instalou nesta sua maquina e quer ter tbem nas outras sem ter que ficar baixando da web tudo novamente, vc pode usar o APTonCD. Existem tbem alguns tópicos sobre esse programa aqui mesmo no forum, bastando vc fazer uma busca pelo mesmo.

T+
Arlei

Offline fbelota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: como gerar um cd do ubuntu, com minhas personalizações para instalar em outr
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2006, 11:12 »
obrigado,

Mas, além disso tem as configurações de tela, menus, barras, janelas de inicio de sessão entre outras personalizações e eu queria colocar tudo junto num cd ou dvd, como se fosse uma nova distro.

arlei

  • Visitante
Re: como gerar um cd do ubuntu, com minhas personalizações para instalar em outr
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2006, 12:52 »
fbelota,

as suas configurações pessois ficam armazenadas em arquivos e sub-diretórios dentro do seu $HOME, portanto acredito que se vc fizer uma cópia destes arquivos e transferi-los para o outro $HOME nas outras maquinas isso poderá ser preservado.
Mais cuidado, não é só esse tipo de informação que é armazenada no seu $HOME, muitas outras como seus e-mails, o bookmarks do navegador entre outras, então muita atenção com o que vc ira transferir de um usuário para outro.

Nota: Não tenho certeza que essa seja a solução mais adequada para essa sua questão, mais acho que se bem aplicada pode ser viável.

T+
Arlei

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: como gerar um cd do ubuntu, com minhas personalizações para instalar em outr
« Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2006, 13:02 »
é impressao minha ou na verdade vc ta kerendo eh cria sua propria distro do ubuntu, kero dize q tem como sim mas vc tem q ter  conhecimentos amplos e tempo, o q vc pode fazer é usar a dica do nosso amigo,arlei pra carrega os programas q vc ta usando juntu com um script pra reconfiigura, a outra makina o q é bem mais facil...

Offline fbelota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: como gerar um cd do ubuntu, com minhas personalizações para instalar em outr
« Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2006, 14:57 »
Daniel, ñ sei se uma nova distro, mas é mais ou menos isso mesmo, pois quero colocar na minha  casa no computador dos meus filhos, e da minha esposa. E varios amigos gostaram muito de como ficou na minha máquina que vivem me pedindo para mim fazer na maq. deles, só que é muito trabalhoso repetir o trabalho de quase uma semana. Se for o caso de criar uma distro e isto for possivel, porque não? tenho tempo, agora o conhecimento ainda estou engatinhando, mas com a ajuda de todos vcs e de diversos foruns que tem por ai, até que não seria uma má ideia.

Muito obrigado pela atenção e conto com a ajuda de todos vcs...

Offline gansinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
Re: como gerar um cd do ubuntu, com minhas personalizações para instalar em outr
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2006, 15:58 »
fbelota, muito legal sua iniciativa de querer espalhar o ubuntu... só que pense bem, isse trabalho de uma semana foi no seu computador do trabalho, em casa é outra configuração ou seja, você terá invariavelmente trabalho...
fora isso esse "uma semana de trabalho" foi pra vc aprender concorda? se for pra repetir você não acha que fará muito mais rápido (a primeira vez q instalei driver de placa de vídeo passei 2 dias, hj faço em 10 minutos)?
mas mesmo assim podemos te ajudar, a dica do arlei é muito bem vinda, pois vai te economizar pelo menos o tempo de download e de edição de sources.list e apt-get's mil....
além disso o que você queria levar que acha que demorou tanto pra configurar? temas? comandos de inicialização?
se você for ver bem, com os aplicativos certos instalados vc já tem mais de meio caminho andado... recomendo evar sua /etc/apt/sources.list que vai ajudar bastante.
Seja mais específico que podemos te ajudar mais
só que fazer o que você pediu inicialmente é realmente difícil, vc precisaria praticamente "remontar" a distribuição, e não apenas "mudar e adicionar" coisas. É mais complicado que parece.
[]'s
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2006, 16:00 por gansinho »

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: como gerar um cd do ubuntu, com minhas personalizações para instalar em outr
« Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2006, 18:29 »
Olha so eu tenho de um procura, mas eu tinha um programa que faz mas ou menos isso, numca mexi, sabe akeles pacotes de programas, que vc pega, tenho q olha aki nos meus cds, so que eu me lembro que o proprio programa exigia um conhecimento previo ja, o que ele fazia era cria um iso com um pacotao de programas, mas vc tinha de reorganizar muita coisa, funcionava a partir de um linux instalado em uma partiçao a parte, do que vc estivesse usando no momento, vo procura aki e te do resposta




http://codigolivre.org.br

o programa de remasterisaçao eu nao achei, mas da uma olhada nesse site ai, é um grupo de desenvolviimento de projetos linux, do zero, se tem um lugar q vc possa acha sua resposta é ali, o programa eu nao achei nao achei o cd, foi mal...
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2006, 18:59 por e.daniel-ct »

Offline warlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
    • warlinux.blogspot.com
Re: como gerar um cd do ubuntu, com minhas personalizações para instalar em outr
« Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2007, 17:45 »
Cara,

Ainda não testei mais recebi recentemente essa mensagem em uma lista de e-mails que participo falando do Reconstructor.


Inicio - E-mail recebido
--------------------------
Olhe o Reconstructor [1]. Ele cria um ISO (para cd ou dvd, dependendo do tamanho que ficar) de um *Ubuntu* personalizado, com os pacotes e os repositórios que vc quiser.

Ao instalar no HD, ele instala tds os pacotes que estão no CD/DVD. Ah! E ele também continua sendo um live CD/DVD, e com todos esses pacotes que vc selecionou.

Então, se puder ser um Ubuntu (server, que parece ser o seu caso), fica a sugestão.

Falous!!

[1] http://reconstructor.aperantis.com/

João Olavo Baião de Vasconcelos

--------------------------
Fim - E-mail recebido.


Estou para testar, se conseguir posta os resultado aí, me pareceu bem interessante essa idéia.

Falow.

Fui.
"O difícil é aprender a ler, o resto está escrito"
Tutorial de instalação Debian Netinstall
http://warlinux.blogspot.com

Offline gansinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
Re: como gerar um cd do ubuntu, com minhas personalizações para instalar em outr
« Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2007, 03:37 »
fbelota, percebi só agora que você está utilizando o ubuntu 6.06 (dapper) será que não valeria a pena instalar nesses outros computadores a versão atualizada? A 6.10 (edgy) é a mais nova... fica a sugestão.
[]'s

Offline raphaelfnobre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Aproveitando....
« Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2007, 08:15 »
Aproveitando esse topico de discursão, estamos aqui na empresa em que trabalho migrando nossas máquinas para ubuntu 6.10 mas acontece que precisamos poupar tempo, tem algum programa ou algo para que possamos transferir a distro de uma máquina padrao como codecs, java etc para as outras máquinas? Valew!!!
Seje Livre!!

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: como gerar um cd do ubuntu, com minhas personalizações para instalar em outr
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2007, 10:06 »
Se as configurações forem as mesmas, vc pode usar o dd para clonar o hd

dd if=origem of=destino

Exemplo: dd if=/dev/hda1 of=/home/usuário/clone.iso

Substitua /dev/hda1 pela partição que vai clonar e /home/usuário/ para qualquer pasta que vc queira.

Assim vc cria uma iso do hd (a cópia é feita bit a bit, então se houver algum erro no sistema instalado, ele vai ser copiado tmb). Preste atenção: Verifique que vc tem espaço pra isso.

Faça um teste simples. Crie uma iso de um cd.

dd if=/meida/cdrom of=/home/usuario/teste.iso

Recomendo que leia o manual do dd pra ter uma idéia do funcionaminto dele. Digite no terminal: man dd. Uma olhada no Google tmb pode te explicar muita coisa :)

Só lembrando que esse post foi direcionado ao raphaelfnobre. Para o fbelota eu não sei se funcionaria, pq não seriam as mesmas configurações de hardware nas máquinas.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2007, 13:55 por Kamei Hyoga »

arlei

  • Visitante
Re: como gerar um cd do ubuntu, com minhas personalizações para instalar em outr
« Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2007, 10:07 »
Aproveitando esse topico de discursão, estamos aqui na empresa em que trabalho migrando nossas máquinas para ubuntu 6.10 mas acontece que precisamos poupar tempo, tem algum programa ou algo para que possamos transferir a distro de uma máquina padrao como codecs, java etc para as outras máquinas? Valew!!!

raphaelfnobre,

se as maquinas na sua empresa são padrão vc pode em uma delas instalar sua distro e todos pacotes desejados, assim como fazer todas personalizações tbem desejadas e depois clonar o HD com softwares especificos para isso como o Partimage e o Phanton que usa o mesmo engine do Partimage.
Vc pode então colocar essas imagens em um DVD ou em um servidor da sua rede e depois clonar elas nas outras maquinas.

T+
Arlei