Autor Tópico: Novato na área  (Lida 3759 vezes)

Offline BRUN0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
    • FManager
Novato na área
« Online: 01 de Janeiro de 2007, 13:29 »
Olá Pessoal,

Bem, não sou tão novato assim com Linux, pois já fiz um curso de Linux Básico e administro um servidor dedicado com o sistema CentOS.

Estou com muito vontade, assim como todo mundo, em migrar para Linux DEFINITAMENTE, mas os problemas maiores são os jogos e os programas...

Nunca experimentei o tal wine. A minha pergunta é pode rodar qualquer jogo (eu jogo mais o Football Manager, GTA, NFS...) ou programa (Macromedia...)?

No caso do Football Manager, tenho o CD original, como fica a instalação?

Por enquanto, são as minhas dúvidas...

Quando voltar da viagem, vou instalar Ubuntu em um dos HD's

Obrigado pela atenção :P

Offline gk2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 149
  • Nada a declarar! ':)
    • Ver perfil
Re: Novato na área
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2007, 19:04 »
Cara... Também sou relativamente novato, não tenho muito conhecimento ainda, mas o wine, ele cria uma pasta no seu /home chamada .wine e dentro dela uma chamada drive_c, aí dentro é como se fosse o sistema operacional "windows", a diferença é que em vez de iniciar no boot, ele emula atravez do wine, entendeu? Creio que não rode QUALQUER jogo não, mas muitos funcionam sim. Geralmente os jogos que não funcionam são os que usam anticheats, tipo gunbound, cs com cheating-death e etc... Eu rodo cs com Steam de boa...
Pra instalar os jogos, vc só precisa ir no terminal e digitar: wine arq-de-instalacao.exe e ele instala normal como se tivesse no win...
Tem um tópico na área de aplicativos / jogos aqui no fórum, que o pessoal diz quais jogos já emularam... tenta lá! falo

Offline erick.ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • Be cool!
    • Ver perfil
Re: Novato na área
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2007, 09:57 »
Cara, o wine é uma boa opção (está em constante desenvolvimento e é gratuito), mas existem limitações e perda de performance, não vá esperando o mesmo desempenho encontrado no windows. Utilizo ele e contribuo dando suporte na página do wine para o jogo que costumo passar o tempo.
Se você tem $$$ e não se importa em gastar algum para melhorar o seu desempenho, existe o cedega, nunca o utilizei mas pelo que li a diferença é gritante se tratando de desempenho 3D.
Como o colega falou dá uma pesquisada no nosso fórum que existem muitos tópicos sobre o assunto.
AMD ATHLON XP 2400+ | MB ASUS A75333 |02 DDR400 (3) 512MX16 | GF4 MX4000 128MG DDR AGP 8X | HD SAMSUNG SP0802N | VCOM 400 watts ATX AGPS-400PQ

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Novato na área
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2007, 11:56 »
Esse Football Manager, se for o que estou pensando, já tentei rodar no cedega e no wine e não funcionou. O GTA eu sei que roda bem no cedega, provavelmente funcione no wine. Pra programas da Macromedia talvez o Crossover Office fique melhor. O problema é que são soluções pagas.

O Cedega (www.transgaming.com) roda GTA3 e alguns NFS (este com uma razoável perda de desempenho), além de vários outros. O Warcraft 3 e WOW rodam muito bem, e o Counter Strike também.
O Crossover Office (http://www.codeweavers.com) roda a maioria dos aplicativos de escritório como Ms Office, Adobe Photoshop 7, Dreamweaver MX, Flash MX, dentre outros (veja a lista em http://www.codeweavers.com/compatibility/browse/rank/?order=avg;sort=DESC).

Espero ter ajudado!
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2007, 11:58 por LedStyle »

Offline BRUN0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
    • FManager
Re: Novato na área
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2007, 16:15 »
Obrigado pelas respostas.

Por enquanto, só vou pro M$ para jogar os jogos.