Autor Tópico: Samba  (Lida 3630 vezes)

Weslley

  • Visitante
Samba
« Online: 07 de Novembro de 2005, 18:04 »
Pessoal

Estou usando o comando smbpasswd para adicionar um usuário para conexão (compartilhar alguns arquivos) Windows - no meu Linux... mas o usuário não está aparecendo o smbpasswd... alguém sabe o motivo?
smbpasswd -a user

muito obrigado,

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Samba
« Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2005, 23:38 »
Antes de tudo, você deve ter o samba instalado. Tem?

O ubuntu vem apenas com o cliente samba e não o servidor, então deve instala-lo via apt ou synaptics.

Se já tem instalado, provavelmente você não tenha um arquivo de senhas criado.

Certamente deve haver um meio mais fácil de fazer isso (dizer para o samba qual arquivo de senhas utilizar), mas eu não pesquisei a fundo.

Eu fiz o seguinte, instalei o Webmin com um módulo para apache e com o módulo Samba (procure no synaptic).

Depois de fazer funcionar o webmin (digitando https://localhost:10000), digitei o usuário root e a senha. (Se não souber a senha do root, altere da seguinte forma:
sudo passwd root)

Lá nas configurações do módulo samba, ele vai pedir a localização de cada arquivo do samba. Por exemplo no caso do smbpasswd, no terminal digite, whereis smbpasswd
que vai aparecer algo como /usr/bin/smbpasswd, este caminho incluindo o executavel é que você coloca lá. Va preenchendo todos os campos.

Deixe o campo arquivo de senhas em branco e deixe marcado NO.

Salve a configuração, feche o webmin, e entre novamente.

No Gedit crie um arquivo de senhas em branco em /etc/samba/passwd, use sudo para isso.

Entre na configuração do webmin samba novamente e coloque este caminho no arquivo de senhas.

Salve.

Tente usar o módulo para exportar as senhas dos usuários linux para o samba.

Após feito isso, você vai conseguir acrescentar, editar e excluir senhas via webmin ou via smbpasswd.

Comigo funcionou, tenta aí.
Egg

Weslley

  • Visitante
Samba
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2005, 16:57 »
Aqui também deu certinho! Muito obrigado pela dica...