Autor Tópico: Arquivos perdidos: dúvida  (Lida 4562 vezes)

Offline aipietro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Arquivos perdidos: dúvida
« Online: 05 de Janeiro de 2007, 13:48 »
Pessoal

Eu tinha uma conta de usuário no sistema, chamada "pietro". Resolvi criar outra chamada "bruce".
Entrei no Nautilus como root, entrei em "pietro" e copiei todos os arquivos da home de "Pietro" para home de "bruce" (pra não perder meus dados).

Depois, removi o usuario "pietro" em Sistema > Administração > Usuários e Grupos, e então deletei manualmente a home de "pietro". Mas o que é incrível, é que não recuperei o espaço em HD. Onde estão os arquivos de "pietro"? Onde o sistema guarda? Acho que não era só na home de "pietro".

Valeu!

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Arquivos perdidos: dúvida
« Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2007, 13:58 »
Na verdade, você deve ter deletado a pasta pessoal de pietro e preservado a de bruce, contida no diretório /home. Agora o que você excluiu deve estar num lugar chamado /.Trash, mas só é possivel saber se você digitar no teclado as teclas Ctrl+H para fazer aparecer os diretórios e arquivos ocultos. E claro, deletar da lixeira, digo, de /home/bruce/.Trash tudo aquilo que não desejar mais. Espero que tenha compreendido o modo como irá solucionar o seu problema.

Offline aipietro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Arquivos perdidos: dúvida
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2007, 14:01 »
talvez eu tenha explicado mal. Bem, eu realmente queria excluir a conta Pietro (a minha antiga) e fiz isso. Depois de copiar os arquivos pessoais de Pietro para Bruce; e deletado toda a home de Pietro, notei q não recuperei o espaço perdido. É como se ficassem duplicados os arquivos!

arlei

  • Visitante
Re: Arquivos perdidos: dúvida
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2007, 14:08 »
talvez eu tenha explicado mal. Bem, eu realmente queria excluir a conta Pietro (a minha antiga) e fiz isso. Depois de copiar os arquivos pessoais de Pietro para Bruce; e deletado toda a home de Pietro, notei q não recuperei o espaço perdido. É como se ficassem duplicados os arquivos!

Então amigo,

acho que a interpretação ao seu problema pelo membro arsolto esta correta, ou seja, como voce deletou os arquivos da $home do usuário pietro a partir deste seu novo usuário, e se vc não uso o Shift + Del para excluir esses arquivos os mesmos estão na lixeira do Bruce, portanto ainda ocupando espaço no seu disco.

T+
Arlei

Offline aipietro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Arquivos perdidos: dúvida
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2007, 14:11 »
Eu olhei no ./trash de Bruce e não tem nada lá!

arlei

  • Visitante
Re: Arquivos perdidos: dúvida
« Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2007, 14:17 »
Olha aipietro,
não tenho certeza mais revendo seu post inicial reparei que vc informa que entrou no Nautilus como root, então olha no diretório .trash do root.

T+
Arlei

Offline aipietro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Arquivos perdidos: dúvida
« Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2007, 14:21 »
Cara, eu jah descobri! É no trash do root mesmo. Obrigado!

Offline aipietro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Arquivos perdidos: dúvida
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2007, 14:25 »
Outra dúvida, é em relação a quem pertence esses arquivos. Como eles eram de Pietro, então o novo usuario Bruce pode mexer neles? Vi que os arquivos que eram de pietro, agora na pasta bruce tem cadeados e tal.

Há uma maneira de passar permissão para Bruce a todos eles, em massa? Pelo terminal?

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Arquivos perdidos: dúvida
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2007, 14:43 »
Se quiser aprender a trabalhar com permissões e distribuí-la, em massa, para arquivos e diretórios do sistema, veja aqui: Guia Foca GNU/Linux, Capítulo 13 - Permissões de acesso a arquivos e diretórios.

Citar
Esta seção pode se tornar um pouco difícil de se entender, então recomendo ler e ao mesmo tempo prática-la para uma ótima compreensão. Não se preocupe, também coloquei exemplos para ajuda-lo a entender o sistema de permissões de acesso do ambiente GNU/Linux.

Espero que você consiga absorver o máximo de conhecimento sobre o assunto para compartilhar conosco, depois.

Offline aipietro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Arquivos perdidos: dúvida
« Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2007, 15:06 »
Certamente, amigo. Obrigado mais uma vez. Tenho aprendido cada vez mais sobre o Linux, e ainda mais sobre o Gnome e o Ubuntu (uma combinação fascinante em design e facilidade de uso).

Eu sou designer, e estou preso ao Lixão (windows); devido as ferramentas de criação! Mas deixei de me preocupar com isso. Melhor não.


arlei

  • Visitante
Re: Arquivos perdidos: dúvida
« Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2007, 15:09 »
aipietro a resposta é sim.
Com o comando chown de forma recursiva. Mais não irei passar a linha de comando e sim a sintaxe do mesmo para, como disse o arsolto vc ir aprendendo a trabalhar com permissões.

Código: [Selecionar]
sudo chown [opções] [usuário][:grupo] arquivos
Onde, arquivos pode ser um ou mais arquivos e/ou diretórios cuja propriedade deve ser alterada.

Para maiores detalhes man chown.

T+
Arlei