Autor Tópico: II Festival de Software Livre da Bahia (Salvador - BA - BR)  (Lida 9521 vezes)

Offline allan_nogueira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
II Festival de Software Livre da Bahia (Salvador - BA - BR)
« Online: 09 de Abril de 2005, 00:29 »
Está acontecendo na cidade do Salvador, na Bahia - Brasil o II Festival de Software Livre da Bahia.
Este evento está sendo sediado na UFBA (Universidade Federal da Bahia, no campus de Arquitetura.). O Evento que começou hoje dia 8 de abril, tera a duração de mais dois dias, sendo finalizado no dia 10 de abril.
Este projeto tem como intuito abrir um espaço para discussão e reflexão sobre o papel social do software livre, na educação, no governo e etc.
Ocorrerão neste evento:
*Palestras;
*Mesas-Redondas;
*Oficinas;
*InstallFest;
*Estandes;
*Mostra de Vídeos;
*Exposição de Arte Livre;
*LAN House.

Hoje, dia 8 de abril, na palestra com o tema “Passado, presente e futuro do projeto Debian” ministrado por "Eduardo Maçã" e "Kov", que fazem parte do grupo Brasileiro de desenvolvedores desta distribuição, foram abordados temas como a história da criação desta e de outras distribuições, como Conectiva, Red Hat, Slackware e a Ubuntu.
De todas elas (tirando a Debian é claro) a Ubuntu foi a que teve um maior destaque, aparecendo até mesmo nos slides apresentados na palestra.
Ao final desta palestra, foi aberto espaço para questionamento do público, neste momento foram feitas algumas perguntas dirigidas a estes desenvolvedores.
Uma destas perguntas era se o Ubuntu era apenas mais uma modificação do Debian, segundo Kov, ele no começo pensava como se fosse realmente uma modificação do Debian apenas. Mas após ler um e-mail de um usuário do Ubuntu, onde ele provava por "A+B" que o Ubuntu não era pura e simplesmente uma modificação do Debian, ele começou a seguir esta linha de raciocínio (de não mais ver o Ubuntu como uma simples modificação do Debian). Logo após, uma outra pessoa perguntou se a Gentoo causava preocupações aos desenvolvedores do Debian, e como resposta, tivemos algo no mínimo irônico, "as pessoas que utilizam Gentoo, são aquelas pessoas que não entenderam a política do Debian e de distribuições que seguem a mesma linha de raciocínio". Logo após, ele comentou que se alguma distribuição causava preocupação a eles, esta era a Ubuntu, pois a maior parte das pessoas que reportavam bugs nos pacotes deles, são usuários da Ubuntu e não da Debian. E que a Ubuntu representa uma "ameaça" ao Debian, pois ela está conseguindo fazer o que os desenvolvedores do Debian não estão mais conseguindo. Que é lançar uma distribuição tão bem feita quanto um Debian, mas num prazo tão curto de tempo (6 meses) e que isso realmente era uma preocupação para eles. Mas que isso por um lado seria bom, pois faria com que aumentasse a preocupação  e interesse dos desenvolvedores Debian em lançar as versões mais novas, mais rapidamente.

Bom, esses são os meus comentários sobre essa palestra.
Em breve postarei mais outras coisas.
Atenciosamente,
Allan Nogueira
(allan.nogueira@gmail.com)

holokaustu

  • Visitante
II Festival de Software Livre da Bahia (Salvador - BA - BR)
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2005, 00:33 »
Olá,

Peço desculpa por ter alterado o sitio do topico mas o sitio mais indicado é aqui.

Cumprimentos

Offline allan_nogueira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
II Festival de Software Livre da Bahia (Salvador - BA - BR)
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2005, 00:38 »
Citação de: "holokaustu"
Olá,

Peço desculpa por ter alterado o sitio do topico mas o sitio mais indicado é aqui.

Cumprimentos


Tudo certo.. Só aproveitando..
Quem quiser saber mais.. Da uma olhada em: http://festival.softwarelivre.org

Abração!
Atenciosamente,
Allan Nogueira
(allan.nogueira@gmail.com)