Autor Tópico: Iniciante nato  (Lida 2704 vezes)

Offline cinemaniac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Iniciante nato
« Online: 06 de Janeiro de 2007, 22:19 »
Boas Noites a todos

Ora bem, eu nem sei por onde começar, mas, acho que o melhor é começar pelo inicio :P

Então, eu instalei hoje o linux e a minha intenção era ir aprendendo a pouco e pouco enquanto que usava o Windows XP ao mesmo tempo até estar habituado ao Linux, mas por erro meu, o XP desapareceu e agora só tenho Linux e fiquei um pouco atrapalhado e cheio de dúvidas, dúvidas essas que vou já dizer de seguida:

1. Para começar devagar começo por algo simples para muitos mas complicado para mim ... como se muda a resolução do ecrã? Ok eu sei onde se muda, mas eu bem que meto para mudar, aquilo aplica, volto ao ecrã de login e quando entro a resolução mantem-se igual. o que fazer?

2. Preciso de subsituir uns ficheiros nos discos que tenho, mas além de eu ser o único utilizador do Ubuntu, e não existir mais conta alguma, nao tenho permissões para poder substituir ficheiros nos discos. como é que posso dar permissoes a minha conta para efectuar essa mudança? pelo que me disseram é algures na consola... mas e agora os comandos? se me pudessem indicar algum sitio agradecia

3. Não é bem uma pergunta, mas é mais uma indicação, pois eu bem que procurei ajuda pelo forum mas para mim é tudo chinês lol então, se souberem de um guia rápido e directo para o Ubuntu agradecia. é que todos os que encontro têm mais conversa que explicações e cansa lher a chamada palha...

Acho que é tudo...e desculpem lá criar um topico novo para estas dúvidas... podia procurar mas estou completamente desnorteado e esta resolução no ecrã dificulta-me imenso a leitura das coisas lol

obrigado

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Iniciante nato
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2007, 23:10 »
na um..nada posso fazer! ;P
na dois..quando tu for fazer algo que ele reclame por permissão, abre o console em aplicações >> acessórios >> terminal e lá coloca o sudo antes do comando, exemplo:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install xmmsno qual eu estou instalando o programa xmms, e quando ele pedir a senha, é a sua própria senha que você colocou na hora da instalação..
se quiser ler sobre o assunto e outros também visa o tópico:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=168.0

;P boa sorte!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline gk2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 149
  • Nada a declarar! ':)
    • Ver perfil
Re: Iniciante nato
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2007, 16:40 »
Vc já definiu a senha de root?
No item 2 aí, caso não, digite: sudo passwd root e depois a senha nova de root...
Quando precisar logar como root, use: su (e depois a senha)
Ou faça como o amigo disse, sudo comando ':P

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Iniciante nato
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2007, 17:22 »
Sobre a resolução é um problema da ultima versão do ubuntu mesmo, muita gente, assim como eu, teve esse problema. Eu sei que a solução é cabeluda e perigosa para um novato mas você pode tentar isso aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=12888.0

Enquanto aos tutoriais e guias que vc quer:

http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

Através desse link você pode entender também como funciona o sistema de permissões. Você pode achar horrível no começo mas é uma grande "técnica" que ajuda a evitar que o Linux seja tão esburacado quanto o Windows