Autor Tópico: Rede Linux com Linux  (Lida 4740 vezes)

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Rede Linux com Linux
« Online: 07 de Janeiro de 2007, 01:43 »
Ola galera,

Eu tenho aqui na minha empresa todos os micros instalados com o Ubuntu 6.10...

Estao todos ligados em um roteador que esta conectado a um modem... em todos funcionam a internet...

Agora eu quero saber como eu compartilho as pastas entre os computadores?????

o que eu tentei foi o seguinte: fui em "sistama - administração - pastas compartilhadas" e adicionei a pasta para compartilhar atraves da rede Unix (NFS)... adicionei o nome dos outros computadores.... e fiz isso em todos os micros..... depois abri "locais - servidores de rede" mas não apareceu nada.....

Alguém pode me ajudar???

Daniel
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2007, 03:18 por danielbs »

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2007, 18:42 »
Help galera!!!

arlei

  • Visitante
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2007, 14:04 »
Amigo,

vc esta correto, ou seja, para compartilhamento de arquivos e diretórios em uma rede UNIX é necessário o NFS (Network File System), sendo que uma maquina Linux pode ser tanto servidor como cliente NFS. Mais para isso é necessário que os devidos pacotes (programas) estejam instalados e configurados.

Sugiro a vc dar uma boa lida no link abaixo que encontrara a solução ao seu problema.

https://help.ubuntu.com/community/SettingUpNFSHowTo

T+
Arlei

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2007, 15:07 »
Amigo,

vc esta correto, ou seja, para compartilhamento de arquivos e diretórios em uma rede UNIX é necessário o NFS (Network File System), sendo que uma maquina Linux pode ser tanto servidor como cliente NFS. Mais para isso é necessário que os devidos pacotes (programas) estejam instalados e configurados.

Sugiro a vc dar uma boa lida no link abaixo que encontrara a solução ao seu problema.

https://help.ubuntu.com/community/SettingUpNFSHowTo

T+
Arlei

Olá Arlei,

eu preciso a versão Servidor instalado em alguma máquina ou podem ser todas as máquinas com a versão Desktop???

vou ler o link que vc me passou...

Obrigado, Daniel

arlei

  • Visitante
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2007, 15:44 »
Olá Arlei,

eu preciso a versão Servidor instalado em alguma máquina ou podem ser todas as máquinas com a versão Desktop???

vou ler o link que vc me passou...

Obrigado, Daniel

danielbs,

vc não precisa ter instalado a versão servidor do Ubuntu em nenhuma maquina, ou seja, podem ser todas elas a versão desktop.
Abaixo segue outro link que descobri sobre o assunto que apesar de não ser especifico sobre o Ubuntu esta em portugues e com certeza ira ajudar bastante.

http://web.mit.edu/rhel-doc/3/rhel-sag-pt_br-3/ch-nfs.html

T+
Arlei


Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2007, 16:46 »
Olá Arlei,

eu preciso a versão Servidor instalado em alguma máquina ou podem ser todas as máquinas com a versão Desktop???

vou ler o link que vc me passou...

Obrigado, Daniel

danielbs,

vc não precisa ter instalado a versão servidor do Ubuntu em nenhuma maquina, ou seja, podem ser todas elas a versão desktop.
Abaixo segue outro link que descobri sobre o assunto que apesar de não ser especifico sobre o Ubuntu esta em portugues e com certeza ira ajudar bastante.

http://web.mit.edu/rhel-doc/3/rhel-sag-pt_br-3/ch-nfs.html

T+
Arlei



Obrigado Arial...

jah imprimi os links que vc me mandou... vou estudar sobre o assunto...

acho que cabe aqui uma melhoria para o Linux uma vez que é muito mais simples fazer isso no windows Xp....

Obrigado mais uma vez,

Daniel

Darcamo

  • Visitante
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2007, 22:06 »
A melhor solução para compartilhar pastas em máquinas Linux realmente deve ser usar NFS. Já li inclusive que é mais rápido que por samba. Mas não sei muito sobre NFS pra te ajudar.

No entanto conheço um pacote para compartilhamento de pastas chamado gnome-user-share.
Ele faz o compartilhamento usando o apache (logo, pode ser acessado usando um browser, por exemplo), mas graças ao uso do avahi ele "diz" na rede que está fazendo o compartilhamento e o nautilus nas outras máquinas deve automaticamente reconhecer o compartilhamento.

Extremamente prático e fácil de configurar.

Se quiser testar, instala o gnome-user-share em duas máquinas pra ver.

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2007, 13:42 »
A melhor solução para compartilhar pastas em máquinas Linux realmente deve ser usar NFS. Já li inclusive que é mais rápido que por samba. Mas não sei muito sobre NFS pra te ajudar.

No entanto conheço um pacote para compartilhamento de pastas chamado gnome-user-share.
Ele faz o compartilhamento usando o apache (logo, pode ser acessado usando um browser, por exemplo), mas graças ao uso do avahi ele "diz" na rede que está fazendo o compartilhamento e o nautilus nas outras máquinas deve automaticamente reconhecer o compartilhamento.

Extremamente prático e fácil de configurar.

Se quiser testar, instala o gnome-user-share em duas máquinas pra ver.

Olá

instalei o gnome-user-share em duas máquinas mas agora não sei o que fazer...

um icone foi criado em "sistema-preferencias" ( Personal File Sharing ) ....abri ele e habilitei o compartilhamento de arquivos na rede... e agora não sei o que fazer...

abri o endereço IP no Firefox e apareceu uma mensagem do Apache....

alguem me ajuda...

Daniel

Darcamo

  • Visitante
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2007, 22:49 »
Vai em
Locais > Computador
A pasta com o compartilhamento deve aparecer. No caso, a pasta compartilhada é uma pasta chamada Public que fica no seu home. Eu falei de acessar pelo browser pra dizer que o compartilhamento é feito usando apache, mas o nautilus deve reconhecer e mostrar o compartilhamento automaticamente.

O gnome-user-share na verdade não é nenhuma tecnologia nova para compartilhamento de arquivos, mas apenas a reunião de várias tecnologias existentes. Ele usa o apache pra fazer o compartilhamento e o avahi para avisar a todos na rede do compartilhamento de forma que programas como o nautilus possam enxergá-lo automaticamente.

Se quiser acessar pelo browser você precisa saber qual é a porta também. Para isso instala o pacote avahi-discover. Abre o avahi-discover (um ícone é criado em no menu Aplicações>Acessórios) e ele vai mostrar os serviços que estão sendo divulgados pelo avahi. Um deles é o "WebDav File Share" que é o compartilhamento, basta selecionar e ele deve mostrar no Adress o IP:Porta em que está o compartilhamento. Aí é só ir no browser e colocar ip:porta (ou localhost:porta) para ver o compartilhamento.

O Avahi também é utilizado para outras coisas interessantes. Um exemplo é o programa ekiga, ele avisa de sua presença na rede pelo avahi e se tiver outros computadores na rede local com o ekiga aberto, o contato aparece automaticamente no ekiga. Vc pode achar isso útil como uma forma dos funcionários se comunicarem entre si, por exemplo.

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:44 »
Vai em
Locais > Computador
A pasta com o compartilhamento deve aparecer. No caso, a pasta compartilhada é uma pasta chamada Public que fica no seu home. Eu falei de acessar pelo browser pra dizer que o compartilhamento é feito usando apache, mas o nautilus deve reconhecer e mostrar o compartilhamento automaticamente.

O gnome-user-share na verdade não é nenhuma tecnologia nova para compartilhamento de arquivos, mas apenas a reunião de várias tecnologias existentes. Ele usa o apache pra fazer o compartilhamento e o avahi para avisar a todos na rede do compartilhamento de forma que programas como o nautilus possam enxergá-lo automaticamente.

Se quiser acessar pelo browser você precisa saber qual é a porta também. Para isso instala o pacote avahi-discover. Abre o avahi-discover (um ícone é criado em no menu Aplicações>Acessórios) e ele vai mostrar os serviços que estão sendo divulgados pelo avahi. Um deles é o "WebDav File Share" que é o compartilhamento, basta selecionar e ele deve mostrar no Adress o IP:Porta em que está o compartilhamento. Aí é só ir no browser e colocar ip:porta (ou localhost:porta) para ver o compartilhamento.

O Avahi também é utilizado para outras coisas interessantes. Um exemplo é o programa ekiga, ele avisa de sua presença na rede pelo avahi e se tiver outros computadores na rede local com o ekiga aberto, o contato aparece automaticamente no ekiga. Vc pode achar isso útil como uma forma dos funcionários se comunicarem entre si, por exemplo.

Olá!!!

consegui dos dois jeitos!!! Apache e NFS!!!! nem estou acreditando.. estou na frente do micro a dois dias....

so mais uma duvida.... como eu compartilho na impressora na rede.... pelo jeito mais obvio (adcionando a impressora pelos icones) não deu certo....

a impressora esta instalada em uma máquina e preciso compartilha-la com as outra máquinas... como faço isso?

obrigado mais uma vez.. Daniel

arlei

  • Visitante
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:12 »
danielbs,

não tenho muito conhecimento sobre este assunto, mais o melhor é vc instalar o CUPS para gerenciar suas impressoras. Faz uma pesquisa por CUPS que encontrara bastante assunto a respeito e provavelmente algum que lhe ajude na solução.

T+
Arlei

Darcamo

  • Visitante
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2007, 22:13 »
Se você for compartilhar a impressora com alguma máquina windows então vai ter que fazer o compartilhamento com o samba. Mas como disse que todas as máquinas são ubuntu então isso não vai ser necessário.

No computador em que a impressora está instalada, vai em
Sistema>Administração>Imprimindo
depois no menu Configurações Globais marca a opção "Compartilhar Impressoras". Ele vai lhe avisar que vai abrir a porta 631 (essa é a porta padrão do Cups, que é o sistema de impressão). Pode ser que depois disso as demais máquinas já enxerguem a impressora (será?), mas não tenho como testar aqui.

Caso não enxergue, vai na máquina em que você quer instalar a impressora compartilhada e tenta adicionar a impressora normalmente
Sistema>Administração>Imprimindo e escolhe a opção "Nova Impressora"
No tipo de impressora coloca Impressora de Rede e deixa selecionado "Impressora do Cups IPP". Pesquizei no google e vi que na URI você deve colocar
ipp://ip_do_computador_com_a_impressora/printer/nome_da_impressora

Depois disso a instalação deve ser como uma impressora local, selecionar o fabricante e o modelo.

Avisa se der certo.

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2007, 23:50 »
Se você for compartilhar a impressora com alguma máquina windows então vai ter que fazer o compartilhamento com o samba. Mas como disse que todas as máquinas são ubuntu então isso não vai ser necessário.

No computador em que a impressora está instalada, vai em
Sistema>Administração>Imprimindo
depois no menu Configurações Globais marca a opção "Compartilhar Impressoras". Ele vai lhe avisar que vai abrir a porta 631 (essa é a porta padrão do Cups, que é o sistema de impressão). Pode ser que depois disso as demais máquinas já enxerguem a impressora (será?), mas não tenho como testar aqui.

Caso não enxergue, vai na máquina em que você quer instalar a impressora compartilhada e tenta adicionar a impressora normalmente
Sistema>Administração>Imprimindo e escolhe a opção "Nova Impressora"
No tipo de impressora coloca Impressora de Rede e deixa selecionado "Impressora do Cups IPP". Pesquizei no google e vi que na URI você deve colocar
ipp://ip_do_computador_com_a_impressora/printer/nome_da_impressora

Depois disso a instalação deve ser como uma impressora local, selecionar o fabricante e o modelo.

Avisa se der certo.


Olá Dacarmo... obrigado pela ajuda...

li alguns topicos no help.ubuntu.com/community e no ubuntuguide.org......... cada um fala uma coisa.....

o que esta acontecendo é que o linux (tanto o gnome quanto kde) às vezes é meio maluco.... por exemplo quando em clico em compartilhar a impressora, ele da o aviso mas não marca a opção.... outro exemplo... quando instalei o avahi-discover em uma das máquinas funcionou perfeitamente mas em outro eu clico pra abir e não da nem sinal de vida....

mas eu já to pegando o jeito daqui a pouco esta tudo certo....


Darcamo

  • Visitante
Re: Rede Linux com Linux
« Resposta #13 Online: 11 de Janeiro de 2007, 01:39 »
Citar
mas eu já to pegando o jeito daqui a pouco esta tudo certo....

É assim mesmo. Depois que você pegar a lógica da coisa você vê a mensagem de erro que dá quando tem algum problema e já vai ter uma boa noção de como resolver. Uma dica quando um programa não se comporta como deveria é rodá-lo pelo terminal. Assim o programa tem um meio te mostrar qualquer mensagem de erro e você pode agir para solucionar o problema.