Eu concordo com você gabriel0085. O Ubuntu colocou pacotes muito instáveis. Eu coloquei o Ubuntu aqui a alguns meses e já tive diversos problemas. Eu sempre fiz um back trace e reportei como bug.
A questão é que às vezes aparecem bugs simples. Pedi para o aMule baixar uma lista de servidores (a padrão que veio com ele) e ele travou, tive que ir na internet para pegar outra e depois descobri que abrindo qualquer página com o erro 404 (página não encontrada) trava o aMule. Isso é um bug muito óbvio, alguém deveria ter pensado nisso antes.
Eu tenho um Semprom 2800, 1 Giga de Ram e já consegui travar o Linux diversas vezes.
Macete para travar qualquer distribuição do Linux (sim já travei o Debian Stable). É só começar a mexer nas configurações do sistema que tem interface gráfica. Eu vivo mudando de 800x600 para 1024x768, e vejo que tem diversos aplicativos que não abrem em 800x600. Uso o Linux para estudo, aqui eu instalei o PostGreSQL, o MySQL, o MonoDevelop, Mono, Apache, PHP e mais um monte de coisas. Não que tudo tenha bug, mas ter um bug em algum aplicativo já tira 2 horas para resolver reportar e etc e acaba com qualquer um.(instalei pelo Synaptic pelos repositórios padrão)
A questão antes disso é que os configuradores gráficos não fazem um bom trabalho. E se começar a misturar muito já começa a dar problema. Configurando na mão não da problema.
O Ubuntu é sem dúvida uma evolução (instalar um driver da placa de vídeo nunca foi tão fácil) , mas se quiserem estabilidade não usem a ultima versão. Acho que colocam pacotes muito atuais de propósito, para nós testarmos e reportarmos os bugs. Quando mandam um cd para você testar eles não mandam a ultima versão para não dar problema.
Uma dica para quem está começando é procurar por livros para a LPI Linux Professional Institute é uma certificação que fala do linux em si, nada de janelas de distribuições específicas.
Acho que as pessoas não podem ser tão radicais falando de linux. Vejam aonde ele errou. Já que já foram duas semanas e não quer aprender linux muito a fundo, continue nessa distribuição e não atualize para a versão mais atual, problema resolvido.
Ei, sanbysan, aqui é um fórum, você provavelmente só vai encontrar pessoas com problemas com o Linux.