Autor Tópico: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.  (Lida 6258 vezes)

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Assim que a gente instala o Ubuntu, na área de trabalho aparecem as partições: hda1, hda(outros números), só que no meu caso, só apareceu a hda1 (onde tem o Windows), pois as demais partições não tinham nada instalado.

Depois eu instalei o Fedore Core no hda 5, mas ele não aparece no /media nem na área de trabalho do meu Ubuntu.

Como faço então para acrescentar o acesso ao hda5 e pasta do usuário do Fedora no hda2 agora?

Meu HD está dividido na seguinte forma:

hda1 - WindowsXP
hda2 - Home do Ubuntu e do Fedora, mas ao tentar entrar na pasta do usuário Fedora pelo Ubuntu, diz que não tenho as permissões necessárias.
hda3 - / do Ubuntu
hda5 - / do Fedora Core
hda6 - outro Ubuntu só pra testes.
hda7 - vazio
hda8 - swap
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 17:49 por Madrigal »

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2007, 17:33 »
pra ela aparecer no Desktop, você teria que montá-las primeiro. Criando a pasta onde ela será montada:
Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/fedora (exemplo pode ser também fedora-core, enfim, qualquer nome, acho melhor colocar sem espaços)

e ae tu irás montar:
Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/hda5 /media/fedora
se acusar de não ter permissão, peço que poste aqui o seu arquivo fstab que fica em /etc/fstab
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2007, 17:49 »
Bem, obrigado, deu certo visualizar o hda5, porém no /home, ainda não tenho acesso à pasta do usuário do fedora, que é o jrfedora

Aparece um quadradinho vermelho com um X abaixo a esquerda. Quando entro, está tudo vazio, o que não é verdade.


O arquivo citado por vc tem o seguinte:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/hda3
UUID=394b71c2-679a-43c4-9530-a53b7e37bc6c /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/hda2
UUID=a2c2c99c-e781-425a-b53b-67b99ec3ed6d /home           ext3    defaults        0       2
# /dev/hda1
UUID=FC9C2DCF9C2D856C /media/hda1     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1
# /dev/hda8
UUID=b00de09a-0591-4872-9748-118c924cd500 none            swap    sw              0       0
/dev/hdc0        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/hdd1        /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/fd0           /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2007, 17:53 »
Cara, tu deixaste de copiar alguma linha? Pois tu me disse que o fedora estava instalado no hda5, e ele não aparece no fstab, deve ser o hda2 não? tem um comando que mostra isso direitinho, não me recordo agora, vou procurar.
editado:
não achei, mas deve ser: cfdisk ou fdisk -l
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 18:07 por vitones1 »
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2007, 18:09 »
Copiei todinho.  :(

É o que eu disse, a raiz (/) do Fedora está no hda5, mas instalei a /home no hda2, assim como a home do Ubuntu.

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2007, 18:19 »
aah..não sabia que podia instalar dois /home diferentes na mesma partição. Pois sim, o caso é que você precisa deixar deste modo:
esse é para o hda2:
Código: [Selecionar]
UUID=a2c2c99c-e781-425a-b53b-67b99ec3ed6d /home           ext3    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1
Estranho o hda5 nem aparece no fstab, tu deu o comando que eu disse? sudo cfdisk?
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2007, 19:32 »
aah..não sabia que podia instalar dois /home diferentes na mesma partição.

hda2:
Código: [Selecionar]
UUID=a2c2c99c-e781-425a-b53b-67b99ec3ed6d /home           ext3    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1
Estranho o hda5 nem aparece no fstab, tu deu o comando que eu disse? sudo cfdisk?

Claro que pode colocar quantos usuários quiser, independente de ser de uma ou várias distros instaladas, o limite é o tamanho da partição, que no meu caso é bem grandinha (80 GB).

Eu devo acrescentar essa linha no hda2, ou substituir a que lá existe? ???
Eu não entendi o funcionamento desta linha de programação.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 19:35 por Madrigal »

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2007, 19:35 »
ah sim, não sabia! valeu! Substituir, na verdade tá mudando só o final, a partir de defaults.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2007, 20:07 »
 :( Essa mudança parece que detonou com minha home, quando tento logar, aparece o seguinte:

Citar
Sua pasta pessoal está relacionada como 'home/madrigal'
mas parece não existir. Você deseja iniciar uma sessão com o diretório raiz (/) como sua pasta pessoal?
É provável que nada funcione a menos que você utilize uma sessão de segurança.

Tou entrando pelo outro Ubuntu, numa outra partição.

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2007, 20:22 »
Ufa! Consegui reverter a situação reeditando o /hda3/etc/fstab através do meu outro Ubuntu instalado... ;D

Foi bom eu ter entrado nele para constatar que nele também não tenho acesso ao home do Fedora, talvez seja o caso de eu postar esse problema também no fórum do Fedora...

Quanto ao comando que vc pediu, olha aqui:


Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2007, 23:45 »
Cara não entendi muito bem o erro. Desculpe não ter lhe ajudado de melhor forma.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2007, 00:04 »
Cara não entendi muito bem o erro. Desculpe não ter lhe ajudado de melhor forma.

Tudo bem cara, de qualquer forma me ajudou a entrar no hda5.

Muito obrigado.  ;)

Offline thiago e. de oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2007, 22:49 »
Tenho o mesmo problema seu. O que acontece é que o UID de usuário do Ubuntu é 1000 e do Fedora é 500. Já tentei baixar o UID no Ubuntu para 500 e o resultado foi desastroso, pois esse valor é usado pelo sistema. Ainda não cheguei a uma solução. :'(
Athlon XP 2600+ / MB ASUS A7N8X-DELUXE
Nvidia GeForce FX 5200 128MB/64bits
RAM 1.28 GB (Samsung)
HL-DT-ST DVDRAM GSA-4081B (gravador DVD)
Fonte Superflower (TTGI) 450W reais
HDD Samsung 160GB 7200 RPM SATA
Modem ADSL D.Link DSL-500T (Speedy)
Registered Linux User # 423742
Registered Ubuntu User # 4182

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2007, 14:26 »
O que acontece é que o UID de usuário do Ubuntu é 1000 e do Fedora é 500. :'(

O que é UID?  ???

Estranho o Ubuntu ser compatível para se ver a partição do Windows e não ser com um outro Linux.  :o

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Acrescentar o acesso a partições com distribuições instaladas após o Ubuntu.
« Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2007, 14:37 »
Tenho a impressão de que esse UUID pode ser removido, tirei do meu linux, somente para testar o que poderia acontecer, e montou normalmente. A função dele ainda não entendi muito bem.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz