Bem, consegui instalar hoje o Gnome-Mplayer.
Não é meu costume compilar programas. Prefiro esperar que a Equipe Ubuntu ou a Comunidade preparem um pacote deb estável e o incluam nos repositórios. No entanto, por tratar-se um aplicativo novo, que demorará algum tempo para aparecer nos
mirrors do Debian ou Ubuntu, decidi fazer um teste, compilando o pacote TAR.GZ.
Para efetuar a compilação com sucesso, tive que instalar mais de 60 (isto mesmo, sessenta pacotes!), entre os quais, o mplayer-nogui,
build-essential,
checkinstall (para construir o pacote
deb) e as bibliotecas
libgnome-2.0-dev e
lignomeui-dev. Foram estas, aliás, que instalaram a maior parte dos Sessenta, quase todos suas dependências.
Bem, com tudo pronto, bastou que eu digitasse quatro comandos
$ cd gnome-mplayer-0.3
$ ./configure
$ make
$ sudo checkinstall
para ter um pacote
deb devidamente instalado com o novo programa.
Para ativá-lo, bastou digitar
gnome-mplayer no terminal Gnome e lá estava ele, na minha área de trabalho!
De certo modo, brincar com o Gnome-Mplayer foi ao mesmo tempo positivo e decepcionante.
Positivo porque, conceitualmente, ele é de fato um perfeito Kmplayer para o Gnome: leve, no que tange à rapidez e aparência, ele também é sóbrio em se tratando de funcionalidades. É claro que nem todas as suas opções foram testadas, como foi o caso do submenu de configurações (
Configure), pela simples razão de que ele não funcionou.
O que nos leva a decepção parcial produzida pelo GM: vários dos seus comandos ainda não funcionam, como é o caso do botão de volume ou do submenu
Configure, o que revela um programa ainda muito incipiente. Mas isto é surpreendente em se tratando de uma versão 0.3? Claro que não! Porisso falo apenas em decepção
parcial.
De qualquer modo, ele tocou sem problema alguns arquivos
mp3, não conseguiu nada com um
m4a e saiu-se muito bem com um filme
avi e outro
mpg. A opção de tela cheia, muito fácil de ativar, funcionou muito bem, mostrando-se muito elegante devido aos pequeninos ícones do programa.
Por outro lado, não consegui tocar nenhuma rádio com ele.
Enfim, um programa ainda imperfeito, mas bastante promissor. Espero que o desenvolvimento tome ritmo e que, em breve, tenhamos uma versão realmente funcional.