Autor Tópico: O que você achou do sistema de karma?  (Lida 30207 vezes)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
O que você achou do sistema de karma?
« Online: 12 de Janeiro de 2007, 14:38 »
Visando o crescimento colaborativo da comunidade, gostaria de perguntar em nome de toda a equipe Ubuntu-Forum-PT o que vocês acharam do novo sistema de karma.

Maiores informações:

O sistema de karma não visa (pelo menos a princípio) dar grandes premiações usuários muito ativos, mas sim possibilitar gestos de agradecimento permitindo ao usuário aplaudir ou vaiar algum membro.
O propósito do sistema é incentivar as boas práticas por parte dos membros, fazendo com que os membros que sempre ajudam os outros se sintam importantes, recebendo aplausos e vendo o quão importante está sendo sua colaboração para a comunidade. O sistema também faz com que a própria comunidade puna os membros desrespeitosos que não contribuem para o crescimento da comunidade.


O que gostaríamos de saber é o que você achou do sistema. Não estamos perguntando se o sistema é necessário ou desnecessário, mas sim se você gostaria que o sistema continuasse.

Um abraço a todos.

alexcosta67

  • Visitante
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:02 »
Olá Ledstyle saudações.

Sou novo no fórum, então desconheço se antes existia um sistema de karma diferente, pois você está se referindo ao novo sistema de karma.

Já li algumas discussões sobre o assunto aqui no fórum e o mesmo tem sido alvo de algumas críticas.

Bom acho que pior que um método ruim é não ter método algum, porque senão a coisa fica assim: http://www.famelix.fameg.edu.br/forum/
isso é muito triste pois para iniciantes no mundo linux como eu acabam sem ter a quem recorrer, e perdendo tempo, midias etc.

Acho que com o novo lançamento do software proprietário a tendencia é que aumente a procura por boas distros em linux e a demanda por administradores vai aumentar então se faz necessário algum método para que se possa promover membros à administradores.

Ainda bem que encontrei o Ubuntu e este excelente fórum.

Críticas sempre vão existir, a diferença é como lidamos com elas.

Abraços e boa sorte.

Alex.







Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:08 »
Olá Ledstyle saudações.

Sou novo no fórum, então desconheço se antes existia um sistema de karma diferente, pois você está se referindo ao novo sistema de karma.

Foi bom seu post assim já explico pra todos membros novos.

Nunca existiu um sistema de karma no forum. Ele sempre existiu no Launchpad e Roseta, as ferramentas pra reportar bugs e traduzir.
Maiores informações sobre o funcionamento do sistema estão disponíveis aqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13914.0

Abraços!

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:42 »
sou a favor, mas precisa mudar esse sistema, pareço papagaio falando isso td hora, mas é necessário obrigar uma justificativa do aplauso ou da vaia
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline proberio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2007, 23:52 »
sou a favor, mas precisa mudar esse sistema, pareço papagaio falando isso td hora, mas é necessário obrigar uma justificativa do aplauso ou da vaia

Eu sou contra, no entanto se concordo com vc quando diz que é necessário uma justificativa do aplauso ou da vaia.
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2007, 00:41 »
sou a favor, mas precisa mudar esse sistema, pareço papagaio falando isso td hora, mas é necessário obrigar uma justificativa do aplauso ou da vaia

Se vc é favorável deve respeitar quem lhe deu o aplauso ou a vaia.
A própria definição do sistema de Karma do post do LedStyle quando institui o sistema já explica claramente o que é o karma.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2007, 08:32 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2007, 02:06 »
Pessoalmente não sou a favor nem contra, acho o sistema de karma completamente desnecessário.
Se alguém não gostou da maneira como um dos usuários se portou, basta falar na hora. Dependendo da gravidade algum moderador pode tomar uma atitude.
Aqueles que fazem bons posts, dando respostas claras e corretas para os problemas apresentados, ou trazem boas dicas para o fórum, não devem fazer isso visando agradecimento ou reconhecimento - imagino eu - mas meramente ajudar os demais usuários e incentivar o uso de uma plataforma de software melhor que as demais.
A utilização do sistema de karma pode acabar incentivando uma busca por "status" e até mesmo competições, veladas ou não, entre usuários com mais conhecimento, que antes respondiam às questões de maneira mais cooperativa, como em situações onde um complementa a dica do outro com algo que estava faltando. Uma vez que a dica já foi dada por um usuário e este tenderá a receber o karma por ela, outro usuário conhecedor de algo que poderia complementar a dica pode se manter calado, simplesmente por não receber a dita pontuação.
É claro que este é um exemplo de mau comportamento, que vai de encontro a ideologia do software livre, e portanto ninguém iria admitir estar agindo desta forma. Acredito que a maioria não agiria desta forma, mas sempre existirão as exceções.
Por fim a questão toda se resume a uma pergunta: qual a necessidade de reconhecimento?
O reconhecimento se dá entre aqueles usuários que possuem uma participação ativa e de grande utilidade no fórum, por meio da visibilidade que seus posts irão ter, não só no momento da solução do problema para o usuário que iniciou a questão, mas para os futuros iniciantes que irão realizar uma busca ao se depararem com o mesmo problema e encontrarão a solução naquele mesmo post (uma vez que este tenha sido feito segundo as regras e sugestões deste mesmo fórum, com linguagem clara e objetiva).
Tal reconhecimento será válido enquanto a dica for válida, até a dificuldade se tornar inexistente devido a novas versões de software - como tem acontecido seguidamente no Linux - ou enquanto a distro estiver ativa.
Ainda assim, quem está aqui em busca de reconhecimento? Penso que todos estão aqui, principalmente, pelo mesmo motivo que eu estou, pelo mesmo motivo que acessei este fórum pela primeira vez: em busca de conhecimento.

Ps.: dada a minha indiferença, não irei votar.


Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2007, 06:06 »
Aqueles que fazem bons posts, dando respostas claras e corretas para os problemas apresentados, ou trazem boas dicas para o fórum, não devem fazer isso visando agradecimento ou reconhecimento - imagino eu - mas meramente ajudar os demais usuários e incentivar o uso de uma plataforma de software melhor que as demais.

Concordo e por isso voto na retirada do Karma.

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2007, 11:34 »
Pessoalmente não sou a favor nem contra, acho o sistema de karma completamente desnecessário.
Se alguém não gostou da maneira como um dos usuários se portou, basta falar na hora. Dependendo da gravidade algum moderador pode tomar uma atitude.
Aqueles que fazem bons posts, dando respostas claras e corretas para os problemas apresentados, ou trazem boas dicas para o fórum, não devem fazer isso visando agradecimento ou reconhecimento - imagino eu - mas meramente ajudar os demais usuários e incentivar o uso de uma plataforma de software melhor que as demais.
A utilização do sistema de karma pode acabar incentivando uma busca por "status" e até mesmo competições, veladas ou não, entre usuários com mais conhecimento, que antes respondiam às questões de maneira mais cooperativa, como em situações onde um complementa a dica do outro com algo que estava faltando. Uma vez que a dica já foi dada por um usuário e este tenderá a receber o karma por ela, outro usuário conhecedor de algo que poderia complementar a dica pode se manter calado, simplesmente por não receber a dita pontuação.
É claro que este é um exemplo de mau comportamento, que vai de encontro a ideologia do software livre, e portanto ninguém iria admitir estar agindo desta forma. Acredito que a maioria não agiria desta forma, mas sempre existirão as exceções.
Por fim a questão toda se resume a uma pergunta: qual a necessidade de reconhecimento?
O reconhecimento se dá entre aqueles usuários que possuem uma participação ativa e de grande utilidade no fórum, por meio da visibilidade que seus posts irão ter, não só no momento da solução do problema para o usuário que iniciou a questão, mas para os futuros iniciantes que irão realizar uma busca ao se depararem com o mesmo problema e encontrarão a solução naquele mesmo post (uma vez que este tenha sido feito segundo as regras e sugestões deste mesmo fórum, com linguagem clara e objetiva).
Tal reconhecimento será válido enquanto a dica for válida, até a dificuldade se tornar inexistente devido a novas versões de software - como tem acontecido seguidamente no Linux - ou enquanto a distro estiver ativa.
Ainda assim, quem está aqui em busca de reconhecimento? Penso que todos estão aqui, principalmente, pelo mesmo motivo que eu estou, pelo mesmo motivo que acessei este fórum pela primeira vez: em busca de conhecimento.

Ps.: dada a minha indiferença, não irei votar.
dps dessa, mudo minha opinião, voto pelo fim do karma, se bem q nao achei nada q faça o karma ser justificado
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2007, 12:07 »
Voto pela abolição imediata do "Karma", já, agora!

Ei, zohguy, o seu comentário parece ter sido desenvolvido com base nos efeitos que o "Karma" pode causar em você, ou seja , nenhum. Tanto faz se vier "vaia" ou "aplauso", o seu comportamento não vai mudar aqui em função disto. Percebo que é um membro com personalidade e, provavelmente, já deve ter atingido a idade adulta. E quanto aos demais...?

Digo isto, pois, em resumo, vimos situações que marcaram o sistema de forma extremamente negativa. Alguns membros tristes pela "vaia" injustificável desabafaram suas insatisfações acerca do "Karma", outros alertaram sobre o linchamento que é feito através deste nos novos membros e houve também quem fizesse do sistema seu objeto de vaidade.

Peço pelo seu voto contra a permanência do "Karma".

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2007, 12:48 »
Como no outro tópico eu não achei bom o voto em novatos, houveram algumas injustiças. Mas também sou contra justificar. Isso vai gerar muita discussão !

Offline Network-Coder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2007, 12:49 »
Também sou a favor do termino do sistema conhecido por karma.

Creio que muitos usuarios aqui no fórum ainda não possuem maturidade suficiente para a utilização desse sistema.

Não preciso fazer um discurso longo, pois tudo que eu pretendia declarar ja foi dito pelo membro zohguy.

o.O

irc.freenode.net - #nerd_republic go! go! go!

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2007, 19:26 »
Delculpem por floodar aqui, mas vim mostrar um exemplo do mau uso do karma.

Um iniciante no Ubuntu (com 1 post) abriu um tópico para sanar suas dúvidas. O único problema nesse tópico é a CAIXA ALTA utilizada no título do mesmo. Adivinha o que aconteceu com o karma dele? Eu já tinha mostrado o erro dele, não preciseva dar essa vaia. Esse uso do karma é o que motivou (também) a votar na retirada dele. Vc que deu vaia pra ele, reveja seu voto e diga se realmente era necessária essa vaia.

Link do qual me refiro: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=15236.msg81226#msg81226
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2007, 19:28 por Kamei Hyoga »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2007, 14:43 »
Ser contra ou a favor é um direito mas, opinar é uma obrigação, mesmo que seja só no voto.
Aplaudo, quero dizer parabenizo, o zohguy por expressar sua opinião mesmo sendo neutro na votação.
Não concordo com o arsolto quando pede ao zohguy para votar contra já que ele, zohguy, acha  desnecessário.
Me parece que isso é querer forçar a barra.
Eu votei favorável porque acho que o Karma tem mais aspectos positivos que negativos.
Logo no início da sua implementação eu levei uma vaia e isso me fez refletir mesmo sendo adulto, dono do meu nariz e, tendo opinião formada.
Pra mim o negativo foi positivo porque eu percebi que acabara de entrar numa comunidade, diferente das  outras que eu participara anteriormente e, se eu quizesse continuar tinha que me adaptar.
O que está havendo é que o Karma está sendo mal usado. Vaiar iniciante porque postou contra as regras do Fórum é uma barbaridade.
O que deve ser feito é orientar o iniciante
Da mesma forma ficar esperando uma oportunidade para vaiar alguém , acho que é pré-julgamento.
Outra coisa  condenável é querer, da maneira com o disse o zohguy, usar o Karma como status
Para completar o raciocínio do início  : é preciso que essa questão do Karma -como outras quaisquer- tenha uma participação maior dos usuários cadastrados do Fórum para que o resultado final seja realmente significativo.






 
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: O que você achou do sistema de karma?
« Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2007, 14:50 »
Ser contra ou a favor é um direito mas, opinar é uma obrigação, mesmo que seja só no voto.
Aplaudo, quero dizer parabenizo, o zohguy por expressar sua opinião mesmo sendo neutro na votação.
Não concordo com o arsolto quando pede ao zohguy para votar contra já que ele, zohguy, acha  desnecessário.
Me parece que isso é querer forçar a barra.
Eu votei favorável porque acho que o Karma tem mais aspectos positivos que negativos.
Logo no início da sua implementação eu levei uma vaia e isso me fez refletir mesmo sendo adulto, dono do meu nariz e, tendo opinião formada.
Pra mim o negativo foi positivo porque eu percebi que acabara de entrar numa comunidade, diferente das  outras que eu participara anteriormente e, se eu quizesse continuar tinha que me adaptar.
O que está havendo é que o Karma está sendo mal usado. Vaiar iniciante porque postou contra as regras do Fórum é uma barbaridade.
O que deve ser feito é orientar o iniciante
Da mesma forma ficar esperando uma oportunidade para vaiar alguém , acho que é pré-julgamento.
Outra coisa  condenável é querer, da maneira com o disse o zohguy, usar o Karma como status
Para completar o raciocínio do início  : é preciso que essa questão do Karma -como outras quaisquer- tenha uma participação maior dos usuários cadastrados do Fórum para que o resultado final seja realmente significativo.
entonces meu filho, como é que vai controlar as vaias ou aplausos se foram com bom senso ou não, se nem pelo menos dá pra justificar e saber quem a aplicou?
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333