Hehe Já ia postar mais um tópico aqui, sobre minha empreitada com outras distribuições, mas vi que alguém já foi mais rápido hehehe
Bom, estou usando aqui o Mandriva One 2007. No site do Mandriva as versões gratuitas são a Free e a One. Esta última é uma versão Live CD e que permite instalar no disco caso usuário queira. E são várias ISOs disponíveis. Para os fãs do Gnome, como eu, a primeira ISO é o que queremos e inclui nosso idioma.
Até o momento tive apenas ótimas impressões!!
- Sistema bem leve!! Mesmo com várias funções automáticas, do boot ao uso do sistema, se comportou muito bem na máquina virtual e sem nenhum problema;
- Arte final! Está simplesmente show de bola! Muito bonito e simples. Nada de temas bregas e extravagantes. O tema padrão é laranja, mas muito bem definido;
- A instalação foi a jato!! Ao estilo Ubuntu Dapper. Em menos de 20 minutos já estava logado o Gnome com o meu usuário;
- O Centro de Controle do Mandriva é simplesmente incrível!! Particularmente, achei mais simples, leve, prático e com um tema mais "limpo" do que o bom e velho Yast do Suse;
- E o que mais me agradou: manteve quase que 100% o padrão dos menus do Gnome!! Isso pra mim é essencial, pois não temos que reaprender a mexer no Gnome de cada distribuição nova que pegamos;
- APT-GET e Synaptic continua fazendo falta hehehe.
Estou simplesmente assustado com a qualidade desta distribuição. Lembro que não tive uma experiência boa com o Conectiva Live que achei simplesmente horrível. Mas esse Mandriva está muito bom. Show de bola!! Já estou até pensando baixar o Free que também é um download bem grande...