Autor Tópico: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!  (Lida 98769 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
O Envy (um tracadilho com a palavra "Nvidia" em Italiano) é um Script via linha de comando escrito em Python por Alberto Milone (o já famoso tseliot do Fórum do Ubuntu em Inglês; famoso pelo tópico sobre o Driver de Vídeo das placas Nvidia).

O Envy procurará baixar a versão mais recente e estável dos sites da Nvidia e ATI (o Driver da ATI só foi incluído a partir da versão 0.8.1 do Envy), ou uma versão mais recente possível (mas não os mais novos) do Driver para as placas consideradas "Legacy".

Ao visitar o Blog do Alberto Milone você deverá encontrar uma versão estável (stable) e instável (unstable) do Envy. O próprio Alberto deixa claro em letras garrafais que você deve procurar utilizar sempre a versão estável.  Versões instáveis são para os que sabem o que estão fazendo.


Mas o que exatamente o Envy faz?

* Verifica se o seu sistema possui todos os pacotes necessários para rodar o instalador do Driver da Placa de Vídeo.
* Instalará apenas o Driver suportado por sua placa de Vídeo (no caso das Placas Nvidia, existem 3 séries de Drivers: os 97XX, os novos Legacy 96XX, e os legacy 71XX. O Envy tentará detectar o Modelo da sua placa de Vídeo e instalará o respectivo Driver mais apropriado para ela. Se a Detecção falhar, o Envy questionará você se gostaria de instalar uma versão diferente).
* Baixa, compila e instala o Driver mais recente para sua placa de Vídeo Nvidia ou ATI (os Drivers são baixados dos sites da Nvidia e ATI, portanto é bom saber sobre possíveis problemas envolvendo cada versão do Driver em questão antes de culpar o Envy se algo der errado).

Infelizmente está tudo em Inglês.

Por favor leiam tudo antes de realizar qualquer modificação!
É necessário que os repositórios Universe e Multiverse Oficiais do Ubuntu estejam ativos!
É necessário estar conectado a Internet para que tudo funcione bem!


Como proceder para instalar e executar o Envy:

1) Se você já possui alguma versão anterior do Envy instalada, remova a versão antiga para instalar a mais nova.  Se não possui o Envy instalado no sistema pule este passo.   No terminal:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude purge envy
Código: [Selecionar]
sudo rm -R /usr/share/envy

2) Acesse diretamente a página do projeto: http://albertomilone.com/nvidia_scripts1.html  ou o Blog do Autor - http://albertomilone.com/wordpress e procure baixar a versão mais recente e estável do Envy. Lá você encotrará um arquivo  .deb (o executável do Ubuntu). Serve para as versões 6.06 (32 e 64bits) e 6.10 da família Ubuntu, as versões PPC não são  suportadas!



3) Instale o pacote baixado clicando duas vezes sobre ele. Se preferir o terminal, vá até o diretório em que baixou o Envy e digite:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i nome_da_versão_do_envy.deb 

4) Feche a sua sessão ou outras que possam estar abertas e use a seguinte combinação de teclas: CTRL+ALT+F1

Com isso você será levado a uma tela preta do terminal que vai tomar toda a área do seu monitor. É necessário fazer um novo Login.

5)  Digite então: envy + ENTER

6) Escolha Instalar ou Desinstalar o Driver da Nvidia ou ATI da Interface em modo texto. Daí em diante é só aguardar o término de todo o processo. Fique atento ao final do processo, geralmente é perguntado se você gostaria de configurar o Xorg automaticamente e ele já retorna ao modo gráfico se tudo correu bem.



Algumas considerações!

* E se deu errado e eu perdi a minha parte gráfica?
 Calma, não se desespere! Você não perdeu seus dados e nem o seu sistema. Volte a executar o Envy mas desta vez escolha a opção de retirar o Driver!  Tudo deve voltar ao normal.

* E se o Ubuntu resolver atualizar o Xorg ou o Kernel? O que vai acontecer?
Você perderá a parte gráfica do sistema! Mas calma, você nem vai precisar tomar tranqüilizantes!  :P  Basta repetir o processo de instalação do Envy. Como você não terá à parte gráfica, você será automaticamente levado ao terminal, daí é só executar o Envy.  Pode confiar que funciona, eu esperei uma atualização dessas para ver se tudo voltava ao normal repetindo o processo. Só então resolvi postar essa dica!





« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 08:18 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2007, 16:09 »
Bem, vou testar aqui e já digo como foi.




Logo que eu dei o comando ele me pediu uma senha e eu digitei. Apareceu o menu e escolhi instalar os drivers da NVidia, mas parou ae. Tá dando vários erros:

Ubuntu Drapper 32 Bit

traceback (most recent call last):
 File "interface.py" , line 20 , in ?
    objects.mainmenu()
 File "usr/share/envy/instun/objects.py" , line 355 , in mainmenu
    menu1.process()

.
.
.

NameError: global name ' middlecards' is not defined


É isso. To querendo jogar alguns jogos e vou instalar pelo Synaptic mesmo.

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2007, 16:30 por Kamei Hyoga »

Offline Frenesi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2007, 22:54 »
bom eu rodei e ocorreu tudo bem... instalou... só que quando o X subiu,
só que subiu com as resoluções pequenas... ai dei um:

"sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg"

disse quais resoluções era para usar... e pronto... tudo ficou lindo  ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2007, 06:44 »
REalmente não sei o que poderia ser no caso do Kamei Hyoga. Quanto ao Frenesi, se for o Driver da Nvidia, pode reparar que o Nvidia Settings possuí opções para alterar as taxas de  resolução e atualização do monitor! Não precisava ir no dpkg. Pelo menos foi o que aconteceu comigo! :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Frenesi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2007, 15:12 »
bom galactus vi que no Nvidia Settings possuía opções para alterar as taxas de  resolução e atualização do monitor,
só que ele não dava as opções que eu queria... a resolução soh apareceia a opção de ir ateh 1024x768 e onde eu uso 1280x1024
depois do dpkg apareceu todas as opcões  :D

Offline junioralessandro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • Sistemas de Informação
    • Ver perfil
    • Profissional ETI
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2007, 15:49 »
Perfeito, estou rodando o Dapper aqui com uma placa NVidia GeForce FX 5200 e não tive nenhum probema com a instalação, muito bom galactus, estou utilizando um monitor philips modelo 107S6 resolução 1024x768 à 85 HZ tudo detectado, menos a taxa de atualização que fiz direto pela opção Nvidia X Server Settings pelo painel.
Sistemas de Informação - Nº 3421

Offline raphabonelli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2007, 09:30 »
Acabei de utilizá-lo aqui, para desinstalar o driver que eu utilizava (instalado via apt-get) e depois reinstalar o novo via Envy. E o que posso dizer, além de que o aplicativo é fantástico?

Tomara que em um futuro próximo vire padrão no Ubuntu... pois o lance é show de bola mesmo.

Para constar como dado, eu utilizo uma GeForce 6800XT 256DDR2.
Ele escolheu o driver sozinho e instalou o 1.0-9746
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2007, 17:18 »
Eu instalei o drive atual e deu tudo certo. O único problema é que diminuiu a taxa de atualização do monitor de 85 Hs. para 60 e, aparentemente não há opção para mudar. Tentei o comando "dpkg-reconfigure xserver-xorg" - ali eu realizei a configuração correta para que pudesse utilizar uma taxa de atualização maior, e mesmo assim não dá certo. Existe algum outro comando ou arquivo para configurar. eu sei que o monitor suporta pois eu utilizava com o drive da nvidia do repositório e mais, no Rwndows também funciona com essa taxa.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline vlad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2007, 20:24 »
Eu instalei o drive atual e deu tudo certo. O único problema é que diminuiu a taxa de atualização do monitor de 85 Hs. para 60 e, aparentemente não há opção para mudar. Tentei o comando "dpkg-reconfigure xserver-xorg" - ali eu realizei a configuração correta para que pudesse utilizar uma taxa de atualização maior, e mesmo assim não dá certo. Existe algum outro comando ou arquivo para configurar. eu sei que o monitor suporta pois eu utilizava com o drive da nvidia do repositório e mais, no Rwndows também funciona com essa taxa.

Verifica se colocando essa linhas (referentes a seu monitor) no xorg.conf ele retorna a frequência ao normal.

Section "Monitor"
   Identifier   "SyncMaster 997MB"
   Option      "DPMS"
   HorizSync   30-96  #Essa
   VertRefresh   50-160  #Essa
EndSection

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2007, 20:49 »
Funcionou com a minha Nvidia GeForce 6500 PCI Express.

Código: [Selecionar]
5)  Digite então: envy + ENTER
Acho que nesta etapa, galactus , deveria reforçar que o micro deve estar conectado a internet.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2007, 20:59 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2007, 21:13 »


Segui sua dica, mas ainda não resolveu. Valeu mesmo assim.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2007, 21:41 por advogama »
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2007, 04:22 »
Usei o Envy conforme a dica e instalei o driver no meu Xubuntu fácil, fácil. Precisei só de um pouco de coragem, já que tinha usado o Envy numa instalação do Linux Mint (testei, já que é Ubuntu + codecs, java, flash etc.) e deu uma tremenda "caca".

Aliás, atualizei o driver já instalado, sem remover nada antes e sem nenhum problema para reiniciar o X.

Outro ponto: antes de utilizar o Envy, não conseguia instalar o nvidia-settings. Toda vez que eu tentava, o Synaptic marcava o nvidia-glx para remoção e um outro kernel (386, quando eu uso o generic que, pelo que eu li, é otimizado para 586 e 686) para instalação. O jeito era instalar o driver sem o nvidia-settings, problema que foi resolvido pelo Envy, pois, agora, os dois estão instalados e funcionando muito bem.

Valeu pela dica, recomendada para quem se habilitar.

P.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 22:24 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #12 Online: 29 de Janeiro de 2007, 08:19 »
Funcionou com a minha Nvidia GeForce 6500 PCI Express.

Código: [Selecionar]
5)  Digite então: envy + ENTER
Acho que nesta etapa, galactus , deveria reforçar que o micro deve estar conectado a internet.

Já coloquei um aviso.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #13 Online: 29 de Janeiro de 2007, 10:46 »
Eu acompanho o blog do Alberto e vi hoje um mensagem para todos os usuarios de Dapper fazerem o upgrade para a nova versão(principalmente usuarios da ATI).

Para mais informações visitem o blog do Alberto Milone
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!
« Resposta #14 Online: 29 de Janeiro de 2007, 14:44 »
Eu já instalei a versão nova que, segundo o blog do bambino, é para o Dapper. Funcionou perfeitamente!

Só chamo atenção para esta dica do nobre devorador de mundos e pai coruja:

Citar
6)  Escolha Instalar ou Desinstalar o Driver da Nvidia ou ATI da Interface em modo texto. Daí em diante é só aguardar o término de todo o processo.

É aguardar mesmo, pois não há indicação de que esteja acontecendo alguma coisa e na linha

Código: [Selecionar]
running local boot scripts (/et/rc/local)
tem-se a impressão de que o trem travou. No meu caso, foram 17 mb sendo baixados.

Grande dica!
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |