Autor Tópico: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal  (Lida 12743 vezes)

alexcosta67

  • Visitante

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2007, 19:31 »
Citação de: Artigo
Nota 10 para os técnicos do governo, se for confirmada esta configuração realista: esta velocidade, com combo de CD-RW e leitor de DVD, 256MB de RAM, modem e wireless, é o que já se encontra hoje no mercado nesta faixa de preço."

Justamente por se tratar de projeto governamental, bem que incentivos fiscais e (talvez) uma força para reduzir a margem de lucro poderiam fazer o preço cair do patamar de R$1,9 mil, pois com esse dinheiro compra-se um laptop "comercial" semelhante. Ainda mais que, com os preços cadentes de hoje em dia, botar mais 256MB de RAM para deixá-lo com 512MB seria uma excelente pedida.

Citação de: Artigo
Com incentivo governamental, talvez tenhamos mais variedade de máquinas nesta faixa de preço, e o preço das máquinas com 512MB, gravador de DVD e tela de 15 polegadas widescreen deve baixar um patamar.

Isto complementa o que acabei de falar. :)

Agora, a pergunta que não quer calar, pois não encontrei nem nesse artigo nem no artigo linkado: qual sistema operacional virá instalado neste notebook? Se for o Windows - ou, pior ainda, o tal do Windows Starter Edition -, começarei a fazer agora mesmo uma campanha contra este notebook. Há tantas distros fáceis e voltadas para leigos por aí, e em português...
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2007, 19:34 por celsofaf »
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2007, 09:55 »
Complementando... http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012007/17012007-18.shl

Citar
Governo define configuração de laptop popular
Quarta-feira, 17 de janeiro de 2007 - 18h26

SÃO PAULO – O governo definiu a configuração mínima dos notebooks que poderão participar do programa PC para todos.

De acordo com a Secretaria Especial da Presidência, órgão responsável pelo programa, o governo deve anunciar nos próximos dias que os portáteis deverão ter processador de 1,4 GHz, 256 MB de memória RAM e HD de 40GB.

A configuração foi definida após negociação com os fabricantes. As máquinas deverão ainda ter acesso a redes Wi-Fi e display LCD de 14 polegadas.

Esta semana, a Secretaria já havia anunciado que o preço máximo para um notebook ser incluído no programa será de R$1,8 mil e que o governo havia recebido propostas da Positivo e CCE para inscrever seus produtos no projeto. A Secretaria afirmou que seu objetivo é levar os notebooks do programa até o varejo ainda neste semestre.

Além de atender a configuração mínima e preço máximo de R$ 1,8 mil, os notebooks devem ser fabricados no Brasil e chegar às lojas com distribuição Linux e pacote mínimo de aplicativos de software livre.

Computadores homologados pelo programa poderão se beneficiar de financiamento subsidiado do BNDES para a venda ao consumidor. O BNDES anunciou, este mês, uma linha de crédito adicional de R$ 300 milhões para financiar a venda de computadores homologados pelo programa no país até 2008.

Notebooks de até R$ 1,8 mil vão receber isenção de PIS e Cofins, mesmo que não sejam máquinas homologadas pelo programa PC para Todos. Os notebooks deste valor (até R$1,8 mil) estarão incluídos no novo teto de isenção fiscal para produtos de informática beneficiados pela MP do Bem.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

É, virá "com distribuição Linux e pacote mínimo de aplicativos de software livre". Um tanto melhor! Mas, pelo preço, e como não terá Windows, poderiam muito bem pôr um hardware um pouquinho melhor, sem dores.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2007, 19:02 »
Bom, seria legal que viesse com 512MB e o governo melhorasse a exigência da distribuição Linux a ser usada, porque vi muito micro popular com distribuições que nunca tinha ouvido falar e distribuições velhas. Até Conectiva 8 eu vi, por incrível que pareça. Acho que tem que estipular a qualidade da distribuição. Por exemplo, porque não contribuir com o crescimento do software brasileiro com distribuições nacionais como Kurumin, Kalango ou até mesmo a franco brasileira Mandriva? Ou então colocar o Ubuntu já que está fazendo tanto sucesso e muitos aqui estão adorando? Por que senão o número de migração Windows "Pirated Edtion" vai ser grande.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2007, 20:22 »
Governo Mulla é igual Micro$oft, tudo o que é oriundo de ambos, é b****... esse notebook é bem pouquinho melhor que o meu PC em Hardware, q foi comprado em Novembro de 2003, um amd athlon xp 1500+ e 224 de ram (onboard fétido), pra vcs terem uma idéia.

Pior q isso é meter umas distros velhas e desconhecidas, que devem estar lá pras últimas posições no DistroWatch, se é que de tão desconhecidas q são, nem estão registradas em tal site.

A Micro$oft agradece perante a esse pseudo incentivo ao software livre do Governo Mulla.
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2007, 21:14 »
SignoreBartolomeo,
Tá parecendo salário mínimo, não?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2007, 22:07 »
Meu caro, sou a favor desses projetos de inclusão digital, mas se for pra fazer, que faça bem, não é só pq ele faz isso, q vão lamber o saco da Mulla, msm se o projeto é porco e mal feito... o cara disse acima, se não vem com Rwindow$, poderiam colocar um hardware melhor, pq se um PC com 1GB de RAM uns dois ou três anos são suficientes pra deixá-lo obsoleto, imagina um com 512 de ram, um ano já cai em desuso, pq se for pra vender, que venda o notebook pra durar legal.

esses negócios da mulla sem cabeça me soam muito como "Panis et Circencis".
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2007, 22:24 »
Bem,
Só espero que vc não pense que eu estava contra vc...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2007, 11:44 »
na verdade nem tinha entendido sua colocação, vc poderia ser mais claro xD
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2007, 12:52 »
O que eu quis dizer é que essa máquina oferecida poderia ser melhor...
Tal qual o salário mínimo...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2007, 14:49 »
será que essa máquina vai rodar ubuntu 6.10 ou 7.4? Estou só esperando esse projeto entrar em vigor para comprar meu tão desejável laptop, só que com certeza não ficarei com as distribuições q eles mandam, como já mensionado acima, elas são bem fracas.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2007, 21:22 »
Gilberto, o Ubuntu 7.4 eu não sei, mas o 6.10 e o 7.04 com certeza rodam muito bem numa máquina bem inferior à apresentada. Sei disso por experiência própria.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #12 Online: 27 de Janeiro de 2007, 14:59 »
Não sei, meio que fazendo o papel de advogado do diabo, e para apimentar a discussão, resolvo escrever. Será que a atitude do governo de lançar um notebook "popular" já não é por si só uma atitude louvável? É claro que o idela seria pensarmos em hardwares mais potentes. Talvez o que muitos aqui estão contestando seria realmente algo que poderia ser enquadrado no famigerado processo de predação tecnológica em que acada dia estamos, motivados por softwares que cada vez mais exigem dos componentes de hardware, equipamentos mais "potentes" e por isso salve Mr. Gates. Pessoalmente, acho que embora a configuração de hardware não seja a ideal, a atitude governamental um tanto quanto interessante, sem ideologismos. Estamos falando em equipar professores de escolas públicas estudantes e outros com algo que seja suficientemente interessante para que eles possam trabalhar em seus processadores de texto, navegar na internet e ouvir uma musiquinha! Pessoal o programa é popular, qualquer um que queira algo mais requintado automaticamente está fora da faixa "popular". Além do mais, se a configuração de hardware não é a das melhores pode-se buscar distribuições que se adequem ao funcionamento do computador, neste ponto a escolha do SO é crucial e é nisso estritamente que, determinada a configuração, deveriam focar. Pra quem a quatro anos usa um notebook k-6 380 com algo em torno de 192 de ram o upgrade é tentador!!! 

Abraços a todos
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #13 Online: 27 de Janeiro de 2007, 15:12 »
ah, se for pra fazer, que faça direito

isso é pra acharem q o governo está fazendo, msm não vendo que é algo porco e mal feito
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Re: Conheça antes a configuração do "Notebook para Todos", do governo federal
« Resposta #14 Online: 29 de Janeiro de 2007, 09:04 »
Gilberto, o Ubuntu 7.4 eu não sei, mas o 6.10 e o 7.04 com certeza rodam muito bem numa máquina bem inferior à apresentada. Sei disso por experiência própria.

Olá, celsofat quando perguntei se iria rodar, me referi aos drivers, etc. Talvez eu tenha expressado de forma errada...