Autor Tópico: Particionamento Interrompido  (Lida 2731 vezes)

Offline carlosfrancoba

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Particionamento Interrompido
« Online: 20 de Janeiro de 2007, 21:35 »
Eu estava particionando o meu HD quando minha mãe veio e, sem me avisar, fechou o gparted
no meio do processo
Minhas partições são todas EXT 3, e agora 3 delas não estão mais entrando (no boot aparece ext3-fs corrupted)
eu gostaria de saber se há algum modo de recuperá-las, pois nelas estão cerca de 25mil Mp3 e seria muito ruim para mim perdê-las.
O que os mais experientes sugerem?

Offline Glauco Hass

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Particionamento Interrompido
« Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2007, 21:51 »
carlosfrancoba,

Faça o download do LiveCD do GParted (http://gparted.sf.net/. Grave, faça o boot com o CD e, depois de carregado completamente, abra o terminal do LiveCD e digite testdrive no prompt. É uma ferramenta em modo texto, mas muito intuitiva. Siga os passos para recuperar as partições perdidas. Como não houve escrita em cima dos dados antigos, as chances de você conseguir recuperá-las com sucesso é enorme, vale a tentativa.

Abraço.

Offline carlosfrancoba

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2007, 22:03 »
Valeu pela dica. Vou tentar fazer, tomara que não seja muito complicado e que eu não acabe piorando a situação. Eu estava pensando um "fsck" para ver se funcionava, mas fiquei com medo de perder os dados de uma vez... você recomendaria essa tentativa?

Offline Glauco Hass

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2007, 22:09 »
Valeu pela dica. Vou tentar fazer, tomara que não seja muito complicado e que eu não acabe piorando a situação. Eu estava pensando um "fsck" para ver se funcionava, mas fiquei com medo de perder os dados de uma vez... você recomendaria essa tentativa?
Creio que seja necessário usar o fsck, de um modo ou de outro. Porém, antes, eu analisaria com o Testdrive pra ver se as partições que estão "fisicamente" no HD são as mesmas que estão na tabela de partições. Se não for, ele acusará e você terá a opção de corrigir isso. Se fizer o fsck numa situação hipotética como essa, tuas músicas correm risco.

Offline carlosfrancoba

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2007, 22:43 »
funcionou! muito obrigado pela dica!