Autor Tópico: Multimídia no Ubuntu 7.04!  (Lida 189949 vezes)

Offline thiago e. de oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Herd 3 - Versão Alpha!
« Resposta #15 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 10:17 »
Repositórios adicionais com conteúdo multimídia ;D:

Abram o terminal e digitem:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/sources.list
No texto que abrirá, insiram as seguintes linhas:
Código: [Selecionar]
## Medibuntu - Ubuntu 7.04 "feisty fawn"
## Please report any bug on https://launchpad.net/products/medibuntu/+bugs
deb http://medibuntu.sos-sts.com/repo/ feisty free non-free
deb-src http://medibuntu.sos-sts.com/repo/ feisty free non-free

Salvem o arquivo e fechem-no.

Depois, ainda no terminal:
Código: [Selecionar]
wget -q http://medibuntu.sos-sts.com/repo/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add -
Depois:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
Depois abram o Synaptic e vejam o que vocês têm disponível!

Site oficial: http://medibuntu.sos-sts.com/

 ;)
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2007, 10:23 por thiago e. de oliveira »
Athlon XP 2600+ / MB ASUS A7N8X-DELUXE
Nvidia GeForce FX 5200 128MB/64bits
RAM 1.28 GB (Samsung)
HL-DT-ST DVDRAM GSA-4081B (gravador DVD)
Fonte Superflower (TTGI) 450W reais
HDD Samsung 160GB 7200 RPM SATA
Modem ADSL D.Link DSL-500T (Speedy)
Registered Linux User # 423742
Registered Ubuntu User # 4182

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Beta!
« Resposta #16 Online: 03 de Abril de 2007, 16:05 »
Eu nem acredito no que vejo!
Fico honrado de ter o meu pedido atendido pelo mestre galactus!
Parabéns pela iniciativa e muito obrigado por ter lido e atendido meu pedido.

Vou fazer algumas críticas... aí você vê se concorda e incorpora ou não ao tutorial, ok?
1) Geralmente eu instalo também o pacote "unace" para descompactar arquivos *.ace
2) Não acho que pacotes como GoogleErth e Skype deveriam estar nesse tutorial. São pacotes muito grandes, tratam-se de programas e não de suporte à multimídia em si. Imagine um user novato de internet discada pensando que seja necessário ter skype para o ubuntu funcionar corretamente e baixando esse pacote durante horas. Ficaria melhor como um "passo opcional" do tutorial.
3) Costumo instalar o pacote totem-xine. Não sei bem por que, mas sempre dizem que é melhor do que usar o totem-gstreamer.
4) Os seguintes pacotes poderiam se colocado num "passo à parte" do tutorial para quem usa esse player:
xmms (Tocador de áudio estilo Winamp)
xmms-flac (permite ao xmms reproduzir arquivos FLAC – sem perda na qualidade de Áudio)
xmms-mp4 ( permite ao xmms reproduzir arquivos mp4/aac)
xmms-musepack (permite ao xmms reproduzir arquivos MPC)
xmms-scrobbler (quando ativado, envia informações das músicas que você ouve para o Last.fm)
xmms-skins (temas diferentes para o xmms)
xmms-status-plugin (quando ativado, coloca um ícone xmms no dock do Gnome e KDE)
xmms-wma (permite ao xmms reproduzir arquivos WMA)
Tudo bem, ele é o primeiro que um novato procura quando chega por aqui. Mas muita gente não utiliza esse player ou está à procura de um mais robusto como o listen, por exemplo.

Não encare isso como uma bronca ou uma falta de gratidão. Trata-se apenas de sugerir maneiras de tornar o seu trabalho (que já é maravilhoso) sutilmente melhor. Inclusive faço questão de repetir meu MUITO OBRIGADO para todo mundo ouvir, ou melhor, ver!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Beta!
« Resposta #17 Online: 03 de Abril de 2007, 20:14 »
Meu caro carlosfrancoba, não há de quê. Eu mesmo sempre peço para vocês me ajudarem e este ainda é um tutorial BETA! :)

Vou mudar mais coisas sim. Sugestões anotadas. É que ando sem tempo para escrever o tutorial. Agora tenho mais uma boquinha para alimentar.  :D

Contudo, estou testando os 4 membros oficiais da família Ubuntu, ainda tenho que colocar as particularidades de cada um.

Em relação ao Totem-xine, eu mesmo indicava ele, mas como eu disse antes, a biblioteca Gstreamer melhorou tanto que não tive os erros chatos que ocorriam antes. Mas fica aí uma alternativa, como o mozilla-totem ou mozilla-mplayer.

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline cavera37

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Herd 3 - Versão Alpha!
« Resposta #18 Online: 03 de Abril de 2007, 21:24 »
Eu também tive que reinstalar o Feisty, a última mega atualização com Kernel e Xorg mais Driver da Nvidia (ainda por cima eu tava usando o  Beryl) fez com o que o X fosse pro pau mesmo! Não teve como recuperar. Com isso instalei o Edubuntu Feisty, e o Java dessa vez foi instalado com o meta pacote ubuntu-restricted-extras sem problemas.
eu tive o mesmo problema  so q agora eu resolvi ele mas ainda tenho um problema  no xorg :P  q  to tentando  resolve

Offline Thiago Fiorito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Beta!
« Resposta #19 Online: 04 de Abril de 2007, 01:22 »
ow galactus .. parabens fikou sohww ...
ta funfando tudo perfeito ...

agora esse xmms ae fiko pequenininhu dmas aki kara na tela .. !!
ae gostaria de saber qual outro tocador de video e audio .. vcs indicam !!


abraçoss a toddosssssssss!!

 ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Beta!
« Resposta #20 Online: 04 de Abril de 2007, 20:03 »
ow galactus .. parabens fikou sohww ...
ta funfando tudo perfeito ...

agora esse xmms ae fiko pequenininhu dmas aki kara na tela .. !!
ae gostaria de saber qual outro tocador de video e audio .. vcs indicam !!


abraçoss a toddosssssssss!!

 ;D

XMMS pequeno?  Ele tá assim?




Mas pode ficar assim:





Já tentou marcar para aparecer o Equalizador e a playlist?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Beta!
« Resposta #21 Online: 04 de Abril de 2007, 21:16 »

Esse camarada aí, esse tal de galatus, pense num cara que a galera paga pau nesse fórum.....inclusive eu...=P....

Sem mais rasgações de seda....eu queria mesmo era sugerir umas coisas. Primeiro pro seu famoso tuto multimídia, =P...só umas diquinhas de leve...

1. Eu tou com o francoba, google earth e skype num são multimídia não. Eu acho até que num deveria nem ter xmms....Eu acho que ficaria legal se fosse bem enxuto só os codecs, o libdvd, java, flash e priu. Fica até mais marketeiro pro feisty, um tutorial bem pequeno, mostrando que agora instalar codecs é molezasso...=P...

2. Outra. Pra gente não ter que ficar procurando de um por um os pacotes no synaptic, tu poderia colocar uma listinha mais ou menos assim (só na base do ctrl+c ctrl+v):

Citar
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras sun-java6-fonts cpdvd faac faadf fmpeg flac gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-gl gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-sdl lame mp3gain x264-bin mpg123 mpg321 gqmpeg regionset mjpegtools sox xmms xmms-flac xmms-mp4 xmms-musepack xmms-scrobbler xmms-skins xmms-status-plugin xmms-wma mplayer mplayer-fonts mplayer-skins mozilla-mplayer xine-ui libxine1

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Beta!
« Resposta #22 Online: 04 de Abril de 2007, 21:42 »
Uma crítica agora a equipe do ubuntu:

O ubuntu-restricted-extras deveria ser mais completo. Quando eu eu ouvi o primeiro boato de um meta pacote pra resolver a ladainha dos codecs eu fiquei empolgadaço. Eu pensei que tirando o win32codecs eo libdvdccs  todo o resto viria já no meta pacote...fiquei decepcionado....

E se o problema é não colocar pacotes restritos em alguns países, e ao mesmo tempo não tirar o direito dos usuários destes países de aproveitar as vantagens de um meta pacote com os codecs que sua lei permite, isso é fácil de resolver, é só criar dois meta pacotes:

-ubuntu-restricted-extras (extamente como está) (pras pessoas dos países com restrição terem o seu meta)
 
-ubuntu-restricted-extras-full (com uma lista de dependências ultra completa)


Só resta alguém que saiba inglês dar as idéias por lá na época dos brainstorms pras novas features do 7.10. Ou daqui pra lá eu melhoro um pouquinho meu inglês de colégio e me arrisco..=P...     
« Última modificação: 04 de Abril de 2007, 21:56 por gabriel0085 »

Offline Thiago Fiorito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Beta!
« Resposta #23 Online: 05 de Abril de 2007, 15:04 »
ow galactus .. parabens fikou sohww ...
ta funfando tudo perfeito ...

agora esse xmms ae fiko pequenininhu dmas aki kara na tela .. !!
ae gostaria de saber qual outro tocador de video e audio .. vcs indicam !!


abraçoss a toddosssssssss!!

 ;D

XMMS pequeno?  Ele tá assim?




Mas pode ficar assim:





Já tentou marcar para aparecer o Equalizador e a playlist?


então eu marquei sim mas mesmo assim não foi muito de meu agrado não ...
tive usando akele kaffeine .. me dei bem com ele ...
mas gostaria de saber c tem melhores q ele ..
a usei o amarok e curti tbm ..


abraços

Offline wilson_p_junior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Beta!
« Resposta #24 Online: 06 de Abril de 2007, 09:58 »
Nossa Add o SOngbird ai Galactus Pois na minha opnião e o melhor Player de Audio Existente.

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Beta!
« Resposta #25 Online: 06 de Abril de 2007, 12:30 »
2. Outra. Pra gente não ter que ficar procurando de um por um os pacotes no synaptic, tu poderia colocar uma listinha mais ou menos assim (só na base do ctrl+c ctrl+v):

Citar
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras sun-java6-fonts cpdvd faac faadf fmpeg flac gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-gl gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-sdl lame mp3gain x264-bin mpg123 mpg321 gqmpeg regionset mjpegtools sox xmms xmms-flac xmms-mp4 xmms-musepack xmms-scrobbler xmms-skins xmms-status-plugin xmms-wma mplayer mplayer-fonts mplayer-skins mozilla-mplayer xine-ui libxine1

Totalmente apioado essa idéia do Gabriel!
Na realidade eu nunca intendi muito bem porque os nomes dos pacotes são listados em colunas ao invés de uma única linha. Isso é incoerente, dá mais trabalho. Mas acho que o esquema de coluna poderia ser mantido com a explicação sobre para que serve cada pacote, no final teria o comando para colocar no terminal todo prontinho, dessa forma como o Gabriel falou.

Aproveitando a postagem, lembrei de outro pacote importante:
O "libxine-extracodecs" para fazer com que o Ubuntu toque mp3.
« Última modificação: 06 de Abril de 2007, 12:33 por carlosfrancoba »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Beta!
« Resposta #26 Online: 06 de Abril de 2007, 14:34 »
A idéia do Gabriel é boa, mas eu coloco os pacotes em colunas procurando explicar para que serve, aí a pessoa instala se quiser. Acho legal a pessoa saber um pouco o que está fazendo, não apenas copiar e colar.  Mas eu coloco essa idéia depois.

Quanto ao reprodutores Multimídia, eu posso colocar uma lista das opções deles no fim, senão isso não tem fim, para cada um vai ter um reprodutor melhor. Vou adicionar o Real Player 10 hoje. Baixado direto do site da Real.com .

Engraçado que consegui assistir a TV Terra logo de cara com o Real Player baixado do site, mas só na primeira vez. Depois não funfou mais, reclamava que só rodaria com o Windows Media Player!!!  >:(
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Beta!
« Resposta #27 Online: 06 de Abril de 2007, 16:54 »
galactus, tenho uma pergunta para te fazer, eu só vi agora o tópico, e tive a ler o primeiro post, todo, com muita atenção e li o resto com alguma atenção, não tanta claro. mas fiquei a pensar, e o facto de os mp3's tocarem com o passar do rato e outros MUITOS pormenores, não farão o Ubuntu muito lento?? quanta memoria ele usa a mais, assim?

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Herd 3 - Versão Alpha!
« Resposta #28 Online: 10 de Abril de 2007, 22:16 »
Citar
Uma pergunta: uma empresa detentora da patente do MP3 não tinha aberto o código fonte? Acho que tinha lido isso no Br-Linux. Se abriu, porque ainda não é padrão o MP3 nas distribuições?
O problema do MP3 não tem nava a ver com código fonte, o MP3 é um formato com patente registada, se você desenvolve ou distribui um software que utiliza ele tem que pegar uma licença, seja código aberto ou fechado, a fluendo está pagando.

E se  desenvolver um programa que rode so Ogg Vorbis,  ai ñ precisa pagar nada...
Estou serto?? me corijam se estiver errado.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Beta!
« Resposta #29 Online: 10 de Abril de 2007, 23:56 »
galactus, tenho uma pergunta para te fazer, eu só vi agora o tópico, e tive a ler o primeiro post, todo, com muita atenção e li o resto com alguma atenção, não tanta claro. mas fiquei a pensar, e o facto de os mp3's tocarem com o passar do rato e outros MUITOS pormenores, não farão o Ubuntu muito lento?? quanta memoria ele usa a mais, assim?

Isso vai consumir mais recurso do sistema sim, o quanto a mais de memória RAM eu não sei te dizer, mas todas as opções para pré-visualizar alguma coisa no Nautilus (tipo as fotos, filmes, os arquivos PDF e de textos) deixam o Nautilus mais lento e consumindo mais recursos da máquina. Por isso eu gosto de colocar o que cada pacote faz, você escolhe se coloca isso ou não.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2