Autor Tópico: A volta da linha de comando  (Lida 8083 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
A volta da linha de comando
« Online: 25 de Janeiro de 2007, 11:59 »
Por Carlos E. Morimoto em 25/01/2007 às 10:42

Uma das grandes bandeiras do Windows é justamente a possibilidade de administrar o sistema usando ferramentas gráficas. Embora o prompt do MS-DOS ainda esteja presente até os dias de hoje, o número de tarefas que podem ser executadas através dele é bastante limitada.

Ironicamente, um dos recursos mais desejados por muitos administradores Windows, sobretudo pelos que administram servidores remotamente, é justamente um prompt de comando mais poderoso, como o que temos no Linux.

Percebendo esta lacuna, a Microsoft vinha desenvolvendo uma interface de linha de comando para o Vista, chamada MSH (Microsoft Shell) ou Monad. Depois de alguns anos de desenvolvimento, o sistema foi finalizado e passou a ser chamado de PowerShell. Ele pode ser instalado tanto no Windows XP SP 2, quanto no Windows Server 2003 e deve ser disponibilizado também para o Vista nas próximas semanas.

A discriminada e hostilizada linha de comando tem seu glorioso retorno onde menos se esperava! ;)

Fonte: Guia do Hardware - http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-01/#45b8a5a1
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2007, 12:02 »
Não tem jeito não, o pessoal bem que tenta, mas o terminal vai ser necessário por muitos anos ainda. Principalmente para o pessoal de TI. Para o usário final ele pode até ser aposentado, como está sendo em vários Sistemas voltados para o usuário final. Mas para os Administradores de Redes e Sistemas, o teminal é uma excelente ferramenta de trabalho, quase que indispensável.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2007, 12:29 »
Citar
Ironicamente, um dos recursos mais desejados por muitos administradores Windows, sobretudo pelos que administram servidores remotamente, é justamente um prompt de comando mais poderoso, como o que temos no Linux.
Desejado ? Administradores de Windows (puros, daqueles que nunca usaram Linux ou MS-DOS) nem sequer saber o que é uma linha de comandos :D
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2007, 13:56 »
Não tem jeito não, o pessoal bem que tenta, mas o terminal vai ser necessário por muitos anos ainda. Principalmente para o pessoal de TI. Para o usário final ele pode até ser aposentado, como está sendo em vários Sistemas voltados para o usuário final. Mas para os Administradores de Redes e Sistemas, o teminal é uma excelente ferramenta de trabalho, quase que indispensável.
não sei não, mas por mim o terminal não vai ser aposentado nunca :P
eu não saberia mexer no pc sem ele ^^
fora que o terminal é uma excelente ferramenta para debug.

Sem contar com a agilidade que ele proporciona, tanto para administrar uma rede como para usar o pc no dia a dia mesmo.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2007, 14:58 »
Eu fico imaginando, com certeza vai ter muita gente vindo aqui, lendo isso e  suspirando:"Eu num falei, olha aí, até o rwindows aderindo ao terminal....terminal is alive!!!" (no friend, terminal is dying)

É...não tem jeito mesmo, o "geeks" não conseguem diferenciar um profissional de TI de um "usuário final".

Mas, por mais que eles resistam, chorem e esperneiem, o destino do terminal em distros como o ubuntu é o desuso gradativo.

---------------

ps. - sempre teremos um "limitado" pra dizer que quem não quer aprender linux é preguiçoso...que "falta de tempo" é desculpa....
Não cara, não é falta de tempo não, é falta de interesse mesmo...

E quer saber, 'tá querendo aprender linux? slackware amigo, gentoo...vai lá, se acaba de prazer....   
"Mas eu gosto dos debian likes"...Então vá pro debian meu filho, ubuntu não é lugar pra você, e será cada vez menos no futuro....

(...i feel flames...=P...acho que eu 'tou de bom humor hoje...=P...)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2007, 17:27 por gabriel0085 »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2007, 15:36 »
Citar
E quer saber, 'tá querendo aprender linux? slackware amigo, gentoo...vai lá, se acaba de prazer....   
"Mas eu gosto dos debian likers"...Então vá pro debian meu filho, ubuntu não é lugar pra você, e será cada vez menos no futuro....
Isso é preconceito, você está associando "linux" ao linux do século passado, agora Linux é Ubuntu, Fedora, SuSE, Mandriva, etc.. :D
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2007, 16:49 »
A maioria das coisas feita pelo terminal sao mais rapidas, porem nm tudo pode ser feito pelo terminal como trabalhar com uma planilha, o terminal e bom para administradores de TI...=]
Temos que fixar o bug #1.

Offline bruno.vitorino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2007, 16:54 »
Linux é o kernel!! E a shell não vai desaparecer. Se os alguns utilizadores não gostam da shell, simplesmente não a utilizem!
Quando as ferramentas gráficas dão buraco, o que é que é utilizado???... pois é... A SHELL!
Eu não sou um fanático de shell, mas digo, "ainda bem que ela existe, porque ela me safa quase sempre!".
persistência, persistência,persistência...



Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2007, 17:54 »
Citar
Isso é preconceito, você está associando "linux" ao linux do século passado, agora Linux é Ubuntu, Fedora, SuSE, Mandriva, etc..

Que nada Lamego, tu acredita que essas velharias continuam no top 10 do distrowatch...tem gente que é chegado numa coroa enxuta, na linha "panela velha é que faz comida boa"...=P...

-------

Citar
porem nm tudo pode ser feito pelo terminal como trabalhar com uma planilha 

'Tais por fora rodox12, eu faço desenho 3d via terminal, com um programa chamado "blender for real men"...
Alguns podem achá-lo difícil, mas pra mim é muito fácil de usar. Por exemplo, com esse simples comando, "sudo eu-asdf-quero-asdf-torcar-asdf-a-cor-asdf-de-verde-para-asdf-vermelho", você troca a cor de amarelo pra azul....eu não aprendi muito bem ainda, mas quando aprender eu posto um tutorial: "como trocar as cores do blender for real men"....

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2007, 18:08 »
Citar
Linux é o kernel!!
Eu jurava que:
"u" era o kernel
"bun" era o ambiente gráfico e o
"tu" era só pra ficar mais bonitinho mesmo...(não que tenha conseguido...)

Citar
Quando as ferramentas gráficas dão buraco, o que é que é utilizado???

-ctrl+alt+backspace
-se num der certo roda o live cd e ajeita
-se num der certo de novo, eu reinstalo o sistema....

Viu só...sem digitar nenhum comando hein...=P....

-----

ps. - tudo bem, eu parei já de perturbar....=P....

Offline bruno.vitorino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2007, 18:53 »
Citar
Linux é o kernel!!
Eu jurava que:
"u" era o kernel
"bun" era o ambiente gráfico e o
"tu" era só pra ficar mais bonitinho mesmo...(não que tenha conseguido...)

Citar
Quando as ferramentas gráficas dão buraco, o que é que é utilizado???

-ctrl+alt+backspace
-se num der certo roda o live cd e ajeita
-se num der certo de novo, eu reinstalo o sistema....

Viu só...sem digitar nenhum comando hein...=P....

-----

ps. - tudo bem, eu parei já de perturbar....=P....

Porquê ser um pouco inteligente e resolver a situação de forma talvez mais rápida e sem prejuízos, se podemos andar às voltas para resolver as coisas de forma preguiçosa? Parece ser esta a sua ideologia... mas isso é com você, se gosta assim, então acelera e vai em frente!
persistência, persistência,persistência...



Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2007, 21:01 »
gabriel, tu é muito implicante!  :D

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2007, 22:44 »
Citar
-ctrl+alt+backspace
-se num der certo roda o live cd e ajeita
-se num der certo de novo, eu reinstalo o sistema....

Viu só...sem digitar nenhum comando hein...=P....

o cara é qse um usuário de windows ué =)

tudo que é aplicação passa por linha de comando....vc q não vê isso

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2007, 23:06 »
...é como dizia o poeta:

"brincadeira de criança, como é bom, como é bom"
"guardo ainda na lembrança, como é bom, como é bom"
"bom é ser feliz com o molejão"

-------

pps. - Mas, sem zona, o winxp sp2 é bom pô. Sem preconceitos. Pra falar a verdade o ubuntu tem um bocado a aprender com windows em termos de praticidade....
(ui, se essa fosse a comunidade ubuntu-china eu iria pro paredão de fuzilamento agora depois dessa....)
(não respondam a isso não, por favor, se não esse tópico não vai acabar nunca....=P...) 
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2007, 00:01 por gabriel0085 »

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: A volta da linha de comando
« Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2007, 23:57 »
Olha nem tem muito o que discutir.
A noticia que o galactus postou é simples.
a M$ ta tentando melhorar terminal deles.. ( c é que da pra chamar aquilo de terminal.. )

Ja no linux o terminal é muito robusto, permitindo scripts complexos e gerando uma agilidade imensa para qualquer programador, administrador de rede ou algum usuário mais avançado que não ta afim de clikar em n botões enquanto ele pode simplesmente digitar uma linha de comando e dar um enter.

Ja no Ubuntu e em outras distros criadas para atender o usuario final, existem muitos scripts que geram telinhas cheinhas de botões para o usuario final ficar mais confortável utilizando somente o mouse.
Normalmente esses scriptis executam comandos do propio shell.
E dessas distros feitas para o usuario final, o Ubunrtu se destaca por criar scripts que não só ajudam quem o usuario final, mas também por facilita a vida de administradores de redes, programadores, etc..

E chamar distros famosas como Slackware e Gentoo de ultrapassadas .. po cada distro tem a sua propia filosofia e essas em especial, junto com o Ubuntu são as melhores distros que eu já utilizei. Eu já atpe comentei no fórum que pro ubuntu ser perfeito só falta um opção para instalar pacotes direto do source como o portage do Gentoo faz.