Autor Tópico: Sujando a Imagem (do Linux)!  (Lida 18993 vezes)

Piras

  • Visitante
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #15 Online: 28 de Janeiro de 2007, 16:13 »
Bato nessa tecla novamente: Porque não dão uma força pra distribuições como Kurumin, Kalango e outras nacionais de qualidade reconhecida pela comunidade?

As distros do PC Conectado precisam ter suporte empresarial. O Kurumin e Kalango não tem esta estrutura porque são projetos pessoais.

Se as empresas fossem bem intencionadas, se não quisessem se livrar logo do dever de prestar suporte ao sistema, favorecendo a troca do mesmo pelo "corsário" (pois concordo com a tese do 100gelo, este é o motivo das distros vagabundas), a soluçãop para o problema seria simples. Eles contratariam o fornecimento do Kurumin, Kalango, Dreamlinux e outras boas distros em seus computadores. Bastaria que elas mesmas assumissem a responsabildade pelo sistema, fornecendo o mesmo em seu nome, como um produto empresarial. Poderiam até mesmo contratar uma certa personalização, inclusive junto aos próprios desenvolvedores das distros citadas. Em troca, poderiam fornecer um certo apoio financeiro ao projeto, inclusive na forma de consórcio (várias empresas juntas se obrigando a uma quota da ajuda). Deste modo, teríamos boas distros nos computadores, ajuda a bons projetos brasileiros e tudo isto a um custo baixíssimo. O mesmo consórcio que adquirisse a distro poderia prestar o suporte. Gente como o próprio Morimoto, que tem experiência no asssunto, poderia recrutar os técnicos necessários.

É o tipo de solução que realmente custa mais caro que induzir a troca do sistema operacional e, portanto, a perda do direito ao suporte por parte do consumidor, mas que custa relativamente muito menos que a perda de credibilidade do das próprias empresas. Mas, como o principal afetado pelo status quo é a própria imagem do Linux, por que mudar, não é mesmo? Que presente para o monopólio!
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2007, 16:14 por Piras »

Piras

  • Visitante
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #16 Online: 28 de Janeiro de 2007, 16:26 »
Aliás, qualquer fabricante poderia adotar o Ubuntu sob sua marca e responsabilidade como o sistema dos computadores vendidos pelo "Computador para todos". A licença GPL também o permite, bastando que ele cite expressamente o Ubuntu como base de desenvolvimento. Um pouco de customização e o Ubuntu estaria pronto para ser fornecido como um sistema nacional aos compradores daqueles PCs. Seria outra solução possível.

Concordo com o agente100gelo: estão simplesmente fraudando o programa, ao induzir a troca do sistema e a perda do direito ao suporte. Um pouco de esperteza ou boa vontade do Governo e o problema já estaria resolvido.

« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2007, 05:17 por Piras »

alexcosta67

  • Visitante
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #17 Online: 30 de Janeiro de 2007, 17:18 »
Se isso é uma constatação, acho que seria o caso de orientar esse consumidores de entrarem com ações no Procom; aí então quando isso começar a ser divulgado pela imprensa quem sabe essa prática não seja revista por esses fabricantes.

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #18 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 16:40 »
E quanto aos vendedores das lojas, ninguém fala?

Semana passada mesmo vi o Takeda (Shoptime) vendendo um laptop da Positivo, muito bom por sinal, que vinha com Linux. Não sei qual era a distro porque eles escondem ela com um arquivo de texto mostrando as configurações da máquina  :'(

Mas o que quero chamar a atenção era o discurso dele:

"O sistema operacional é o Linux! Mas você pode instalar o Windows nele sem problemas."

Como se não bastasse ainda ensinou a instalar o Windows:

"Basta que você coloque o Cd do Windows no Computador e reinicie, aí ele já detecta e começa a instalar tranquilamente... muito simples!"

Dá pra aguentar?
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline laurusfilius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #19 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 00:57 »
 >:(  >:(   >:(

Sinceramente, o Takeda só faz o trabalho dele... Tentar vender o produto a todo custo. Se vincular a imagem do produto da Positivo a uma fácil instalação do MS Windows facilita as vendas, ele vai fazer sem pudor. Só deve esclarecer que a instalação do MS Windows nas máquinas positivo retira do computador parte da garantia e do suporte... Se não, está lesando o consumidor, sendo o canal (Shoptime) passível de ação judicial.

Eu, as vezes, tento me imaginar no lugar de um usuário leigo. Se a distribuição Linux que viesse na minha máquina fosse uma bela porcaria (como parece que são, sem qualquer comunidade ativa), obviamente gostaria de instalar o Windows nela.

Um usuário leigo não compreende o conceito de multiplicidade de variações do GNU/Linux, as distribuições. Para eles, aquilo (bela porcaria que instalam mal instalado como padrão) é Linux e não pode ser melhor.

Para o consumidor leigo, é como comparar um "Ipod" a um "MP3 Player genérico Foston". Ele vai querer o Ipod, obviamente. Para o leigo, o "Ipod" é o Windows e o Linux é o "Foston", made in china de baixa qualidade.

O que a comunidade Linux demora a perceber é que essa é a mentalidade da mente dos consumidores... E é isso que os vendedores, com o mesmo grau de conhecimento dos seus clientes, reproduz e tenta amenizar, dizendo que aquele "Foston" pode parecer um "Ipod" (parecer, visto que não dizem que os componentes de hardware, muitas vezes, são de baixa qualidade), se instalar o Windows.

Nós temos conhecimentos avançados em informática se compararmos ao padrão da população brasileira. Lutar para que pensem como nós é exigir demais.

O que fazer?

Trazer uma estratégia adequada para evitar a evasão... Onde estão as Universidades e seus Centros de Ciência da Computação que não divulgam entre os próprios alunos o que sabem?! Ou será que não sabem?! Grande parte dos alunos Universitários, não ligados às engenharias e exatas, compreendem informática como o cidadão padrão brasileiro. Com exceção de instalar um joguinho ou outra coisa, não sabem muito além.

Onde estão os grandes formadores de opinião do software livre no Brasil que não se pronunciam sobre o assunto?! Não fazem uma campanha pela divulgação do Software Livre?! Não montam projetos com parceiros globais, como a Canonical e FSF para divulgar adequadamente o sistema, as suas variações, particularidades e vantagens, com spots na Internet (mais econômicos), nos grandes portais?!

Por que o software livre, o GNU/Linux não manifesta-se juridicamente contra essa dilapidação da imagem do sistema e do consumidor brasileiro, exigindo seriedade na aplicação do programa Computador para Todos e das regras para a isenção fiscal?! Onde estão os cutucadores do Ministério Público?! A Imprensa mais alternativa, como a Carta Capital e a Caros Amigos?! As revistas Linux Magazine, os grupos que lucram com o GNU/Linux no Brasil?!

Fácil bater no leigo e no vendedor, que é leigo do mesmo modo (ou o Takeda sabe alguma coisa de informática?! É um ator que sabe vender, só isso). Difícil é mobilizar uma comunidade recondida, que ainda tenta preservar uma pretensa superioridade e que se reserva o direito de manter-se longe dos reles mortais ao invés de utilizar a sua estrutura para protestar e apontar o dedo nas irregularidades.

Ou querem que os usuários, como nós, façamos isso?! Só quem pode fazer são aqueles que desenvolvem e estão envolvidos nos projetos. No fim, todos saem beneficiados se aqueles que podem tomar a frente e a atitude o fizerem.

Comecemos dentro de casa, nas Universidades, os cientistas e engenheiros da computação escondem-se em seus laboratórios de informação e não se mobilizam para nada além de seus projetos pessoais.

Abraços,

Lauro.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2007, 01:02 por laurusfilius »
_________________________________
Linux - The future is in your hands.

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #20 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 07:41 »
Pior é que tenho um Foston e funciona melhor que o Ipod que tive... Além de ter mais capacidade e ser mais barato.
Há muita mascaração em tudo o que se refere á informática. principalmente no fato de já sermos mais de 11% e o reconhecimento pela parte das empresas de mídia ser sempre menor e manipulado.
Mais interessante é que pelo menos esta vez não apareceu nada no Jornal nacional sobre o Vista como nos anos em que foi vendido o XP e o 98. Isso por si só já demonstra que o Vista não está sendo bem aceito. Nos EUA, está havendo uma retroação dos consumidores por causa das limitações que colocaram no software por causa de DRMs e afins, fora a comparação que todo MAC faz. Se o Steve Jobs melhorar mais um pouco, digo, uns 10% o S.O. do MAC, a briga de gato e rato vai começar de novo. O Vista é uma cópia pirata do MAC, tá mais que na cara, e o que se tem vendido de Macintosh não está escrito. Os powermacs agora tem 2,5% de market share, e isso quer dizer que o Steve Jobs vendeu 3,5 milhões de Macintoshes em 5 meses. Quando o Clovertown chegar ( O MAC vai ter 8 processadores ) e pode rodar o Vista. Chorem crianças, o Software continuará sua trajetória de commodities para tornar o hardware importante outra vez.

Ah, os drivers para o Positivo funcionar com o Windows são difíceis e quase impossíveis de serem encontrador por cidadãos comuns. É bom saber que muita gente também vai se arrepender de ter tirado o Linux do Positivo...
Eu sei onde estão, mas não vou falar para não ajudar mais a ninguém que usa o Windows.
O Positivo é uma máquina maquiada...
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2007, 07:53 por greylica »

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #21 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 13:00 »
Galera é sacanagem o que estão fazendo com a imagem do linux, pois nem todo mundo tem a paciência, ou sei lá o que, de estuda-lo para utiliza-lo. e por isso que falam que o linux não presta, nada funciona, o que eu quero não dá pra instalar, etc e etc. lá em casa eu já estou "pregando a filosofia linux" (pois pra mim, linux não é apenas um sistema operacional, mas sim uma filosofia de vida - ajudar ao proximo para evoluir, sede de conhecimento, curiosidade para resolver problemas, e muitas outras coisas que eu trago para minha vida e de meus irmãos) e a visão do mau funcionamento do linux já não existe pois estou dando conta de fazer funcionar de acordo como todo mundo gosta (lá em casa).
mas nem todo mundo é como agente, que gosta desta filosofia, mas tambem ninguem tem o direito de criticar o que não sabem!
a cada dia a estabilidade e compatibilidade do linux com programas e peças estão maior, e a facilidade de usa-lo tambem estar melhorando.
portanto, creio eu, que quem usa o linux e gosta dele tem que reverter essa imagem negativa que algumas empresas e pessoas estão fazendo.
hoje eu estou fazendo faculdade de sistemas de informação e minha faculdade é pequena e tem poucas pessoas que utilizam o linux (creio que sou apenas eu que estr estudando sempre sobre o assunto) e já estou planejando de dar aulas basicas de graça lá, só pra difundir e melhorar a visão que possuem! vou tentar fazer isso.
alguem sabe alguma solução para isso? vamos parar de sugerir, vamos tentar fazer algo! eu to aqui para ajudar, não sei como proceder, mas me ofereço para o que precisar (de acordo com meus conhecimentos e condições).
e ae, alguem tem alguma ideia, algo que a nossa comunidade poça fazer?

te mais galera!
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2007, 23:14 por Neynder »

Offline Emplix.org

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
    • Emporium do Linux
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #22 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 14:34 »
O pior e convencer um cliente a nao comprar um positivo (do Parana), eles se iludem pela garantia.... Tudo bem se queima eles trocam... Mas continua a mesma porcaria... Ja tentaram faser um Upgrade num Positivo? Foi minha pior experiencia no ramo da informatica... Uma cliente queria mais memoria no positivo dela, beleza fui la coloquei a memoria e convenci ela a usar Linux... O problema e que ela nao quiz o Ubuntu porque ela se convenceu que por a midia nao ser Oficial ele era "Pirata" e mandou eu colocar o "Alien" que tinha no pc antes dela por Windows... Resolução > Em uma semana o micro queimou e o coitado linux tomo a Bomba e eu perdi a cliente.....

 Para mim na e melhor que um bao maquina montada com hardware de primeira rodando Ubuntu...

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #23 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 21:53 »
Vou dar minha contribuição aqui:
Um colega meu, médico, está querendo comprar um computador.
Estou dizendo que ele é médico não só pelo status dele mas, para caracterizar a situação.
Primeiro, ele não tem nenhuma noção do que seja Placa Mãe, CPU, e memória RAM.
Segundo, ele não tem nenhuma noção do que seja Linux.
Terceiro, ele acha que sabe o que é Windows.
Então, como nós trabalhamos no mesmo local e, ele acha que eu entendo de computador - na verdade eu não entendo de computador, apenas gosto e, estou sempre procurando aprender -
me pediu opinião.
Na verdade, embora eu já tivesse dado algumas dicas pra ele, ele tava insistindo em entrar nessa sacanagem e nessa fria que o galactus está relatando aqui.
Em resumo, estou tentando conseguir que ele desista da idéia de comprar essas máquinas já prontas e, quem sabe usar o Ubuntu?
Outra coisa que eu queria dizer é que memória RAM se puder ser instalada vale mais que tudo...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!mais sacanagem!
« Resposta #24 Online: 08 de Janeiro de 2009, 12:03 »
Nas maquinas com hardware ferrado eles botam Linux (pra jogar o pirata depois) se der problema é por causa do Linux que foi instalado antes.
Nas maquinas com hardware pesado (dualcore, ram 2G, wireless) eles poem o vista, para empurrar o windows que nós sabemos que é uma droga
quem é mais esperto, pede para voltar para o xp, se não engole o vista.
estratégia da Micro$oft que atrasou o vista e tentou remendar o prejuízo dos fabricantes obrigando o usuário a comprar maquinas mais potentes
aí os fabricantes (devidamente instruído pelo tio bill) fazem essa sujeira descrita ate aqui com o restante das maquinas.
É revoltante. É um caso de policia.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2009, 12:11 por marcospinho »
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline Lucaslna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #25 Online: 08 de Janeiro de 2009, 14:38 »
Olá,

   recentemente adiquiri um amazom pc que estava BEM mais barato pelo fato de estar com linux.

   Meu relato:

   O computador tem perfeita condição de vor com windows, pois tem 2G de ram hd de 160 e placa intel santa rosa com X3100 de vídeo.

   CONTRA:

   Não veio o cd de instalação do Linux, e veio um cd com drivers, todos para windows. Entendi que queriam que eu usasse o windows, só pode, porém faço parte de um grupo de pessoas que não usa produtos piratas, e como não acho o windows bom o suficiente para custar o que custa, fico com o linu.

   A FAVOR:
 
   O sistema veio com o título ONEos, que na verdade era uma versão KDE do Ubuntu 8.04. Como tenho 3G troquei pra 8.10.
   Nisso a webcam não funcionou. Entrei em contato com a Amazon pedindo que me passassem o driver.
   Para minha surpresa não me indicaram o windows, mas o site da ONEos. Pensei que ia ser tão ruim como o da satux (cce), mas me surpreendi.
   Eles já atualizaram a versão deles pra ONEos 8.10, estão com opção de gnome ou KDE. Me pediram o modelo da minha máquina e me enviaram um link pra download do Sistema. Respondem o que pergunto no mesmo dia. Só usam Ubuntu, apenas instalam alguns programas e jogos a mais, e links diretos pra ajuda.
    Ou seja, estão realmente interessados que eu continue com o ONEos e fazem de tudo para facilitar meu uso.
    Estou extremamente satisfeito com a escolha da Amazon em fechar com o grupo ONEos para manutenção e acho que se continuar assim vamos aumentar o número de usuários satisfeitos.

Valeu

Lucas

P.S. Tive um cce que veio com satux, era tão ruim que nem parecia linux. Nem terminal ou synapitc tinha, e pior, não respondem uma mensagem. Ou seja, concordo com o que está escrito em todos os depoimentos, apenas estou defendo a Amazon pela sua escolha ao Ubuntu e ao grupo de manutenção ONEos.

P.S.2. Não trabalho pra nenhum deles, apenas relato minha experiência de usuário novo no linux.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #26 Online: 08 de Janeiro de 2009, 16:03 »
Muita gente é 100% ignorante e sai por aí espalhando mentiras...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Lucaslna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #27 Online: 08 de Janeiro de 2009, 16:15 »
Citar
Muita gente é 100% ignorante e sai por aí espalhando mentiras...

Não entendi!?

Poderia explicar?

valeu

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #28 Online: 08 de Janeiro de 2009, 16:27 »
Tem gente que não entende nada de linux, e só porque o primo da vizinha da tia do irmão de pai da cabelereira disse que é ruim, fala que é horível, que não funciona com nada...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Sujando a Imagem (do Linux)!
« Resposta #29 Online: 08 de Janeiro de 2009, 17:42 »
Meus 5 cents.

Quem usa Linux é inteligente... somos mais inteligentes que a maioria da população Orkutera que existe por aí.

Essas ditas empresas, além dos motivos já citados, não poem em seus pc's uma distro de qualidade pois há muita atualização, uma versão a cada 6 meses para uma grande empresa como Positivo é difícil de manter.
Com isso acabam criando versões próprias, muito mal acabadas, que ficam anos sem ver atualização, no final das contas nem mesmo a comunidade da distro sabe o que fazer quando ocorre um problema no sistema. Daí o usuário final aquele que não quer saber o porque o programa tal não está funcionando, ele só quer que funcione, volta feliz pro seu Windows que é onde "tudo funciona" mavilhosamente bem, 'para ele'.
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"