Autor Tópico: Duvida instalando Beryl  (Lida 5407 vezes)

Offline calotas

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Dj Calotas
Duvida instalando Beryl
« Online: 01 de Fevereiro de 2007, 22:16 »
OLá.

Bom, eu queria saber qual a melhor, mais fácil e eficaz maneira de instalar o Beryl no ubuntu 6.10.
Já pesquisei na net e já vi muitas maneiras e tutoriais para a instalação do Beryl no Ubuntu 6.10,
mesmo assim tenho algum receio pq elas diferem umas das outras.

Será que alguém me pode ajudar e "postar" aqui um link para eu fazer um instalação correcta, limpa
e livre de de problemas para eu instalar o Beryl na minha máquina????

Fico  a aguardar resposta.

Obrigado

JQ

Offline ins3rt c0in

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Duvida instalando Beryl
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 23:21 »
Especifique sua placa de video e versão do ubuntu !

Offline calotas

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Dj Calotas
« Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 09:55 »
OOOPS, é verdade, esqueci de especificar a placa e a versão do Ubuntu.

Então aqui vai:

Tenho uma placa de video NVIDIA GEFORCE 6600 GT 128 MB DDR3 e a minha versao do ubuntu é a 6.10 x86 (Edgy).

Fico então aguardando um link.

Obrigado

JQ

Offline ins3rt c0in

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 10:39 »
http://hamacker.wordpress.com/2006/10/23/aiglx-beryl-no-ubuntu-edgy-610-so-para-nvidia/

Costumo usar o primeiro! Mas tem esse aqui do fórum que parece ser muito bom também.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13169.0

Falow!

Offline RodrigoFSS

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 12:01 »
 Beleza pessoal....eu sou totalmente leigo na utilização de terminais e afins no Ubuntu...por isso tenho umas perguntas que estã me atormentando e que vcs provavelmente vão rir muito!!hehehe
 1°-para seguir esses passos eu devo antes baixar o drive no site na nVidia ou atraves desses comandos o sistema automaticamente baixa o drive e instala??
 2°-qnd eu baixo o drive eu devo salvar ele onde no meu Ubuntu...tem um local específico ou tanto faz??
 3°- quando eu digito um comado no terminal, por exemplo: gksu gedit /etc/apt/sources.list eu aperto depis ENTER??
 4°- nesse tutorial eu ví que existe: "Dê um ALT+F2 e ao aparecer uma janela de dialogo" e "abra o terminal".São dois tipos de terminais ou um é o terminal e o outro uma outra coisa, tipo um editor de texo??E o que cada um faz??
 Desculpa pelas dúvidas estúpidas mas elas "bateram" a minha porta!!!

Offline ins3rt c0in

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 12:11 »
1 - Através dos comandos você faz tudo (no Ubuntu não é comum baixar nada de um site).

2 - Normalmente salva no "home" ou seja, na pasta do seu usuário, direto, não coloca dentro de nenhuma pasta, por que aí você não precisa ficar entrando e saindo de diretório pra fazer as coisas no terminal.

3 - A idéia do terminal e Alt + F2 é mais ou menos:

terminal  - DOS

ALT + F2 - Executar do Windows (Tecla "Windows" ou Super + R)

Com o tempo você pega o jeito e vê como facilita as coisas! ;D

Falow !

Offline RodrigoFSS

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 12:16 »
 Muito obrigado pela ajuda inc3rt c0in, essa dúvida me perseguia a semanas!!!
 Valeu!!!

Offline Pandorf

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 14:30 »
Pergunta: e para plavas ATI (9100 / 128MB) alguém me aponta um link batuta?

Eu sinto que preciso dar um tapa nos drivers dela, a navegação entre janelas não tá grande coisa...

Offline ins3rt c0in

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil

Offline gansinho

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 06:12 »
nao custa postar a pagina oficial do beryl com um wiki muito bem explicado (pena que em inglês) tem ate um esquema simples pra vc criar um script e rodar... muito bom http://forum.beryl-project.org/

Offline gk2

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Nada a declarar! ':)
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 14:07 »
Na minha opinião, a maneira mais fácil e eficaz de instalar o beryl é essa (caso já tenha a aceleração gráfica instalada):

sudo gedit /etc/apt/sources.list

adiciona: deb http://ubuntu.beryl-project.org/ edgy main

sudo echo -e "\n## Beryl repository\ndeb http://ubuntu.beryl-project.org/ edgy main" >> /etc/apt/sources.list

sudo echo && wget http://ubuntu.beryl-project.org/root@lupine.me.uk.gpg -O- | sudo apt-key add -

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

sudo apt-get install beryl emerald emerald-themes

Pra abrir: beryl-manager

* Wiki retirado do site oficial do beryl.

http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Edgy_with_nVidia#Second_method_.28installing_official_package.29

Offline Pandorf

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:52 »
Pueblo!

Eu notei que o pessoal aqui tem um pezinho firme no lado mais "puritano" do mundo Linux ao sugerir formas de se instalar os aplicativos.

Por que digo isso?

Porque sempre que procuro ajuda para instalar novos programas, me deparo com uma lista enorme de comandos de terminal, para puxar tudo pelo apt-get.

Reconheço que são comandos simples, mas eu sou preguiçoso demais pra digitar tudo aquilo e não quero usar ctrl+c e ctrl+v!  :D

Brincadeiras à parte, eu instalei o Beryl ontem da forma mais simples pra uma placa ATI: peguei os endereços de repositório lá em cima, cadastrei no Synaptic e instalei por lá. Depois disso, foi só rodar o beryl-manager e correr pro abraço!

Claro: eu não precisava de drivers de vídeo nem de ajustes mais custom. Então você, que tem placa ATi que já trabalha bem com os drivers do Linux, taí uma alternativa.

Meu Ubuntu é o Edgy (6.10), espero ter ajudado alguém com isso, ao invés de simplesmente vir ao fórum pra chupinhar como eu tenho feito, já que não conheço muito de Linux pra ajudar a galera.

Abraço!

Ahn, e quem quiser, MP me.

Offline ins3rt c0in

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 15:55 »
Valeu por retornar sua solução, isso é sempre importante. Quem chegar num tópico como esse já sabe qual a melhor solução.

Quanto aos comandos, acho que tem bastante gente que já se preocupa em pelo menos postar os dois modos, interface gráfica e terminal. Mas a preguiça que vocês têm de usar "ctrl + c" "ctrl + v" é a mesma que quem responde tem em fazer uma tutorial pela interface gráfica, sem imagens, as palavras ficam muito vagas, é difícil explicar muitas vezes.

Offline gk2

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Nada a declarar! ':)
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 23:01 »
pra ser sincero, acho muito mais rápido e fácil instalar apps pelo apt-get e editando o sources.list do que ter que abrir o synaptic, adicionar o repositorio, procurar a aplicação, marcar pra instalar e aplicar as modificações!