Autor Tópico: Como posso fazer esse script? Me ajudem!(RESOLVIDO)  (Lida 5185 vezes)

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Como posso fazer esse script? Me ajudem!(RESOLVIDO)
« Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:11 »
E ae galera, mais uma vez recorro a vcs!
Bom, é o seguinte. Meu irmãozinho ele foi castigado pelos meus pais pra não jogar mais no pc(ele se amarra nos joguinhos pra linux e eu também), assim eu queria fazer um scriptizinho que fizesse o seguinte:

Quando ele logar no Ubuntu 6.10 o scripit autodetecta que é ele que estar logando, com isso antes de entrar no desktop este deleta os ícones de jogos na no Desktop no menu Aplicações, configure automaticamente o firefox para não entrar em sites determinados, não usar o console, enfim só deixar o necessário para fazer pesquisas de escolas e editor de texto. Mas quando fazer o logout e eu (administrador do pc) logar no sistema tudo volte a funcionar (jogos, firefox, e todo o resto).

Tem como fazer isso galera, tem alguma alternativa mais coerente?

Me ajudem por favor!

Grato
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2007, 10:38 por Neynder »

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Como posso fazer esse script? Me ajudem!
« Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 15:54 »
Habilita tudo isso somente para o Root ai só com senha
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: Como posso fazer esse script? Me ajudem!
« Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 16:46 »
Galera eu sou iniciante, e ainda estou confuso de como tratar permissões e taus, eu sei que o comando é o chmod combinados com suas varianças (1,2,...,7). Mas ta muito confuso pra mim ainda, eu já li esse topico no foca linux mas to apanhando muito. Podem me detalhar por favor?

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Como posso fazer esse script? Me ajudem!
« Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 17:07 »
Desculpe é que estou no serviço no Windows ai não posso me detalhar procura ler o Guia Foca linux ele é a bíblia do iniciante em linux
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline telmotr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Abaixo a pirataria -- Use software livre
    • Ver perfil
Re: Como posso fazer esse script? Me ajudem!
« Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 19:42 »
Cara, acho que o que voce quer fazer nao tem nada a ver com o chmod. Cuidado ao mudar as permissoes de arquivos do sistema, tudo pode parar de uma hora pra outra.

Vou tentar ajudar:
Pra começar voce nao precisa fazer script nenhum, pelo que entendi voce já tem um usuario diferente pro seu irmao, se nao tem entao crie:

$ sudo adduser irmaozinho

bom agora vamos ver, nem tudo é vai ser tao simples.

1 - entre como usuário irmaozinho e chame o editor de menus, para isso digite alt+F2 vai abrir a janela de execuçao de programa, dentro digite:  alacarte         que é o nome do editor de menu. o uso dele é simples, basta marcar o que o seu irmaozinho pode ver no menu.

2 - já que agora voce já deixou o menu dele bem enxuto saia e entre com o usuario que tem "poderes de administrador" que é aquele que voce criou durante a instalaçao.

3 - vá no menu Sistema > administraçao > Usuários e grupos

4 - lá voce vai ver o usuário irmaozinho, selecione e clique em propriedades ai voce pode desmarcar ou marcar o que acha interessante ele acessar.

Bom cara, nao sei se serve pro que voce quer mas já é um começo. quanto ao gerenciador de conteudo de internet do firefox  eu dei uma pesquisada rápida e nao achei nada que parecesse fácil de instalar, e nao sei até que ponto voce quer controlar os acessos dele. De uma olhada com calma em https://addons.mozilla.org/firefox/extensions/ lá deve haver alguma coisa.

E por ultimo, caso voce queira restringir mesmo o acesso dele tem um software que nao me lembro agora o nome (entao nao adiantou de nada né, rsrsrs) mas que serve pra telecentros e lan houses e outras coisas, saiu uma reportagem sobre ele na linux magazine a uns 4 meses atras, se alguem lembrar o nome poste aqui. Sei que pro kde o nome é kiosk o do gnome é que nao lembro - vou dar uma olhada em casa nas minhas revistas e digo amanha. Esse tipo de software dá muitas outras opçoes para se controlar o desktop dos usuários.

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: Como posso fazer esse script? Me ajudem!
« Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 23:10 »
Kra já me adiantou e muito, muito obrigado mesmo! quando precisar meu velho não exite em me pedir ajuda, estarei a disposição, muito obrigado meu amigo!

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: Como posso fazer esse script? Me ajudem!
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 18:39 »
Galera eu não quero abrir outro topico, mas vou tentar colocar aqui a minha duvida e vou rezar pra alguem me responder.

Assim, vc na tela de login do Ubuntu 6.10 coloca-se o nome de login e depois a senha, aí o sistema carrega o perfil definido para aquele usuário, tipo, onde é que fica gravado no sistema que foi o usuário tal da senha tal que acessou o sistema?
Pois eu tenho algumas ideias de script assim:

Se for usuário tal que logou no sistema faça
>isso
>isso
>isso
fim do se.

entendero mais ou menos o que quero dizer, eu apenas quero pegar esse usuário que logou no sistema e jogar no script!

Té mais galera! 

Darcamo

  • Visitante
Re: Como posso fazer esse script? Me ajudem!
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 19:31 »
O comando whoami dis qual é o usuário que rodou esse comando. Se vc usar esse comando no script, vai saber quem rodou o script. Não sei quase nada de shell script, mas acredito que guardar o que esse comando retorna em uma variável deva ser fácil.

Tem também o who que diz quais usuários estão logados.

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: Como posso fazer esse script? Me ajudem!
« Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 21:42 »
valeu meu velho isso resolve sim, da pra fazer isso que vc disse mesmo.

Mas alguem sabe aonde fica esse arquivo, creio eu que deve ser no tmp(pelo óbvio), mas alguem sabe me dar a localização exata desse arquivo quando o usuário loga?

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Como posso fazer esse script? Me ajudem!
« Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:50 »
cara
seguinte...
fiz um esboço do que tu quer:

Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
if [ $USER == 'pessoa' ]; then
    comando1
    comando2
    ...
    comandon
fi

coloca esse script na inicialização do ubuntu :) ( Sistema > Preferências > Sessões )
ai sempre que alguem se logar, vai testar se o usuario é ou não o usuario 'pessoa'.
Se sim roda os comandos
se nao, faz nada :D
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2007, 00:52 por _Luks »

Offline Neynder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre dependemos de algo ou alguem para crescer
    • Ver perfil
Re: Como posso fazer esse script? Me ajudem!
« Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 10:37 »
Valeu luks isso resolve obrigadão mesmo, e todos que me ajudaram muito obrigado mesmo quando precisarem podem enviar um privativo que tentarei ajudar!

Te mais galera!