Pessoal, procurei muito no fórum sobre o assunto acima, mas as respostas parecem ser feitas para pessoas que manjam de Linux, o que não é o meu caso.
Baixei o Desktop CD i386 do site do Ubuntu, chequei o hash do md5, estava ok. Queimei a imagem no CD, reiniciei pelo DVD e o instalador começou a fazer a checagem do PC. Nesta checagem, acusou um erro nº alguma coisa mas beleza, continuou e entrou no live cd normalmente.
Lá, fiz os passos 1 até o 5 da instalação. Qdo. fui decidir as partições do HD, a máquina travou. Cancelei a instalaçao, queimei outro CD e joguei o primeiro fora. Desta vez o instalador fez as verificações sem apresentar erros na inicialização. Porém, qdo. ele termina de fazer estas checagens e está prestes a entrar no Live CD, a máquina trava numa tela preta com um cursor e não sai mais de lá.
Repeti o processo centenas de vezes esta noite, sempre obtendo o mesmo resultado. Com o mesmo CD, instalei uma outra máquina que tenho aqui, bem mais modesta em configuração e correu tudo normalmente.
A configuração da máquina que apresenta problemas é:
Athon XP 2000, 1.67 GHZ, 250 Gb de HD, 256 MB de Ram, vídeo ATI 3D Rage Pro PCI.
Agradeço qualquer ajuda que aparecer...