Autor Tópico: K3B e Gnome  (Lida 2755 vezes)

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
K3B e Gnome
« Online: 18 de Fevereiro de 2007, 04:00 »
Trato aqui um problema do K3B no Gnome para funcionar 'Cópia de CD' e 'Cópia de DVD', porque ao terminar de passar a imagem do disco de origem para o HD, a mídia não ejeta.

Vi que muitos do Fórum passaram por esse problema (procurar no Fórum: "k3b ejetar") e nas minhas procuras por uma solução, também vi que muita gente no mundo também tem esse problema e não é só no Ubuntu, mas também em outras distribuições. Bom, não consegui encontrar uma solução pra esse fato, mas eu encontrei um artigo em inglês (nao sei mais o site) falando que o NeroLinux dava um problema nas primeiras versões com o gnome-volume-manager.

Daí tentei finalizar o processo:

Código: [Selecionar]
killall gnome-volume-manager
 e usar o K3B. Beleeeza, funcionou pra copiar. O inconveniente é que sem o gnome-volume-manager, os discos e mídias inseridos após o "killall" não serão mais gerenciados. Após usar o K3B, execute o comando:

Código: [Selecionar]
gnome-volume-manager --sm-disable
Não tenho idéia de pra que serve o parâmetro 'sm-disable', só sei que nas aplicações iniciais do gnome o comando está assim, apesar de eu testar sem ele e funcionar.

Já presenciei um problema em outro PC que também falhava ao fazer  verificação de dados, tanto de CD quanto de DVD, não sei se o procedimento acima resolveria isso, pois no meu funcionava ok.

Pra concluir, se alguém tiver um procedimento melhor, onde não seja necessário finalizar o gnome-volume-manager, por favor publique. Eu penso que talvez poderia existir uma espécie de "white list" no gnome-volume-manager de aplicações que o g-v-m não vai interferir ou quem sabe executando o serviço do kde de montagem/desmontagem resolva também. Eu não tentei pois nao sei qual é aplicação/serviço.

Para evitar perguntas desnecessárias sobre porque nao usa GTK,linha de comando, etc e tal...infelizmente não existe ainda nenhum substituto para o K3B. O Brasero é o que tem mais funcões, mas é extremamente bugado e tem desenvolvimento em passos de tartaruga. O GnomeBaker é bem mais estável, mas falta opções básicas como verificação de dados e o desenvolvimento também é lento, O X-Cd-Roast é muito bom, mas nao tem suporte nativo a DVD e é de uso difícil para o usuário comum (particularmente, acho que os gravadores GTK deviam se basear no código dele, fazendo um visual mais intuitivo, mas quem sou eu pra apitar? Eu nem sei programar...ainda  :)).