cada versão do ubuntu tem um "codinome" e uma "numeração"
veja só:
Warty Warthog - 4.10 (foi a primeira versão)
Hoary Hedgehog - 5.04
Breezy Badger - 5.10
Dapper Drake LTS - 6.06 (ou 6.06.1)
Edgy Eft - 6.10
Feisty Fawn - 7.04 (a ser lançada em abril de 2007)
entenda como é feita a numeração da versão:
- o primeiro número, antes do ponto é o ano de lançamento
- o segundo número, depois do ponto, é o mês do ano em que foi lançado
Perceba que geralmente elas terminam com XX.04 ou XX.10, isso porque o Ubuntu faz 2 lançamentos por ano com seis meses de diferença entre eles. Geralmente isso acontece em abril (mês 04) e em outubro (mês 10).
Os codinomes sempre são dados com o nome de um bixo e uma característica (adjetivo).
Por exemplo, a próxima versão - Feisty Fawn - significa algo como "Veadinho Serelepe"
isso porque essa versão promete muitas mudanças na parte gráfica e na beleza do sistema, por isso o veado como símbolo. Já a atual, de nome Edgy Elft, significa algo como "Salamandra Hi-Tech", isso porque as modificações foram mais na parte técnica, o que nos deu um boot mais rápido e etc. Entendeu como são escolhidos os nomes?
Agora vc me pergunta, mas e o Dapper Drake porque têm a numeração diferente do padrão? Ele foi lançado com 2 meses de atraso porque a Canonical (empresa atrelada ao Ubuntu) decidiu fazer uma versão mais consistente para oferecer suporte por mais tempo (ele tem suporte da Cannonical até 2009). Esse "LTS" no nome significa "Long Term Support". Recentemente ficou decidido que o ShipiT (serviço de pedido grátis de CD's do Ubuntu) só distribuiria a versão LTS porque muitas pessoas pediam o CD apenas para "testar o serviço" ou para fazer de discos voadores.
Agora é assim... a última versão só baixando, a versão LTS pode-se pedir gratuitamente.
Quando em estágio de desenvolvimento uma futura versão, no caso a Feisty Fawn, vai recebendo um codinome extra seguido de uma numeração que indica em qual beta já estamos em termos de desenvolvimento. Por isso você poderá ver nos sites e nos fóruns: Feisty Fawn Herd 1, Feisty Fawn Herd 2, Feisty Fawn Herd 3, Feisty Fawn Herd 4. Cada um desses é um beta (versão não final) apenas para testadores e colaboradores. Geralmente O último beta, bem próximo do lançamento pode virar um RC ("Release Candidate" ou "Candidato ao Lançamento"), o que significa que se não forem encontrados erros alarmantes nesse beta chamado de RC, ele mesmo será a versão final. Daí o último RC é apenas renomeado para versão final e faz-se o unúncio do lançamento.
Caso sejam encontrados erros alarmantes no RC, são lançados RC1, RC2 etc... até que se chegue a uma versão com estabilidade boa e o último RC vira lançamento.
Isso tudo que eu falei vale para derivadas de Ubuntu: Xubuntu, Kubuntu, Edubuntu, etc ...
Uffa.. deu trabalho, mas acho q dá para esclarecer até além do que você perguntou
Dá até para abrir um post na área "iniciantes" com o título: "Entenda a nomeclatura do Ubuntu"
Talvez eu faça isso... Valew! O que eu não faço por esse fórum? Eu amo essa comunidade!