Autor Tópico: É taum ruim assim 64bits?  (Lida 11799 vezes)

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
É taum ruim assim 64bits?
« Online: 18 de Fevereiro de 2007, 22:59 »
Acabei de pegar um semprom 64bits e ja to me planejandop par trocar o processador por um Athlon 64 já que a MoBo suporta, e para usufruir da nova tecnologia to pensando em instalar o Ubuntu 64! Mas to vendo tanto tópico de problemas de incompatibilida com varios sopftwares, naum só no Ubuntu mas como também em outras distro e até mesmo no Windows.

Mas a minha duvida é se eu recompilasse esses programas isso naum resolveria o problema? Se eu nau mencontro tal pacote para arquittura x64 eu nau mposso eu memso compila-lo para tal?

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 02:08 »
É lógico que obter um processador 64bits vale muito à pena, principalmente o athlon64
mas se for pelo Ubuntu 64 não rola não. Porque muitos softwares essenciais ainda não são compatíveis.
Com muito esforço e boa vontade seria possível usá-la, mas eu realmente não recomendo pois será muito trabalhoso para você.
De qualquer forma eu tenho um Athlon64 e uso a versão 32bits sem problemas, até que a versão 64bits tenha suporte completo a tudo que uso, eu vou ficando com o que é mais fácil para mim.
Sobre esse negócio de compilar, eu penso que seria uma solução para quem precisa de alguns softs sem binários para arquitetura 64bits. Porém, não pense que é fácil. É muitíssimo difícil lidar com isso de compilação. A menos que você seja um expert, não confie nessa história de compilação. Eu, ao menos, nunca entendi. Um ou outro pacote pode ser fácil de compilar, mas para a maioria é uma tarefa muito difícil. Pouca gente sabe lidar com isso.

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 04:57 »
Mas pra compilar naum é so ter o pacote build-essencials e usar a receita ./configure, make e make install no source do aplicativo? Ou pra facilitar isso usar o auto-apt o u o apt-build?

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 09:38 »
O problema maior é o plugin do Flash. Esse não instala no 64bits nem a porrete. E a Adobe só anunciou que irá trabalhar na versão 64bits pra Linux, mas não deu nenhuma previsão de lançamento. Tem alguns guias na internet que ensinam instalar o flash, só que é o flash livre e dá pau pra caramba, como som fora de sincronia, Youtube não roda. E o Java também está muito instável na versão 64bits. O Firefox dá altos paus com o Java 64. Tanto pra Windows, quanto pra Linux, ainda está um pouco cedo pra usar o sistema inteiramente 64bits. Uma pena...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline lebeziatnikov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
    • http://www.lcc.ufcg.edu.br/~erick
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 18:15 »
Nada disso pessoal.

Uso ubuntu 64bits desde a versão 5.10 e é uma maravilha. Com 3 execeções:

1- Flash Player
2- Aplets Java
3- Win32Codecs

No caso do flash e do java a solução é muito simples, basta instalar o firefox 32bits. Os processadores 64bits da AMD são suporte a instruções de 32 bits e vc pode perfeitamente fazer isso.

No caso dos codecs do windows, aí não tem jeito. Eles precisam de um sistema 32bits e pronto. Nunca consegui fazer rodar de uma forma limpa, mas há quem já conseguiu, dê uma lida por aí.

Com isso eu recomento fortemente Ubuntu 64bits. Não é nenhuma dor de cabeça não, estranho é investir em hardware e não usar seu potencial, vá em frente cara.

[]'s

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 22:44 »
O problema do flass eu ja consegui resolver, ja criei dois topicos em duas areas diferentes do forum com um turorial detalhado mas parace que niguem deu muita bola! Eu to usando o Ubuntu Feisty 64bits aqui e to navegando em sites com flash tranquilamente vendo charges e assitindo videos no youtube! E eu nau mto falando de nenhum flash alternatuvo naum, ta instalado o macromedia flash 9 aqui 100% funcional!

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:06 »
Citar
Mas a minha duvida é se eu recompilasse esses programas isso naum resolveria o problema? Se eu nau mencontro tal pacote para arquittura x64 eu nau mposso eu memso compila-lo para tal?
Os programas que não funcionam em 64bits são aqueles que não são software livre, ou seja, não podem ser recompilados.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 10:56 »
Citar
estranho é investir em hardware e não usar seu potencial

pois é, o cara (não o criador do tópico mas em geral) trabalha necessitando de um processador de 1 ghz com 32bits e sempre quer ter mais só pelo fato de ter.

o windows vista vai satisfazer "aos tais"

Offline GAN0ND0RF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #8 Online: 01 de MAR?O de 2007, 18:34 »
A questão não é essa, a questão é, se eu tenho uma maquina razoavelmente boa, qual o problema de eu querer tirar o maior proveito dela e usar de todo o potencial da maquina?
Citar
estranho é investir em hardware e não usar seu potencial

pois é, o cara (não o criador do tópico mas em geral) trabalha necessitando de um processador de 1 ghz com 32bits e sempre quer ter mais só pelo fato de ter.

o windows vista vai satisfazer "aos tais"
Eu viverei eternamente ou morrerei tentando!!!

Offline jansen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2007, 09:40 »
Nada disso pessoal.

Uso ubuntu 64bits desde a versão 5.10 e é uma maravilha. Com 3 execeções:

1- Flash Player
2- Aplets Java
3- Win32Codecs

No caso do flash e do java a solução é muito simples, basta instalar o firefox 32bits. Os processadores 64bits da AMD são suporte a instruções de 32 bits e vc pode perfeitamente fazer isso.

No caso dos codecs do windows, aí não tem jeito. Eles precisam de um sistema 32bits e pronto. Nunca consegui fazer rodar de uma forma limpa, mas há quem já conseguiu, dê uma lida por aí.

Com isso eu recomento fortemente Ubuntu 64bits. Não é nenhuma dor de cabeça não, estranho é investir em hardware e não usar seu potencial, vá em frente cara.

[]'s

Eu posso baixar a versão 32 bits do firefox e instalar, sou novato aqui, como faço isso.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2007, 10:01 »
No caso dos codecs do windows, aí não tem jeito. Eles precisam de um sistema 32bits e pronto. Nunca consegui fazer rodar de uma forma limpa, mas há quem já conseguiu, dê uma lida por aí.

Meu, então não dá pra ver vídeos no Ubuntu 64 bits?! Uma das primeiras coisas que instalo quando estou configurando o Ubuntu é o w32codecs. Sei ele, não dá pra usar o linux, pois eu não uso o Windows de forma alguma.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2007, 10:58 »
Citar
Inserir Citação
Citação de: lebeziatnikov em 23 de Fevereiro de 2007, 17:15
No caso dos codecs do windows, aí não tem jeito. Eles precisam de um sistema 32bits e pronto. Nunca consegui fazer rodar de uma forma limpa, mas há quem já conseguiu, dê uma lida por aí.

Meu, então não dá pra ver vídeos no Ubuntu 64 bits?! Uma das primeiras coisas que instalo quando estou configurando o Ubuntu é o w32codecs. Sei ele, não dá pra usar o linux, pois eu não uso o Windows de forma alguma.

alexBR,
eu vou entrar meio de gaiato nessa discussão. Eu não tenho um processador 64bits, nunca tive e nem sequer testei....

Bom, mas só pra te dar um toque sobre isso de win32codecs:

Eu uso o feisty beta, com as novas versões do gstreamer e ele lê normalmente WMA, AVI, WMV...tenta dar uma testada

E eu não instalei win32codecs, eu nem sequer habilitei repositórios extras no meu feisty...
« Última modificação: 07 de Abril de 2007, 11:00 por gabriel0085 »

boi

  • Visitante
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2007, 11:03 »
Na realidade o único problema mesmo é o w32codecs. O flash e o java existem meios de rodar no sistema de 64bits, embora dê um pouco de trabalho.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2007, 11:06 »
Ahh.. Bom! Então, já existe solução para firefox, java, flash e codecs, mas... e quanto a programas proprietários como, por exemplo, Gizmo, Skype e outros.

Offline lebeziatnikov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
    • http://www.lcc.ufcg.edu.br/~erick
Re: É taum ruim assim 64bits?
« Resposta #14 Online: 21 de Abril de 2007, 11:35 »
Processadores da arquitetura AMD64 dão completo suporte a instruções 32bits. O Ubuntu também.

Você pode executar QUALQUER aplicação 32bits num ubuntu 64bits. Basta instalar as bibliotecas 32bits q esses programas vão utilizar.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ia32-libs
No caso dos aplicativos proprietários que são disponibilizados exclusivamente pra 32bits, passa a opção  --force-architecture ao dpkg e ele vai instalar normalmente e funcionar muito bem com as ia32-libs.

Ou seja, tudo funciona e funciona facilmente. Só os win32codecs q davam um pouco de trabalho no 6.10, não dão mas.

[]'s