Autor Tópico: Micro desliga do nada! (RESOLVIDO)  (Lida 6361 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Micro desliga do nada! (RESOLVIDO)
« Online: 08 de Fevereiro de 2007, 20:27 »
Estou encontrando um problema de dois dias para cá! Não tenho certeza se é problema de software, hardware (acho que não é), então postei aqui na duvida.

Minha máquina esta funcionando sem problemas e de repente do nada o monitor apaga, aparece a mensagem de falta de sinal de vídeo, e a máquina não responde mais. Isso já havia acontecido várias vezes com minha esposa e hoje aconteceu duas vezes comigo. As luzes da CPU (gaveta de um hd, de uso de cpu/hd, e rede) continuam acessas e eu acabei tentando um recurso para ver se era a placa de video (teclei Ctrl + Alt + F1 > Digitei meu Login/Senha > Digitei sudo -s > Redigitei minha senha > executei o comando reboot) mas a máquina não respondeu aos comando.

Ela só volta a funcionar quando clico no botão reset ou então desligo e religo a máquina.

Acho que não é problema de hardware porque minha esposa foi digitar um trabalho (após perdê-lo por duas vezes) no OpenOffice no windows e a máquina não desligou nenhuma vez, mas como o problema não acontece sempre não posso ter certeza.

Alguém já passou por isso? Não sei mesmo o que é, conto com a ajuda de vocês!
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2007, 18:28 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Micro desliga do nada!
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 21:47 »
Isso tá parecendo problema na fonte. Infelizmente, vou ter que aconselhar você a usar mais o Windows para  testar se o problema ocorre por lá (acho que vai ocorrer, sim).

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Micro desliga do nada!
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 21:39 »
Eu particularmente acho que não é problema de fonte não. Quando a fonte é genérica (potencia apresentada nela não é real) o computador simplesmente reinicia de tempos em tempos (isso é perigoso pois pode queimar peças) e não deixa de funcionar apenas uma parte.

Aconselho voce a verificar o cabo de força menor (aquele de 4pinos) da fonte que liga na placa mae.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Micro desliga do nada!
« Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 21:52 »
Talvez seja problema com o driver de vídeo. Por exemplo, alguns screensavers utilizam aceleração 3D. Se o driver da placa de vídeo estiver instalado de forma incorreta, o X fica maluco quando algum screensaver tenta usar aceleração 3D. Vc tá usando o PC normalmente, mas.. depois de ficar ocioso... A interface gráfica fica maluca quando o screensaver entra. Isto também pode ocorrer, simplesmente, quando você acessar algum aplicativo (ou mesmo alguma parte do sistema) que tenha algum recurso visual (sombras, transparências, etc). Se o driver estiver errado, o X também trava pelo mesmo motivo.

Boa sorte!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Micro desliga do nada!
« Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 22:59 »
Eu trabalho a tempo com linux já, mas normalmente acabo ficando no console, ai acabo sacando pouco do X. Acho que minha placa de video (ATI Radeon 9600 PRO) esta configurada de forma correta, porque o Google Earth e outros programas que antes reclamavam da falta da configuração agora funcionam bem.

De qualquer forma quero agradecer aos que me ajudaram até aqui, Alexmatos, RxDx, e AlexBR pela ajuda, vou pesquisar mais um pouco e ver se minha placa esta bem configurada ou não.

Valeu pelo apoio até aqui.


obs.: De qualquer forma todas as vezes que aconteceu o problema o micro estava em funcionamento, com alguém o usando.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2007, 23:01 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Micro desliga do nada! (RESOLVIDO)
« Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 18:27 »
Postei um problema e acho ser benéfico postar também a solução.

Fui verificar a placa de vídeo, conforme sugestão, e constatei que a máquina estava imunda. Ai desmontei tudo, e com o auxílio de um pincel limpei tudo (processador, cooler, dissipador de calor do cooler, placa mãe, hd's, placa de vídeo, cabos, fonte externamente e internamente, e o interior do gabinete). Já fazem 5 dias desde a limpeza e a máquina não apresentou mais problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Micro desliga do nada! (RESOLVIDO)
« Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 18:40 »
cara eu acho que na verdade não foi a poeira, e sim algum contato oxidado, que você ao remover e limpar tudo, ao colocar voltou a fazer contato..!

Que bom né.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Micro desliga do nada! (RESOLVIDO)
« Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 18:58 »
Pode até ser, mas a sujeira que estava na máquina era algo impressionante. No dissipador de calor do cooler então, as aletas estavam completamente tomadas por sujeira, não acreditei na quantidade de pó que tirei dali. Sem contar os slots, também muito sujos. Então era tanta coisa que nem tem como saber o que originava o problema, e tudo isto numa máquina com 1 ano de uso.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Micro desliga do nada! (RESOLVIDO)
« Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 19:22 »
cara eu acho que na verdade não foi a poeira, e sim algum contato oxidado, que você ao remover e limpar tudo, ao colocar voltou a fazer contato..!

Que bom né.

Já ouvi falar que a poeira reduz eficiência do cooler. Quer dizer... A poeira tem propriedades isolantes que dificulta a troca de calor entre o cooler e o microprocessador. Se o microprocessador esquenta além de um limite, o micro é resetado para evitar a queima do processador.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Micro desliga do nada! (RESOLVIDO)
« Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 20:16 »
cara eu acho que na verdade não foi a poeira, e sim algum contato oxidado, que você ao remover e limpar tudo, ao colocar voltou a fazer contato..!

Que bom né.

Já ouvi falar que a poeira reduz eficiência do cooler. Quer dizer... A poeira tem propriedades isolantes que dificulta a troca de calor entre o cooler e o microprocessador. Se o microprocessador esquenta além de um limite, o micro é resetado para evitar a queima do processador.

Poeira no Cooler reduz e MUITO a eficiência do mesmo.  Aqui tenho que limpar o meu Cooler regularmente. Se deixar por mais de 3 meses sem limpar ele já sobe a temperatura em pelo menos 5 Graus.  Mas eu deixo configurado para minha BIOS apitar aos 65 Graus e desligar aos 70 Graus, ele queima aos 85 Graus.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Micro desliga do nada! (RESOLVIDO)
« Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 21:04 »
Citar
Poeira no Cooler reduz e MUITO a eficiência do mesmo.  Aqui tenho que limpar o meu Cooler regularmente. Se deixar por mais de 3 meses sem limpar ele já sobe a temperatura em pelo menos 5 Graus.  Mas eu deixo configurado para minha BIOS apitar aos 65 Graus e desligar aos 70 Graus, ele queima aos 85 Graus.

Apesar de trabalhar com informática minha área não é hardware, e se eu monto todos meus micros, dou manutenção, troco peças, e faço a limpeza é porque fui curioso e aprendi sozinho, então é muito boa a dica do Galactus porque não sabia que a bios tinha estes recursos. Valeu a dica, vou procurar lá e fazer as alterações também, no mínimo fica como aviso que estou precisando limpar meu micro, já que tinha um bom tempo e não tinha ainda feito a limpeza... muito por preguiça!

Obrigado!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Micro desliga do nada! (RESOLVIDO)
« Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 22:06 »
De nada clcampos, você deve procurar saber a temperatura em que o seu Processador queima para melhor configurar a temperatura de alarme.

Geralmente essa configuração de Alarme da temperatura do Processador fica na sessão "PC Health Status" ou algo parecido, pode variar de acordo com a sua placa Mãe.

Meu Athlon XP 2600 trabalha em 39 a 41 graus, em dias muito quentes com o Cooler sujo ele chega aos 51 a 56 Graus, daí já sei que tem que limpar. Mas as vezes acontece de ele apitar. Principalmente se o processador fica trabalhando muito tempo em 100%.

Eu não trabalho na área de informática, mas eu adoro essa área de Hardware. 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Micro desliga do nada! (RESOLVIDO)
« Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 23:28 »
Acho difícil o microprocessador queimar por aquecimento. Todos que vi até hoje resetam antes de queimar. Evidente, a sua idéia do beep é boa para evitar perdas de dados pelo reset do micro.