Autor Tópico: usuario novo com probleminhas! ^_^ ***resolvido***  (Lida 10662 vezes)

Offline wolfdart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Eu não vou te dar a senha de root.
    • Ver perfil
    • Twitter - wolfdart
usuario novo com probleminhas! ^_^ ***resolvido***
« Online: 19 de Fevereiro de 2007, 16:25 »
Olá pessoal, estou aqui fuçando no Ubuntu, mas já fucei em umas trocentas distros, porém a que me agradou mais foi esta, além do que ela não usa o KDE, o qual nao consigo me acostumar!  =|
*GNOME RuLeZ* =DDD
Entao, é que eu tenho umas dúvidas, uns probleminhas e gostaria de saber se alguém tem a solução. Vamos lá:

- mouse sem todas as funções: tenho um leadership óptico, comum, só que ele tem 5 botões (esquerdo, direito, bolinha (qdo vc pressiona ela funciona como um botão), um esquerdo e um direito posicionados ao lado do mouse, e não em cima). Porém só o botão esquerdo e o direito comuns funcionam, já que qdo clico com a bolinha em algum local, onde tem barra de rolagem, por exemplo, no windows aparecia um icone esquisito e eu só mexia o mouse pra cima e pra baixo e a tela vinha junto. Já os botões extras esquerdo e direito não funcionam nem no Firefox, pra avançar/voltar de página. ***resolvido***

- tenho 2 hds: 1 com windows e o ubuntu, outro onde guardo minhas coisas, só que esse aí não foi reconhecido! está tudo certo na bios, mas acho que ele não apareceu pq qdo eu instalei o Ubuntu ele não estava plugado, voltei com ele esses dias... tem como fazê-lo aparecer e eu conseguir ler/escrever arquivos nele? ele está formatado em NTFS, pro windows reconhecer, mas não tem nenhum SO instalado, só arquivos pessoais mesmo... ***resolvido***

- eu instalei o DEMOCRACY TV, mas não gostei e retirei ele pelo add/remove, só que ele não some do menu (applications - sound and video). como faço o bichinho sumir? =P ***resolvido***

- tem como saber se a instalação do driver da placa de video da nvidia funcionou? é pq, outro dia, logo depois de instalado e colocado na resolução de 1024x768, parecia que estava lento, tipo qdo vc desce as paginas na web e tem pouquinha ram e memoria de vídeo, vai de "soquinho". ***resolvido***

- aproveitando o ítem da resolução, tem como descobrir se eu consigo colocar o ubuntu em resolução ainda maior? eu tive que fazer o 1024x768 manualmente, editando um arquivo, mas não sei se posso por outra resolução... ***resolvido***

- e tem como saber a versão do flash instalado? se a versão não for a mais nova eu consigo achar aqui no fórum (ou no Google) como instalar a última versão? ***resolvido***

***update***: como fazer pro NumLock vir ativado por padrão? depois que eu faço login ele ativa, mas eu gostaria que ele ativasse antes do login, pra eu não digitar a senha atoa quase toda vez! ^_^ ***resolvido***

então, por enquanto são essas dúvidas... tem outras coisas, tipo qdo eu ligo meu pc no windows a tela fica enquadrada, se eu reiniciar e dar boot no ubuntu eu tenho que dar 6 pressionadas pra esquerda! se depois eu der boot no windows tenho que fazer 6 pressionadas pra direita! -.-' (mas acho que é problema do meu monitor aoc 15" ^_^) ***resolvido***

eu queria mesmo é que alguém me ajudasse a resolver o problema do HD não detectado e do mouse, que são os mais importantes... se tudo der certo e eu me acostumar com o ubuntu virei outra hora com perguntas sobre rede e compartilhamento de arquivos entre linux e windows, caso eu não consiga resolver tudo fuçando e lendo por aí. mas isso fica pra outra hora!

vlw!
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2007, 20:07 por wolfdart »

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 16:48 »
Ola enquanto o mouse nao posso te ajudar,

Citar
- tenho 2 hds: 1 com windows e o ubuntu, outro onde guardo minhas coisas, só que esse aí não foi reconhecido! está tudo certo na bios, mas acho que ele não apareceu pq qdo eu instalei o Ubuntu ele não estava plugado, voltei com ele esses dias... tem como fazê-lo aparecer e eu conseguir ler/escrever arquivos nele? ele está formatado em NTFS, pro windows reconhecer, mas não tem nenhum SO instalado, só arquivos pessoais mesmo...

Primeiro vc tem que saber onde ele esta conectado se é hdb, ou esta em outro local, depois vc tem que montar ele, e adicionalo no fstab pra sempre que vc ligar o pc ele ja mounte a partição, segundo, ler vc pode normal porem se quiser escrever tera que baixar o programa ntfs-3g que é para dar suporte a escrita em partiçoes ntfs

Citar
- eu instalei o DEMOCRACY TV, mas não gostei e retirei ele pelo add/remove, só que ele não some do menu (applications - sound and video). como faço o bichinho sumir? =P

vc pode tentar clicar com o botao direito em cima dele e escolher remover do painel

qto a nvidia tem muito material pelo forum que fala sobre ela, e nao posso te ajudar ate pq nunca usei ela ok espero ter ajudado e com certeza vai ter pessoas aqui no forum que pode te ajudar melhor ok t++

Offline Gpleonel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 17:11 »
bom, quanto ao segundo HD, tem algum tempinho que não faço isso, mas vou tentar ajudar...

primeiro: vc sabe em que porta ele está ligado?

digo, ele é primário ou secundário? Master ou Slave?

combinações:

1o.M => /dev/hda
1o.S => /dev/hdb
2o.M => /dev/hdc
2o.S => /dev/hdc

segundo, tenta montar o hd manualmente:

Vai em Aplicações>Acessórios>Terminal

digita no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo mkdir /mnt/testepara criar uma pasta de testes no /mnt

depois vamos à montagem propriamente dita (supondo que seu HD seja 1o. Slave e que tenha somente uma partição)

Código: [Selecionar]
sudo mount -t ntfs /dev/hdb1 /mnt/teste
em resumo o comando:

sudo -> poderes de super usuário para realizar o comando
mount -> montagem
-t ntfs -> parâmetro do tipo de partição
/dev/hdb1 -> caminho para a partição 1 de seu hd
/mnt/teste -> ponto de montagem

se tudo deu certo, pode dar um
Código: [Selecionar]
sudo umount /mnt/teste
e agora configurar o fstab para que ele faça a montagem automática para você:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
adicione essa linha no fim do arquivo:

Código: [Selecionar]
/dev/hdb1 /mnt/teste ntfs uid=1000,gid=100 0 0
ou seja:

dispositivo ponto_de_montagem tipo_de_partição preferências_de_usuario_e_acesso (para essas, vc pode copiar o da partição que contém Windows já ^_^ )

daí, só reiniciar que seu HD já vai estar montado por default =D

lembrando que:

não há ainda suporte nativo à escrita em partições ntfs ;)

espero ter ajudado!!! =D
...Mudando com o tempo...

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 17:48 »
So por questão de organização vc pode substituir /mnt por /media por que é no /media que sao criadas as pastas de montagem do ubuntu ( isso so implica em organização mesmo ),

caso vc queira escrever na partição ntfs e ja tiver feito a instalação do ntfs-3g que pode ser feita pelo synaptic vc precisa alterar seu fstab e substituir ( nao acrescentar apagar as linhas referente ao seu hdXX e acrescentar essas )

Código: [Selecionar]
/dev/hdXX       /media/hdXX     ntfs-3g    silent,umask=0,locale=utf8   0   0

onde hdXX é a sua partição ntfs, com isso vc ja podera escrever nela, espero ter ajudado é isso ai t++

Offline wolfdart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Eu não vou te dar a senha de root.
    • Ver perfil
    • Twitter - wolfdart
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 19:12 »
sobre o outro HD:
é primary slave mesmo... mas não aparece o ícone na área de trabalho nem no menu Places, mas lá no '/mnt/teste' já tem todos os arquivos... e não consegui renomear o nome testes pra hdb1, por exemplo =(

sobre o democracy tv, foi só reiniciar que sumiu! O_O

dei uma editada no 1 post! ^_^

Offline Gpleonel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 19:25 »
se quiser me add no msn, te mando mp com ele agora mesmo pra te dar um help ;)

mas pelo menos agora vc já ve lá os seus arquivos...
hehehehe

para você renomear a pasta, o dispositivo dentro dela (no caso /dev/hdb1) deve estar desmontado...

uso a mnt só para montagens na mão e rápidas mesmo... como te disse...

mais no default, seria legal vc criar uma pasta /media/hdb1 e apontar no fstab para ele montar automaticamente a partição hdb1 lá

ficaria mais ou menos como o Diego_Rocha colocou aí:

dentro do arquivo /etc/fstab:
Código: [Selecionar]
/dev/hdb1 /media/hdb1 ntfs uid=1000,gid=100 0 0e reiniciar o computador

provavelmente ele deve colocar para você um ícone depois do computador reiniciado ;)
...Mudando com o tempo...

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 19:30 »
O problema em relação ao numlock digita na pesquisa que vc ve ai em cima na area de iniciantes numlock que vai aparecer um monte de coisas relacionadas incluvise a primeira que aparece é um post meu onde uns amigos me respondeu como fazer isso funciona perfeitamente, em relação ao seu hd vc so tem que criar o icone do hd na sua area de trabalho e isso com certeza tbm ja foi bem comentado como se faz é isso espero ter ajudado t++

Gpleonel enquanto fazia essa mensagem vc mandou a sua, a edição do fstab que falei na minha mensagem anterior é se ele tiver instalado o ntfs-3g que da suporte a escrita em ntfs se ele nao tem esse programa entao coloca da forma que vc falou t++

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 19:32 »
Salve!
Em relação ao mouse  eu segui esse http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=250129&highlight=nautilus  e esse http://dotnet.org.za/matt/articles/39097.aspx  , lembrando que pulei o segundo passo

Boa sorte !


Offline wolfdart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Eu não vou te dar a senha de root.
    • Ver perfil
    • Twitter - wolfdart
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 19:34 »
ae gpleonel, eu consegui, só que pra isso eu remontei o hd lá lá pasta /media (já com o nome que eu queria)... a única coisa é que aquele /msn/teste não apagar de nenhum jeito! =)

ai, remontando o hd e reiniciando já apareceu todos os ícones, certinho! =DDD

tipo, ainda não instalei o msn no ubuntu, mas instalei o xchat... vc entra no canal daqui ou nem usa irc?

qual msn é bom aqui? o amsn mesmo? e aqueles que se conectam a várias redes de uma vez?!

agora estou fuçando e lendo as dicas que acabaram de chegar!
=P
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2007, 19:37 por wolfdart »

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 19:36 »
ae gpleonel, eu consegui, só que pra isso eu remontei o hd lá ba pasta /media (já com o nome que eu queria)... a única coisa é que aquele /msn/teste não apagar de nenhum jeito! =)

ai, remontando o hd e reiniciando já apareceu todos os ícones, certinho! =DDD

tipo, ainda não instalei o msn no ubuntu, mas instalei o xchat... vc entra no canal daqui ou nem usa irc?

Vc so pode apagar alguma coisa da pasta do sistema com permissoes de sudo em gksudo nautilus e entra la e apaga ok

Código: [Selecionar]
gksudo nautilus

Offline Gpleonel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 19:38 »
ae gpleonel, eu consegui, só que pra isso eu remontei o hd lá lá pasta /media (já com o nome que eu queria)... a única coisa é que aquele /msn/teste não apagar de nenhum jeito! =)

ai, remontando o hd e reiniciando já apareceu todos os ícones, certinho! =DDD

tipo, ainda não instalei o msn no ubuntu, mas instalei o xchat... vc entra no canal daqui ou nem usa irc?

qual msn é bom aqui? o amsn mesmo? e aqueles que se conectam a várias redes de uma vez?!

xDDD

pra remover a pasta, só com permissões de super usuário, assim como vc fez pra criar:

Código: [Selecionar]
sudo rmdir /mnt/testeou
Código: [Selecionar]
sudo rm -R /mnt/teste
agora... irc???
a última vez ue usei foi no janelas na época que ainda era vício "vc tem irc???" tipo hj no "vc tem orkut???" hehehe  :P
...Mudando com o tempo...

Offline wolfdart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Eu não vou te dar a senha de root.
    • Ver perfil
    • Twitter - wolfdart
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 19:40 »
ae gpleonel, eu consegui, só que pra isso eu remontei o hd lá ba pasta /media (já com o nome que eu queria)... a única coisa é que aquele /msn/teste não apagar de nenhum jeito! =)

ai, remontando o hd e reiniciando já apareceu todos os ícones, certinho! =DDD

tipo, ainda não instalei o msn no ubuntu, mas instalei o xchat... vc entra no canal daqui ou nem usa irc?

Vc so pode apagar alguma coisa da pasta do sistema com permissoes de sudo em gksudo nautilus e entra la e apaga ok

Código: [Selecionar]
gksudo nautilus

já apaguei!
logo que eu fiz isso apareceram umas telinhas e apaguei normalmente! vlws!

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 20:26 »
- tem como saber se a instalação do driver da placa de video da nvidia funcionou? é pq, outro dia, logo depois de instalado e colocado na resolução de 1024x768, parecia que estava lento, tipo qdo vc desce as paginas na web e tem pouquinha ram e memoria de vídeo, vai de "soquinho".

Olá amigo,

Vamos fazer o seguinte:
1) Descubra qual sua placa de vídeo. (Como exemplo vou usar a minha: Geforce 2 gts)
2) Entre no site da NVIDIA www.nvidia.com
3) No menu, clique em "Download driver" e novamente "Download drivers"
4) Clique em Linux: "FreeBSD, and Solaris Drivers"
5) O meu sistema eh 32 bits então peguei o IA32, se o seu for 64 bits, pegue o IA64.
6) Qual driver puxar ? O meu é legacy, então eu puxo o .7184
7) Como saber qual driver puxar ?

Versão 9746: Geforce 6100 em diante.
Versão 9631: Geforce 2, Geforce 3 e Geforce 4.
Incluindo Geforce 2 MX e Geforce 4 MX e as Geforce 2 onboard.
Versão 7184:  TNT, TNT2, Geforce 256 e Geforce DDR.
Incluindo Geforce 2 GTS, TI e Ultra.

No meu caso eu baixo a versão 7184 para Geforce 2 GTS.

Até ai tudo bem né ?

Agora vamos instalar ele:

1) Ele vem com uma extensão .run.
2) Vá ao console e acesse a pasta que você baixou ele, por exemplo, no desktop.

Digitando:

Código: [Selecionar]
cd Desktop/ <ENTER>



3) Para a minha placa o nome do driver é: NVIDIA-Linux-x86-1.0-7184-pkg1.run

Então quando estiver na pasta basta digitar:

Código: [Selecionar]
sudo sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-7184-pkg1.run
OBS: Notando que ele vem com a versão incluida no nome, claro. Por exemplo a minha que baixei 7184, está escrita NVIDIA-Linux-x86-1.0-7184-pkg1.run
(Versão em vermelho)

Dica: Para não ter que digitar o nome inteiro use o recurso de auto completar, usando a tecla TAB.
EXEMPLO: Se quero ir até o diretório Desktop...digito "cd Des" e logo em seguida aperto <TAB> e ele irá completar pra mim.
EXEMPLO2: digito "sudo sh NV" e aperto <TAB>

Ok. A instalação foi um sucesso. Poste aqui pra mim, o que aconteceu e o que não aconteceu. Acredito que não vai dar certo de primeira, afinal tudo da sempre errado hehehehe, mas confie em mim, lá para a terceira tentativa vai dar tudo certo. Abraços.


Qualquer dúvida entre em contato pelo MSN ou pelo fórum.
Meu msn é paonoforno@yahoo.com.br e o e-mail também. Então ou mande e-mail ou por MSN, estou sempre disposto a ajudar. Muito obrigado.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2007, 21:05 por paozinho »

Offline wolfdart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Eu não vou te dar a senha de root.
    • Ver perfil
    • Twitter - wolfdart
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #13 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 12:56 »
- tem como saber se a instalação do driver da placa de video da nvidia funcionou? é pq, outro dia, logo depois de instalado e colocado na resolução de 1024x768, parecia que estava lento, tipo qdo vc desce as paginas na web e tem pouquinha ram e memoria de vídeo, vai de "soquinho".

Olá amigo,

Vamos fazer o seguinte:
1) Descubra qual sua placa de vídeo. (Como exemplo vou usar a minha: Geforce 2 gts)
2) Entre no site da NVIDIA www.nvidia.com
3) No menu, clique em "Download driver" e novamente "Download drivers"
4) Clique em Linux: "FreeBSD, and Solaris Drivers"
5) O meu sistema eh 32 bits então peguei o IA32, se o seu for 64 bits, pegue o IA64.
6) Qual driver puxar ? O meu é legacy, então eu puxo o .7184
7) Como saber qual driver puxar ?

Versão 9746: Geforce 6100 em diante.
Versão 9631: Geforce 2, Geforce 3 e Geforce 4.
Incluindo Geforce 2 MX e Geforce 4 MX e as Geforce 2 onboard.
Versão 7184:  TNT, TNT2, Geforce 256 e Geforce DDR.
Incluindo Geforce 2 GTS, TI e Ultra.

No meu caso eu baixo a versão 7184 para Geforce 2 GTS.

Até ai tudo bem né ?

Agora vamos instalar ele:

1) Ele vem com uma extensão .run.
2) Vá ao console e acesse a pasta que você baixou ele, por exemplo, no desktop.

Digitando:

Código: [Selecionar]
cd Desktop/ <ENTER>



3) Para a minha placa o nome do driver é: NVIDIA-Linux-x86-1.0-7184-pkg1.run

Então quando estiver na pasta basta digitar:

Código: [Selecionar]
sudo sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-7184-pkg1.run
OBS: Notando que ele vem com a versão incluida no nome, claro. Por exemplo a minha que baixei 7184, está escrita NVIDIA-Linux-x86-1.0-7184-pkg1.run
(Versão em vermelho)

Dica: Para não ter que digitar o nome inteiro use o recurso de auto completar, usando a tecla TAB.
EXEMPLO: Se quero ir até o diretório Desktop...digito "cd Des" e logo em seguida aperto <TAB> e ele irá completar pra mim.
EXEMPLO2: digito "sudo sh NV" e aperto <TAB>

Ok. A instalação foi um sucesso. Poste aqui pra mim, o que aconteceu e o que não aconteceu. Acredito que não vai dar certo de primeira, afinal tudo da sempre errado hehehehe, mas confie em mim, lá para a terceira tentativa vai dar tudo certo. Abraços.


Qualquer dúvida entre em contato pelo MSN ou pelo fórum.
Meu msn é paonoforno@yahoo.com.br e o e-mail também. Então ou mande e-mail ou por MSN, estou sempre disposto a ajudar. Muito obrigado.

não consegui instalar desse modo! =(
primeiro ele pedia pra fechar o X. Eu fechei e consegui ir mais pra frente, mas ai ele dá erro dizendo alguma cosia sobre o kernel, aí não vai de nenhum jeito!
=(

obs: também estou tentando tirar duvidas via irc! =)
obs2: o treco do mouse não foi. eu fiz, fiz e fiz, o máximo que consegui foi fazer a bolinhas do mouse avançar/voltar! O_o
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2007, 12:58 por wolfdart »

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: usuario novo com probleminhas! ^_^
« Resposta #14 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 15:01 »
O drivers Nvidia tem vários  modos de instalar  vou indicar  três
https://help.ubuntu.com/ubuntu/desktopguide/pt/hardware.html
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=ad50c3d6f2958e7bad78075a059a9cbc&topic=15359.0
3 manualmente  , da maneira que o pauzinho escreveu  , só que você vai precisar das dependências :
build-essential
make
pkg-config
xserver-xorg-dev
linux-headers  xxxx ( sendo que xxxx voce troca pelo resultado do comando abaixo)
Código: [Selecionar]
uname -r
obs:fica um pouco difícil de ajudar  sem ter informação do  pc , soft e hard  , mas....estamos aí
 Boa sorte!