Autor Tópico: Instalação do Kubuntu em pendrive  (Lida 3006 vezes)

Offline DouglasCaixeta

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Instalação do Kubuntu em pendrive
« Online: 20 de Fevereiro de 2007, 02:12 »
Olá pessoal,

Eu gostaria de instalar o Kubuntu no meu cartão SD de 1 Gb, apenas para testar o boot via USB da minha placa mãe.

Eu tenho o Kubuntu CD-Live. Iniciei ele pelo CD e já detectou o cartão. Abri o cartão e funcionou normalmente. Então eu iniciei a instalação.

Quando pediu as partições ele mostrou o HDA, a minha HD de 80 Gb com Windows e o mmcblk0 que é o cartão. Coloquei a opção de configurar as partições manualmente, dai ele passou para uma tela que só podia mexer na HD de 80 Gb, sem opção de mudar para o cartão.

Então eu voltei um passo, e marquei a opção mmcblk0 e deixei ele configurar a partição automaticamente.

Eis o resultado:

Antes da instalação ele disse:
- O GRUB será instalado em HD0
- O mmcblk0 será formatado e posto 2 partições
/dev/mmcblk0 ext3
/dev/mmcblk0 swap

Minha pergunta:

Quero saber se eu posso continuar este passo. Não quero que ele mexa na minha HD de 80GB (hda). Tem arquivos importantes que eu não posso perder e não quero alterar a partição que atualmente é NTFS.
O que ele quis dizer com o GRUB será instalado em HD0? Ele vai alterar alguma coisa no HD0?

The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline Diego_Rocha

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: Instalação do Kubuntu em pendrive
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 03:45 »
Quis dizer que vai instalar a grub na mbr do hd0  ou seja no hda onde provavelmente vc tem seu windows, instalar a grub no seu hd0 ou melhor no seu mbr do hd0 não vai ser prejudicial ao sitema windows, sinceramente nao sei se é possivel instalar o grub em um pendrive ate por que vc tem que estar ciente que sua bios de suporte a boot pelo mesmo, vai de vc dar mais uma pesquisada sobre como instalar o grub em pendrives e é claro ver se sua bios da suporte é isso ai t++

Offline rcarreiro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 09:32 »
Se você só quer testar o boot, pode tentar o kurumin light...

http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/#light

Abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3

Offline DouglasCaixeta

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 14:20 »
Olá, valeu pela ajuda Diego_Rocha e rcarreiro.

Tentei instalar no cartão e deu erro. Simplesmente disse que a criação da partição falhou mais nada.
Depois que eu voltei pro windows ele não reconhecia o cartão, dai eu formatei e voltou normalmente.

Vou ter que esperar o case de HD na quinta-feira mesmo pra testar esse boot via USB.

Agora quando eu tiver a HD ligada no USB, como eu faço pra tornar ela bootable? Como que eu instalo o kurumin light nela pra dar boot?
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline rcarreiro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 14:28 »
Agora quando eu tiver a HD ligada no USB, como eu faço pra tornar ela bootable? Como que eu instalo o kurumin light nela pra dar boot?

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/108/

Abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3