Autor Tópico: Programas não gravam em outras partições  (Lida 1790 vezes)

Offline ychdaniel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Programas não gravam em outras partições
« Online: 20 de Fevereiro de 2007, 14:12 »
Olá a todos,

tenho uma partição fat montada dessa maneira no fstab:

/dev/hda5  /media/hda5     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       1

e meu usuário pertence ao grupo com gid 46.
Nessa partição posso fazer tudo (gravar, ler e executar), mas reparei que alguns programas não podem gravar nela.

Por exemplo:
Quando faço um download pelo firefox e coloco para salvar no hda5, ele simplismente não inicia o download, e no hda5 tem um arquivo com o nome do arquivo que devia ser salvo, mas com tamanho zero bytes.

Outro exemplo:
Quando estou editando um arquivo texto normal no gedit, e aperto o botão salvar, ele não consegue criar o arquivo de backup (aqueles que terminam com ~), aparecendo a seguinte mensagem: "gedit não pode fazer uma cópia de segurança da antiga cópia do arquivo antes de salvar o novo.Você pode ignorar este aviso e salvar o arquivo mesmo assim, mas se um erro ocorrer enquanto salvar o arquivo, você pode perder a cópia antiga do arquivo. Salvar mesmo assim?"

Por que essas coisas acontecem se eu pertenço ao grupo passado no gid do fstab?

obs: gid 46 é do grupo 'plugdev' criado pelo ubuntu

Abraço a todos,
Daniel
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2007, 16:08 por ychdaniel »

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: Programas não gravam em outras partições
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 22:40 »
Não sei se tu ajuda mais tenho meu umask=000, não sei se faz alguma diferença t++

Offline Z1nhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 201
    • Ver perfil
Re: Programas não gravam em outras partições
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 12:46 »
Vou tentar traduzir mais ou menos o q ta acontecendo aqui umask=007,gid=46
umask é como os arquivos serão criados, mais funciona ao contrario do chmod, logo aí em cima fala q o dono e o grupo vão ter poder de rwx e os outros não teram poder de nada na partição, e a o grupo 46 é o dono da partição, com isso  vc consegue fazer qq coisa dentro da partição pq vc faz parte do grupo 46.
E pq quando vc cria um arquivo por um programa ele não salva, do meu ponto de vista é pq alguns programas quando instalados eles criam grupo pra ele mesmo, por exemplo o gimp cria um grupo gimp, logo o grupo gimp não tem permissão pra nada na partição
Solução, deixa o fstab assim /dev/hda5  /media/hda5     vfat    defaults 0       1