Autor Tópico: Ubuntu inicia mas não reconhece minha partição home e para. Que fazer?Resolvido  (Lida 1908 vezes)

Offline ronimc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Ubuntu inicia mas não reconhece minha partição home e para.
Deu um mau contato nos cabos de energia do hd, e depois disso inicia normalmente, chega até a carregar a tela da Nvidia. Depois aparece a mensagem dizendo que minha partição Home/Roni não existe mais, e cai na tela de login. Entro no recovery mode, mas não sei dos comandos necessários pra tentar rativar o sistema. Se alguém puder ajudar.
Ubuntu 6.06. Já uso faz uns 5 meses, nunca me deu problemas. Tenho uma partição do Win XP. Este inicia normalmente. Obrigado.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2007, 23:10 por ronimc »

Offline rcarreiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu inicia mas não reconhece minha partição home e para. Que fazer?
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 08:58 »
Boot com live cd e veja se sua partição /home ainda está por lá e intacta.
Se possível poste seu fstab.

abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3

Offline ronimc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Ubuntu inicia mas não reconhece minha partição home e para. Que fazer?
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 13:52 »
O fstab fico devendo, não consegui. Mas qto as partições estão todas ok, tanto que consigo rodar o fsck em todas elas pela linha de comando. O que tá me chateando mais é que estava baixando o Ubuntu 6.10 por conexão discada. Já tinha pegado 406 mb. Vou reinstalar o sistema sem formatar o Home e ver o que acontece.

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: Ubuntu inicia mas não reconhece minha partição home e para. Que fazer?
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 22:10 »
Da o boot nop Ubuntu em modo recovery ae ele vai inicia com root e naum vai ter problema pq o Home do root é em outra pasta. Ae pelo terminal vc da chama o fstab com esse comando "gedit /etc/fstab" e verifica se a partição home ta montada no lugar certo, outra coisa é verificar se a pasta do seu usuario ta co mo mesmo nome do login, talvez se vc tiver alterado ou o noem da pasta ou o nome do login pode dar erro também!

Offline ronimc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Ubuntu inicia mas não reconhece minha partição home e para. Que fazer?
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 23:06 »
Não deu certo nem reistalando o ubuntu. Apenas não formatei o home, mas formatei a partição do sistema.
Iniciei e deu o mesmo erro. Então desisti. Instalei o Kurumin em outro hd e de fato através dele  não consegui localizar minha pasta home/roni. Mas dentro da home achei a pasta lost+found que tinha um  backup de praticamente todos os meus arquivos. inclusive o que eu estava baixando, e agora estou continuando a baixar pelo gwget. Acho que o backup foi feito qdo efetuei o fsck.
Instalei o kurumin pois pelo ubuntu não consegui acessar a partição. Depois reparticionei o hd novamente e instalei o ubuntu do zero de novo.
Resumindo, perdi meu sábado. Espero que o meu download do Edgy não dê zebra qdo acabar.
Obrigado pela ajuda, e as dicas postadas foram anotadas para futuros problemas.
Valeu!